Deus é compassivo e misericordioso mas exige retidão
EZEQUIEL 13:1-16
Neste episódio Deus fala de maneira geral sobre os profetas aqueles que falam ao povo aquilo que o Senhor não falou. Ou seja, pregam paz quando não há paz, pregam felicidade quando virá a desgraça.
Em outros episódios, isto é também dito por Deus ao profeta, ou seja os profetas diziam o que achavam conveniente, aquilo que acreditavam e não naquilo que realmente tinha que ser dito ao povo falado pela boca de Deus. Muitas vezes falavam o que o povo queria ouvir não o que Deus queria falar ao povo.
Isto nos leva a refletir sobre muitos pontos: Deus estava falando de profetas, mas a analogia pode ser feita com aqueles que falam ao povo. O que Deus fala em muitos textos e a nós também, que aquilo que ele falar deve ser dito, quer seja pela sua palavra ou pela boca de um enviado.
Por este texto, tiramos as seguintes conclusões:
1. Nunca podemos mascarar situações que envolvem o pecado, não devemos agradar pessoas, pois seremos os responsáveis pelo que falamos.
Ezequiel 3:17-19: “Filho do homem: Eu te dei por atalaia sobre à casa de Israel; e tu da minha boca ouvirás a palavra e avisá-los-ás da minha parte. Quando eu disser ao ímpio: Certamente morrerás; e tu não o avisares, nem falares para avisar o ímpio acerca do seu mau caminho, para salvar a sua vida, aquele ímpio morrerá na sua iniquidade, mas o seu sangue, da tua mão o requererei. Mas, se avisares ao ímpio, e ele não se converter da sua impiedade e do seu mau caminho, ele morrerá na sua iniquidade, mas tu livraste a tua alma”.
Devemos proclamar sempre o que é verdade sem estar preocupado se vamos agradar ou não. Todos têm o dever e a obrigação perante nossos irmãos em corrigir aquilo que vemos quando esta errado, não adianta simplesmente nos iludirmos ou até sermos muitas vezes condescendes com coisas que desagradam a Deus.
2. Em todas as situações que Deus falou pela boca dos profetas verdadeiros sempre advertia das situações e dos pecados do povo.
3. Deus é compassivo, vemos que sempre prevenia avisava mandava os profetas para avisar o povo antes de tomar atitudes. Jeremias 23:1-4 (Contra os Pastores), a santificação do sábado Jeremias 11:1-11,14 ( Contra o conserto feito com Deus e não cumprido)
Mas o que talvez esteja se perguntando: o que temos a ver com a predição de Deus aos castigos do povo de Israel? Como todos sabem tudo se cumpriu.
Trazendo para nós o que isto representa? Somos herdeiros da promessa de Abrão, em ti serão benditas todas as nações.
O que Deus está fazendo hoje conosco? Deus nos avisa, nos adverte através da sua palavra, daquilo que apreendemos que já sabemos que recebemos.
Deus ainda nos adverte através da Palavra que ouvimos, se sabemos, e entendemos que Deus fala pela boca de quem ele quer, e se cremos que aqueles nos fala a palavra enviada, devemos ficar atentos aquilo que Deus sempre tem nos dito.
Temos vindo à igreja porque é sábado é dia de congregar? Ou temos vindo na igreja para receber a edificação, através de muitas coisas que ocorrem no culto, através de um cântico, através de uma palavra, através de uma leitura, através da pregação?
Deus sempre nos alimenta daquilo que necessitamos, através de pequenas coisas do nosso dia-a-dia. Deus sabe o seu coração e tudo aquilo que nele se passa, Deus sabe dos teus anseios e dos teus desejos.
Então você tem se lembrado disto? Tem procurado fazer àquilo que é agradável as olhos de Deus, ele não está barganhando com você, mas como um pai sempre espera do filho o melhor e espera que o filho o reconheça, assim é Deus conosco, ele espera que nos portamos como filhos, e o bom filho ao pai obedece.
Filipenses 2:15-16 diz: “Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis, no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo; Retendo a palavra da vida, para que no dia de Cristo possa gloriar-me de não ter corrido nem trabalhado em vão”.
Efésios 2:19-22: “Portanto, vocês, os não judeus, não são mais estrangeiros nem visitantes. Agora vocês são cidadãos que pertencem ao povo de Deus e são membros da família dele.Vocês são como um edifício e estão construídos sobre o alicerce que os apóstolos e os profetas colocaram. E a pedra fundamental desse edifício é o próprio Cristo Jesus. Ele mantém o edifício todo bem firme qual todo o edifício é ajustado e cresce para tornar-se um santuário santo no Senhor. Assim vocês também, unidos com Cristo, estão sendo construídos, junto com os outros, para se tornarem uma casa onde Deus vive por meio do seu Espírito”.
O QUE É NOS TORNARMOS FILHOS?
Estes versículos escrito por Paulo aos Filipenses e aos Efésios, nos traz claro aquilo que devemos ser como filhos Deus. E o que Ele espera de quem é seu filho:
• Sermos Irrepreensíveis e sinceros: O que é ser irrepreensíveis? É aquele que não precisa ser repreendido, mas que sabe como deve andar;
• Filhos de Deus Inculpáveis: aquele que não tem que se culpar por coisa feita que desagrada a Deus. Pecamos todos os dias, mas não podemos e nem devemos cometer pecados voluntários para que a nossa consciência não nos acuse.
Efésios 5:15-17: “Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios. Remindo o tempo; porquanto os dias são maus. Por isso não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor.”
Neste versículo, ele diz: “vocês já não são estrangeiro, nem forasteiro, mas concidadãos e membros da família de Deus”.
• Não ser estrangeiro: é ser conhecido de Deus e ter comunicação com ele, e esperar nele sempre e saber que a tua conduta nunca vai deixar que Deus te abandone, como fez com os Israelitas, pois Deus muito os avisou por todos os profetas.
• Concidadãos dos santos e membros da família de Deus: Como é a família? Família verdadeira todos são íntimos, ou seja, a união com Deus nos faz ser próximos um dos outros, o que nos liga como membros do corpo que é a igreja, é Cristo que é o cabeça.
O que são as coisas em comum que buscamos. O que buscamos?
Todos que estamos aqui buscamos a viver uma vida digna do concerto que fizemos com Deus por meio de Jesus Cristo, e através desta dignidade de sermos filhos amados de Deus buscarmos a nossa vida celestial que é eterna.
Gálatas 4:6-7: “E, porque sois filhos, Deus enviou aos vossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai. Assim que já não és mais servo, mas filho; e, se és filho, és também herdeiro de Deus por Cristo.”
• Edificados sobre o fundamento dos apóstolos: Estamos servindo a Deus e a Jesus Cristo, não sobre o fundamento de homens, mas como continuidade dos apóstolos, por isso não podemos e nem devemos ser participantes daquilo que não foi vivido pelos apóstolos. Eles eram homens pecadores como nós, mas firmados em Cristo, como a pedra angular.
Os doze discípulos eram homens comuns a quem Deus usou de maneira extraordinária. Os Evangelhos registram as constantes falhas, dificuldades e dúvidas destes doze homens que seguiam a Jesus Cristo. Falhos mas constantes na missão recebida. Você, eu meu irmão podemos ser usados por Deus como eles foram?
• Edifício Ajustado para se tornar um santuário santo do senhor: O que é isto? Ser um santuário santo do senhor? Edifício ajustado, e sermos pessoas ajustadas, sem desvio de conduta para aquilo que nos propusemos a servir. Todo desvio de conduta qualquer que seja é nocivo, mas o desvio de conduta do cristão para com as coisas de Deus este é o pior, nos torna pessoas sem paz.
Deus não tem mandado profetas nos falar, mas tem mandado a sua palavra todos os dias que aqui estamos. Por isso não podemos estar lá fora na hora da mensagem. Se creio que Deus está presente falando pela boca de quem está aqui na frente, como posso estar ausente, lá fora de corpo, aqui dentro, mas fora no espírito, se assim fizermos vamos sair vazios do templo,
Aqui na casa de Deus vamos apreendendo cada palavra ministrada, para crescermos, se você vem à casa de Deus e sai vazio tem algo errado. Como Diz o texto temos que os tornar santuário santo do senhor. Santuário indica coisa santa sagrada, e assim que temos que nos sentir, mesmo sendo pecadores.
Não temos noção do que pode acontecer quando nos tornamos santuário de Deus. Somos seus instrumentos e seremos a luz brilhando nas trevas deste mundo tão cruel.
Nisto tudo também estão sendo edificados juntos para nos tornarem morada de Deus no Espírito.
Quem terá medo de viver o dia a dia às tribulações tendo Deus feito morada seu coração pelo seu Espírito Santo?
O que quero dizer com esta mensagem? Comecei falando do aviso de Deus pelos profetas e pelos seus enviados, aos Israelitas, mas a consumação do castigo ao povo que serviram outros deuses e profanaram aquilo que receberam de Deus, foi demorada, passaram várias gerações.
• Deus é amor e misericórdia, mas é justiça e verdade.
Portanto, vamos prestar atenção naquilo que Deus nos fala pela sua palavra aqui dentro, lá fora e em todos os momentos. Vamos colocar Deus na nossa Prioridade, pois Deus é tardio em se irar. Nossos pecados devem ser deixados a cada dia. Todos sabem onde o pecado o surpreende, onde é a fraqueza, então temos que nos propor uma mudança, para que nos tornemos espirituais, você já se sentiu muito espiritual?
Quem aqui já teve a sensação da espiritualidade, de você estar de peito aberto para enfrentar tudo, e tudo o que acontecer você saber que veio de Deus? Não é muitas vezes que nos sentimos assim, mas é maravilhoso, pois quando chegamos a ficar assim, temos a certeza de que Deus está conosco e nada pode nos abater. Ele é nosso pai, é nosso amigo, é nosso ajuda dor, e nada pode chegar a nos, e se chegar ele nos livrará.
•Deus colocou dois caminhos em Deuteronômio: as bênçãos e as maldições. Aqui em Jeremias 17:5-8 coloca também duas situações. Deus fala pela boca do profeta de duas situações:
a) Aquele que não confia em Deus, mas não homem mortal. Ele será arbusto no deserto, habitará em lugares áridos do deserto, numa terra salgada onde não vive ninguém, não verá quando vier o bem.
b) Fala daquele o bendito que põem a sua confiança no Senhor. Será arvores plantada junto às águas cujas raízes e para o ribeiro. Não temera quando chegar o calor (a angústia, a tribulação), porque as suas folhas estão verdes, ou seja, você tem seiva, no ano de sequidão não se afadiga, nem deixa de frutos. Em outras palavras, a pessoa que confia no Senhor tem uma vida estável.
Conclusão:
• Vamos escutar sempre o que Deus nos fala, para redirecionarmos o nosso caminho se necessário. Vamos ter lealdade e retidão. Deus quer pessoas inteiras e não pela metade.
• Se assim formos teremos refrigério na tribulação, solução nos problemas insolúveis. Nunca seremos atingidos ao ponto de cairmos. David cantou este cântico quando Deus livrou-o das mãos de Saul:
“O SENHOR é o meu rochedo, e o meu lugar forte, e o meu libertador. Deus é o meu rochedo, nele confiarei; o meu escudo, e a força da minha salvação, o meu alto retiro, e o meu refúgio. O meu Salvador, da violência me salvas. Na minha angústia, clamei ao Senhor; clamei ao meu Deus. Do seu templo ele ouviu a minha voz; o meu grito de socorro chegou aos seus ouvidos”. (II Samuel 22:2-3,7)