Os planos do homem x os planos de Deus
Provérbios 16:1-3: “Ao homem pertencem os planos do coração, mas do Senhor vem a resposta da língua. Todos os caminhos do homem lhe parecem puros, mas o Senhor avalia o espírito. Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem-sucedidos”.
Sabemos que todos nós planejamos a nossa vida. Mas como você tem planejado a sua vida?
Deus, na sua infinita misericórdia, cuida dos seus filhos e prepara sempre um caminho excelente. Mas nem sempre esse caminho é considerado bom aos nossos olhos.
Como afirma o sábio Salomão em Provérbios, em outra tradução: “ao homem terreno pertencem os arranjos do coração, mas de Jeová é a resposta da língua. Todos os caminhos do homem são puros aos seus próprios olhos, mas Jeová faz avaliação dos espíritos”.
Sempre fazemos e pensamos aquilo que achamos melhor aos nossos olhos, mas até onde enxergam os nossos olhos? Enxergam o futuro, enxergam a nossa caminhada? Quem tem o poder disto é somente Deus. Por mais que planejemos a nossa vida dentro de um contexto normal e previsível, a ninguém e dado conhecer o futuro.
Portanto, se Deus sabe dos nossos caminhos e do nosso futuro, e servimos a Deus, o que temeremos? Mesmo que a tempestade dos problemas venha, estaremos seguros e confiantes de que nossas vidas estarão caminhando com Deus, e de que Ele nos protegerá em todas as circunstâncias. Temos que confiar que nossas vidas serão maravilhosas na presença de Deus.
Nesta terra não sabemos a nossa caminhada, quanto tempo ela leva, e se estamos no fim ou se estamos no meio. Podemos planejar o óbvio, mas mesmo o óbvio pode ser cheio de incertezas.
Portanto, devemos nos alegrar em tudo que nos acontece. Pode ser algo de difícil compreensão pois nossa carne é sempre tendenciosa ao pessimismo e à derrota, mas se Deus é por nos quem será contra nos?
Você que tem buscado a Deus, tem deixado seus projetos e planos na sua mão? Confie, pois se nada aconteceu ainda, e você fez a sua parte, deixe nas mãos de Deus.
O nosso tempo não é medido no mesmo tempo de Deus. Procuramos, buscamos, empenhamos nossas vidas, mas há determinadas coisas que só a Deus pertencem.
Ele sabe o seu futuro e o que poderá acontecer contigo. Muitas vezes as delongas dos nossos projetos estão contidas na promessa de Deus de que acontece sempre o melhor para todos os seus filhos.
A questão deve ser sempre avaliada a luz do Espírito Santo, a luz dos olhos de Deus, pois quando fazemos o que é agradável aos olhos de Deus, a nossa recompensa está selada.
Em Provérbios 29:20, está escrito que “o homem de atos fiéis recebe muitas bênçãos”. Provérbios 28:15 diz ainda “Feliz é o homem que constantemente sente pavor, mas aquele que endurece seu coração cairá em calamidade”.
O que o sábio está dizendo sobre o pavor? Seria o pavor corriqueiro? Não, está falando do pavor das obras das trevas. É um chamado para que nossa consciência esteja sempre alerta para as coisas que desagradam a Deus e não cauterizada. Se não fizermos isto, cairemos na segunda parte do texto: “mas aquele que endurece o seu coração, caíra em calamidade”.
Então, quando fazemos a vontade Deus, temos que ter plena consciência que Ele nos ouvirá, se isto for o melhor para nós. Ele pode ter outro caminho para você, de modo que é só confiar e aceitar a verdade e gravar no seu coração para que a alegria e a harmonia habitem em sua vida
Em Tiago 4.13-17, há as seguintes considerações: “Ouçam agora, vocês que dizem: ‘Hoje ou amanhã iremos para esta ou aquela cidade, passaremos um ano ali, faremos negócios e ganharemos dinheiro’. Vocês nem sabem o que lhes acontecerá amanhã! Que é a sua vida? Vocês são como a neblina que aparece por um pouco de tempo e depois se dissipa. Ao invés disso, deveriam dizer: ‘Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo’. Agora, porém, vocês se vangloriam das suas pretensões. Toda vanglória como essa é maligna. Pensem nisto, pois: ‘Quem sabe que deve fazer o bem e não o faz, comete pecado’.
Resumindo:
- Não somos donos de nós mesmos;
- Temos que ter a consciência de que se amamos e servimos a Deus, Ele sempre estará comigo;
- Os planos do homem nem sempre são os melhores para ele. Nós sabemos muito mal o presente, mas Deus sabe o futuro;
- Portanto, entrega teu caminho ao Senhor e Ele tudo fará.
Seja sempre confiante, não esmoreça, pois a fé é um dom divino e Cristo disse que se a nossa fé for do tamanho de um grão de mostarda, falaremos aos montes: “mude de lugar” e ele mudará. Não sabemos e nem temos a noção de que temos poder para profetizar para nós e algo acontecer, mas temos que acreditar naquilo que falamos ou pedimos.
Sejamos confiantes que Deus encaminhará tudo, só fazendo a nossa parte não só material, mas também espiritualmente. Nunca vamos estar bem se estivermos longe de Deus.