Qual a posição que Deus ocupa em sua vida?
Lucas 14:25-27: “Ora, ia com ele uma grande multidão; e, voltando-se, disse-lhe: Se alguém vier a mim e não aborrecer o seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs, e ainda a sua própria vida não pode ser meu discípulo. E qualquer que não levar a sua cruz e não vier após mim não pode ser meu discípulo”.
Para servir a Deus devemos aborrecer todas as pessoas que estão a nossa volta? O que Jesus está querendo dizer nesta parábola?
Não. O que Jesus está querendo dizer aqui é que ninguém pode colocar pai, mãe, filho filha, irmão acima dele, ou seja, todas as coisas estão abaixo de Deus. O amor a Deus e a Jesus está acima de tudo. Aquele que se propõem a segui-lo deve ter a consciência que Ele está em primeiro lugar.
Não podemos ter desculpas para com Deus de que estamos sendo atrapalhados por nossos familiares, porque temos que ter a consciência de que ninguém pode nos separar do amor de Deus.
A Bíblia nos alerta disto em Romanos 8:35-38: “Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação? A angústia? ou a fome? Ou a nudez? ou ao perigo? ou a perseguição? ou a espada? Segundo está escrito: Porque eu estou certo de que nem a morte nem a vida nem os anjos, nem os principados, nem as virtudes, nem coisas presentes, nem as futuras, nem a força nem a altura, nem a profundidade, nem nenhuma outra criatura poderá nos separar do amor de Deus, que esta em Jesus Cristo nosso Senhor”.
Deus já advertia o seu povo escolhido os Israelitas, em Deuteronômio 13:6-10, afirmando que: “Quando te incitar teu irmão, filho da tua mãe, ou teu filho, ou tua filha, ou a mulher do teu amor, ou teu amigo que é como a tua alma, dizendo-te em segredo: Vamos e sirvamos a outros deuses, nem tu nem teus pais, dentre os deuses dos povos que estão em redor de vós, perto ou longe de ti, desde uma extremidade da terra até à outra extremidade da terra, não consentirás com ele,nem o ouvirás, nem o teu olho o poupará, nem terás piedade dele, nem o esconderás, mas certamente o matarás, a sua mão será a primeira contra ele, para o matar: depois a mão de todo o povo”.
O que isso significa? Temos que nos aperceber que Deus não poupava aquele que tentava desviar um servo de Deus do seu caminho. O texto aqui coloca o amor a outros deuses, mas trazendo para a nossa vida pessoal, tudo aquilo que colocamos na frente de Deus é outro Deus.
Muitas coisas desta vida nos desviam de Deus quando não estamos fortes e firmados na Rocha que é Cristo. Tudo aquilo que nos desvia de Deus é outro deus. Se priorizarmos algo em detrimento de Deus, é porque este algo é importante mais que tudo. O que é priorizar? Priorizar é colocar algo no topo da pirâmide. Quando Deus não está no vértice da pirâmide, não o estou colocando em primeiro lugar, e sim outros deuses (coisas materiais) na frente de Deus.
Em Mateus 10:37, Jesus afirma: “Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim, não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim. E quem não toma a sua cruz e não segue após mim não é digno de mim. Quem achar a sua vida perde-la -á; e quem perder a sua vida por amor de mim achá-la-á”.
Cristo está falando de muitas coisas aqui neste texto. É bem complexa a situação:
1 – Está prevendo que o homem teria aborrecimentos com as pessoas próximas, como as pessoas da família, do convívio social.
2 – Está dizendo que todos terão uma “cruz”, mas que devem toma-la e segui-lo.
3 – Está afirmando que para assegurar uma vida futura, tem que perder esta vida terrena, ou seja, não podem ter tudo: a vida material e a vida espiritual. Ninguém pode servir a dois senhores. Uma fonte não jorra dois tipos de água ao mesmo tempo, água doce e salgada.
4 – Enfim, Jesus em outras palavras diz: “sou digno de ter a prioridade, pois eu sendo prioritário em vossas vidas, serão todos dignos de mim, e sendo dignos de mim, não os chamarei servos, mas sim filhos”. Em uma síntese, a vida material e a vida espiritual são incompatíveis, pois Jesus já sabia que os problemas desta vida barrariam o homem de ter todas as coisas.
Jesus ainda vai mais longe logo no segundo versículo do texto inicial de Lucas 14:26: “Quem não aborrecer a sua própria vida não pode ser meu discípulo”.
O que podemos entender como aborrecer a nossa própria vida? Aborrecer a nossa própria vida deve ser entendido como largar as coisas materiais que podem parecer importantes ou tropeços.
Servir a Deus é conduzir-se pelo Espírito Santo de Deus e não ser conduzido por pessoas ou coisas que podem atrapalhar de servi-lo, ou por situações que se colocam à frente de Deus, desde as mais simples até as mais complexas, que muitas vezes aparentemente são importantes e tem um peso grande em nossas vidas. Por um exemplo, uma carreira profissional. É maravilhoso, é louvável ter ideais e lutar por eles, mas os ideais terrenos não podem entrar em choque com os ideais espirituais.
Vamos nos lembrar de que tudo aqui é transitório, é passageiro, o que fica é aquele que faz a vontade de Deus.
Em uma síntese conclusiva, tudo aquilo que nos separa do amor de Deus, deve ser extirpado da nossa vida. A família deve ter a consciência daquilo que você serve. Você deve ter a certeza a quem você serve, pois ninguém pode servir a dois senhores.