O Temor a Deus
Eclesiastes 12:13: “Agora que já se ouviu tudo, aqui está a conclusão: Tema a Deus e obedeça aos seus mandamentos, porque isso é o dever de todo homem”.
Provérbios 9:10: “O temor de Deus é o principio da sabedoria e o conhecimento do Santo a prudência.”
Tem sabedoria, ou seja, tem temor aquele que tem consciência da sua trajetória nesta vida, e ainda do que tem a fazer para a sua vida futura na eternidade.
Esta sabedoria é aquela que vem do alto, pois a sabedoria terrena não desperta isso no ser humano.
Então temor de Deus é crer e saber que Deus é a autoridade máxima nesta terra, é o seu criador, dono de todas as coisas, detentor do bem ou do mal. Exige do homem a honra e a obediência ao código de valores deixado por ele que são os princípios inseridos na Torah, escritos pelo seu próprio dedo.
PARA TEMER A DEUS
Para temer a Deus primeiramente há que se ter reverência por ele em todos os momentos e lugares. A reverência a Deus se manifesta de muitas formas, vejamos o que diz a bíblia sobre isto:
Davi no livro de Salmos engrandece sobremaneira o nome de Deus dizendo:
Salmos 29:2: “Dai ao Senhor a glória devida ao seu nome, adorai o Senhor na beleza da santidade”
Provérbios 22:4: “O galardão da humildade e o temor do Senhor são riquezas, honra e vida.”
Aquele que reverência a Deus também o teme, e o que teme a Deus guarda a sua palavra. Deus em toda a sua instrução nos ordena que o temamos; em provérbios 22, ELE diz que o temor é riqueza, honra e vida.
Mas o que é temor a Deus? E ter medo de Deus.
Alguns dizem temer a Deus seria ter medo de Dele.. Apesar de um dos significados mais fortes da palavra temor ser “medo”, temer a Deus não é ter medo Dele, pois e assim fosse nos faria fugir de Deus e não nos aproxima-nos dela..
Veja o que o apóstolo João diz a respeito do medo: “No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor.” (I João 4. 18). Ou seja, o temor a Deus não pode significar um medo de Deus que nos faça fugir e nos traga tormento. Neste versículo de João o temor esta sendo usando no sentido de medo.
O que significa temor a Deus e como praticá-lo?
Vemos, pois que Deus na Torah deixa claro que o temor a Deus e a guarda dos mandamentos andam juntas, ninguém pode temer a Deus sem obedecer a sua palavra, e obedecer implica em muitas coisas, vejamos alguns textos da Torah:
Deuteronômio 10:12,13: “Agora, pois, ó Israel, que é que o Senhor teu Deus pede de ti, senão que temas o Senhor teu Deus, que andes em todos os seus caminhos, e o ames, e sirvas ao Senhor teu Deus com todo o teu coração e com toda a tua alma, Que guardes os mandamentos do Senhor, e os seus estatutos, que hoje te ordeno, para o teu bem?”
Deuteronômio 13:4: “Após o Senhor vosso Deus andareis, e a ele temereis, e os seus mandamentos guardareis, e a sua voz ouvireis, e a ele servireis, e a ele vos achegareis”.
Josué 24:14: “Agora, pois, temei ao Senhor, e servi-o com sinceridade e com verdade; e deitai fora os deuses aos quais serviram vossos pais além do rio e no Egito, e servi ao Senhor.”
Temer a Deus nestes textos é traduzido como ter consciência do certo e do errado na presença de Deus, esta relacionado a nossa consciência se ela nos acusa ou não quando praticamos o que não e da vontade de Deus.
Nestes três textos da Torah vemos que o temor está junto:
- Andar nos caminhos de Deus,
- Amar servir a Deus de todo coração e de toda a alma,
- Guardar os mandamentos,
- Ouvir a sua voz, servir a ele com sinceridade e com verdade,
- Deixar todo e qualquer deus estranho
II Crônicas 19:7: “Agora, pois, seja o temor do Senhor convosco; guardai-o, e fazei-o; porque não há no Senhor nosso Deus iniquidade nem acepção de pessoas, nem aceitação de suborno.”
Então vemos claramente de que o temor do Senhor vem acompanhado dos atributos todos de servir a Deus incondicionalmente e com exclusividade, com verdade sinceridade, guardando os seus mandamentos com toda alma.
Então podemos concluir que temer a Deus é amá-lo de todo o nosso coração, respeitá-lo, reverenciá-lo e obedecê-lo com base em toda a revelação de Sua santidade, justiça, grandeza, misericórdia, benignidade, vontade, amor e outros milhares de atributos de Deus revelado a nós.
Pode ser explicitado de várias formas, pois quando guardamos os mandamentos estamos cumprindo a lei de Deus, quando guardamos os mandamentos estamos colocando Deus no primeiro lugar, com certeza de que tudo o que cremos é verdade. Podemos ainda expressar que temer a Deus é:
a) Temer a Deus é adorá-Lo como o único Deus. “Não terás outros deuses diante de mim.” (Êxodo 20. 3)
b) Temer a Deus é termos atitudes de santidade e pureza. “Tendo, pois, ó amados, tais promessas, purifiquemo-nos de toda impureza, tanto da carne como do espírito, aperfeiçoando a nossa santidade no temor de Deus” (II Coríntios 7. 1)
c) Temer a Deus é ser fiel e ser verdadeiro em qualquer situação, cultivando um coração santo. “Deu-lhes ordem, dizendo: Assim, andai no temor do SENHOR, com fidelidade e inteireza de coração” (II Crônicas 19. 9)
d) Temer a Deus é o início de uma vida de sabedoria. E a sabedoria é praticar a vontade de Deus. “O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria; revelam prudência todos os que o praticam. O seu louvor permanece para sempre” (Salmos 111. 10)
e) Temer a Deus é aborrecer o mal. “O temor do SENHOR consiste em aborrecer o mal; a soberba, a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu os aborreço” (Provérbios 8. 13)
Assim, o temor de Deus é como o oxigênio para a vida do cristão. Sem temor a Deus não há guarda dos mandamentos. Portanto, quando guardamos os mandamentos de Deus estamos temendo a Ele.
O RESULTADO DE TEMER A DEUS
a) O temor a Deus Nos faz ver como somos frágeis na presença de Dele.O temor a Deus ajuda–nos a nos colocar em nosso devido lugar. Não somos nada diante da grandeza do nosso Deus.
Quando você pensar em murmurar pelo fato de não ter aquilo que você quer ou por as coisas não estar acontecendo do jeito que você quer, TEMA A DEUS! Quando você pensar em fazer as coisas do jeito que você acha melhor, ao invés de seguir as orientações da Palavra de Deus, TEMA! Ele é teu Pai celeste, e tem autoridade sobre sua vida
b) O temor a Deus nos faz ver que somos indignos Esta consciência é fundamental para um relacionamento com Deus, pois nos leva a reconhecer que somos pecadores e assim a tratar o pecado em nossa vida de forma adequada. Existem muitos cristãos hoje em dia que chegam até a presença de Deus para prestar culto e não estão nem um pouco preocupados com o pecado não tratado que existe em suas vidas.
c) O temor a Deus nos faz obedecê-lo
Pois o temor a Deus em ultima instância e o reconhecimento de Deus como ser soberano acima de todas as coisas, digno de ser obedecido, pois ele esta acima de nos e nos deu um código de vida..
GRANDES PROMESSAS DE BENÇÃOS PARA OS QUE TEMEM A DEUS:
Deus é um ser imutável, grande em misericórdia, não muda a sua palavra, promete tudo para aqueles que o buscam e o temem. A bíblia nos da mostra da diferença daqueles que temem a Deus para aqueles que não o temem.
Provérbios 22:4: “A recompensa da humildade e do temor do Senhor são a riqueza, a honra e a vida”.
Provérbios 10:27: “O temor do Senhor prolonga a vida, mas a vida do ímpio é abreviada.”
Provérbios 14:-26-27: “Aquele que teme o Senhor possui uma fortaleza segura, refúgio para os seus filhos. Do Senhor é fonte de vida, e afasta das armadilhas da morte.”
Provérbios 19:23: “O temor do Senhor conduz à vida: Quem o teme pode descansar em paz, livre de problemas”.
I Samuel 12:14: “Se vocês temerem, servirem e obedecerem ao Senhor, e não se rebelarem contra suas ordens, e, se vocês e o rei que reinar sobre vocês seguirem o Senhor, o seu Deus, tudo lhes irá bem!”
DEUS ABRE OS OLHOS DAQUELE QUE É TEMENTE PARA CONHECER A SUA VERDADE E CONDUZIR A SALVAÇÃO
Salmos 25:12-14: “Quem é o homem que teme o Senhor? Ele o instruirá no caminho que deve seguir.
Viverá em prosperidade, e os seus descendentes herdarão a terra. O Senhor confia os seus segredos aos que o temem, e os leva a conhecer a sua aliança”
Isaías 33:6: “Ele será o firme fundamento nos tempos a que você pertence, uma grande riqueza de salvação, sabedoria e conhecimento; o temor do Senhor é a chave desse tesouro”
Isaias 50:4: “ O Soberano Senhor deu-me uma língua instruída, para conhecer a palavra que sustém o exausto. Ele me acorda manhã após manhã, desperta meu ouvido para escutar como alguém que é ensinado.”
CONCLUSÃO
Trazendo para nós, perguntamos:
Tememos verdadeiramente a Deus com todos esses atributos que a Bíblia elenca?
Colocamo-lo em primeiro lugar?
Andamos nos caminhos de Deus como ele requer, guardando os seus mandamentos?
Amamos e servirmos a Deus de todo coração e de toda a alma incondicionalmente?
Ouvimos a sua voz quando ele nos orienta?
Somos sinceros e verdadeiros no servi-lo?
Deixamos tudo para nos dedicar a Ele?
Deus representa o ápice da sua pirâmide.
Temer a Deus é tudo isto.
Se você tem feito isto, afirmo-lhe de que caminha para o homem espiritual, se você não tem a completude aqui dita, lute para tê-la, pois o homem temente a Deus tem tudo, nada o amedronta, pois sabe que esta confiante e nenhum mal lhe sucederá.
Para afirmar estas palavras, segue aqui uma sentença para bem ou para o mal que Deus falou pela boca do profeta Isaías.
Isaías 50:10-11: “Quem entre vocês teme o Senhor e obedece à palavra de seu servo? Que aquele que anda em trevas sem nenhuma luz, confie no nome do Senhor e se firme sobre o seu Deus. Mas agora, todos vocês que acendem fogo e fornecem a si mesmas tochas acesas, vão, andem na luz de seus fogos e das tochas que vocês acenderam. Isso é o que receberão da minha mão: vocês deitarão atormentados. Quem é o homem que teme o Senhor? Ele o instruirá no caminho que deve seguir”
Estes textos deixam claro quem confia no Senhor será guiado, Deus lhe mostrará o seu caminho, aquele que não confia no Senhor e faz o seu próprio caminho colherá da sua própria sorte, não terá a direção de Deus, e para confiar em Deus incondicionalmente temos que temê-lo.
Vamos ser tementes a Deus, pois nosso caminho só será de luz, nossos problemas estarão sendo dirigidos por ele e nenhum mal nos sucederá.
“Mil cairão ao teu lado dez mil a sua direita, mas tu não serás atingido” (Salmos 91:7).