A parábola do rico insensato
Lucas 12:13-21 : “A nossa vida não consiste na abundância material do que possuímos, mas das coisas espirituais que Deus nos concede pela nossa fidedignidade para com ele”.
Deus é sempre fiel para aqueles que lhe são fiéis.
Pois nada aqui nos pertence, ou seja, estamos aqui de passagem, nada sabemos sobre a nossa vida. Só o presente nos pertence. O futuro pode ter a previsibilidade dele se servimos a Deus, pois aquele que serve a Deus é servo de Jesus Cristo terá uma vida futura com promessa.
A parábola do rico insensato surgiu dentro de um contexto interessante: era comum que os judeus procurassem os rabinos para que estes julgassem as suas causas. Considerando que Jesus fosse um desses mestres da lei, um homem o procura para que Jesus intervenha num caso de divisão de herança entre irmãos.
Jesus nesta parábola então aproveita para nos dar um precioso ensino sobre o perigo de ter a vida regida pela ganância ou pelo amor ao dinheiro e nas coisas materiais. O homem da parábola foi chamado de LOUCO por agir assim.
1. O homem rico era louco porque não compreendia a transitoriedade desta vida. O homem pensou que pudesse determinar o destino da sua vida.
Ninguém tem o domínio sobre ela, somente Deus, por isso Jesus disse na parábola, louco está noite pedirão a sua alma, e o que tens preparado para quem será?
Ou seja, muitas vezes deixamos de fazer tantas coisas para nos, para nossos semelhantes achando que a nossa vida aqui é eterna. Nunca ACEITAMOS que a nossa vida e como uma plantinha que nasce, floresce e morre. Ninguém quer pensar na morte, ou seja, muito poucas pessoas, passam por este mundo conscientes da transitoriedade da vida, ou se reconhecem isto não aplicam aquilo que precisam para ter uma vida futura de verdade, ou seja, a vida eterna.
Pensar no presente, ou até ser previdente para o futuro terrestre, faz parte, mas sem nos esquecer do nosso futuro eterno.
Tiago 4:13-14: “Ouçam agora, vocês que dizem: “Hoje ou amanhã iremos para esta ou aquela cidade, passaremos um ano ali, faremos negócios e ganharemos dinheiro”.
Vocês nem sabem o que lhes acontecerá amanhã! Que é a sua vida? Vocês são como a neblina que aparece por um pouco de tempo e depois se dissipa.
I João 2:17: “O mundo e a sua cobiça passam, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre”.
Sim, cada um vai e volta como a sombra. Em vão se agita, amontoando riqueza sem saber quem ficará com ela. (Salmos 39:6)
Disse Jesus ainda em Mateus 6:27: “ Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida?”.
Não caia na loucura e na soberba de pensar que você é dono da sua própria vida porque não é.
Portanto, cuide muito bem de tudo o que Deus lhe confiou, a começar pela sua vida e pela sua família, e de sua vida espiritual! Só isto que você levará, as suas obras, quer sejam boas, ou seja, más.
2. O homem rico era louco porque não entendia que tudo o que ele tinha vinha de Deus; ele era um simples detentor provisório dos bens de Deus.
A Bíblia diz no Salmo 24:1: “Do Senhor é a terra e tudo o que nela existe, o mundo e os que nele vivem”, ou seja, na verdade
TUDO O QUE NÓS TEMOS NÃO É REALMENTE NOSSO, mas nos está “emprestado”.
Deus é o dono de tudo o que há. È uma loucura pensar diferente.
Casa, carro, emprego, bens… Tudo está nas mãos de Deus. Até os nossos familiares e filhos, que nos são tão preciosos, na verdade são de Deus. A nossa saúde e a nossa própria vida também pertencem ao Senhor. A maior prova de que Deus é o dono de tudo é o fato de que Ele pode pegar pra si na hora que Ele quiser.
3. O homem rico era louco porque era avarento
I Timóteo 6:10: “… o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram com muitos sofrimentos”
Avareza é o amor ao dinheiro. Que terrível é o engano das riquezas! A Bíblia tem toda razão: por causa de dinheiro as pessoas matam, roubam, traem, mentem, enganam, ou seja, se atormentam com muitos sofrimentos. Quem ama o dinheiro torna-se escravo dele
Não que o dinheiro não seja de Deus, mas não é de Deus todo aquele que coloca o dinheiro acima de Deus.
As pessoas dessa forma acabam se tornando egoístas, cobiçosas e, pior, distantes de Deus, porque as coisas materiais acabam sendo o oposto das espirituais, a carne milita contra o Espírito sempre.
Muitas vezes aquele que tem muitas coisas materiais acaba não tendo tempo para Deus, porque só pensam em conquistar mais e mais a manter o que já possui em trabalhar e adquirir riquezas. Seu coração está nos bens que possui e naqueles que quer possuir, ainda.
Quem ama o dinheiro, muitas vezes, se torna egoísta. Veja a atitude do homem da parábola: ao perceber que tinha riquezas em abundância, nem cogitou dividir com aqueles que não tinham, mas sua ideia foi armazenar pra si mesmo. Assim é quem está dominado pelo dinheiro somente nunca está satisfeito com o que tem e quer armazenar cada vez mais.
4. O Louco é aquele que só ajunta tesouros para si e não é rico para com Deus
Tiago 5:1-4: “Eia, pois, agora vós, ricos, chorai e pranteai, por vossas misérias, que sobre vós hão de vir.
As vossas riquezas estão apodrecidas, e as vossas vestes estão comidas de traça.O vosso ouro e a vossa prata se enferrujaram; e a sua ferrugem dará testemunho contra vós, e comerá como fogo a vossa carne. Entesourastes para os últimos dias. Eis que o jornal dos trabalhadores que ceifaram as vossas terras, e que por vós foi diminuído, clama; e os clamores dos que ceifaram entraram nos ouvidos do Senhor dos exércitos.”
O apóstolo Paulo aqui coloca a riqueza em detrimento das pessoas, do trabalhador, que aqui pode ser encarado como o nosso próximo, tudo aquilo que não nos pertence é do próximo é riqueza acumulada para os dias maus porque haveremos de dar conta a Deus disto.
O homem da parábola que Jesus contou era rico e avarento, porém a avareza não é um pecado apenas dos ricos. Há pessoas que têm muito pouco, mas também estão nesse engano: correndo atrás dos projetos materiais, da vida matrimonial, colocando muitas vezes Deus em segundo plano.
Isso é uma loucura, já que “ Nada trouxemos para esse mundo e nada poderemos levar” ( I Timóteo 6:7).
5. O homem rico era louco porque não pensou na eternidade
O homem dessa história teve um fim muito triste. Ele não reconheceu a necessidade de ser rico para com Deus. Sem que ele menos esperasse, chegou o dia da prestação de contas: “ essa noite pedirão a tua alma”, ou seja, ele iria morrer naquela noite!
Todas as pessoas um dia serão chamadas por Deus e terão que prestar contas do que fizeram com as suas vidas. Ninguém sabe quando isso acontecerá, já que não há idade pra morrer. Por isso é preciso estar preparado.
É uma loucura passar a vida preocupado com as coisas dessa vida e não se preocupar com a eternidade. Só há uma maneira de garantir uma eternidade segura, com Deus: através de uma aliança com Jesus Cristo, e a fidelidade com esta aliança.
E isso só pode ser feito enquanto temos vida.
Depois da morte, diz a Bíblia, vem o juízo e nada mais podemos fazer principalmente nos que conhecemos que sabemos e que nos propusemos a segui-lo. O dia de acertarmos a nossa vida com Deus se chama HOJE.
Ninguém sabe quando sua alma será pedida, por isso não vale a pena adiar o nosso compromisso com Deus através de Jesus.
Mateus 16:26: “De que adianta a um homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? – perguntou Jesus”
A maior parte das pessoas não tem a consciência de que você levará daqui somente uma coisa: as suas obras, como em Apocalipse 14: 13: “Escreve: Bem-aventurados os mortos que desde agora morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem de suas lutas e trabalhos, porquanto as suas obras os acompanham!” Chegou a hora de ceifar a terra .
CONCLUSÃO:
Através dessa parábola, cada um examine-se a si mesmo:
- Será que você tem sido louco de não reconhecer que tudo o que você tem na verdade pertence a Deus?
- Será que você tem sido louco de cair no engano das riquezas?
- Será que você tem sido louco de não colocar Deus em primeiro lugar?
- Será que você só tem pensado em você? Tem pensado no próximo?
- Será que você tem sido louco de não se preocupar com a sua eternidade?
Hoje é o dia, é o dia aceitável, é o dia da minha da sua mudança, em nome do Senhor Jesus que pode nos transformar!
Você é um instrumento de Deus para que isso aconteça depende de você também! Você é o dono a sua vida, você tem arbítrio livre e Deus só pode ajudá-lo a se transformar se você quiser.
Não adie, pois amanhã pode ser tarde.