Pentecostes (peça para comemoração da festividade)
PERSONAGEM:
Mãe:
Filha 1:
Filha 2:
Deus (voz):
Jesus (voz):
Pator Antonio:
Pastor José:
Pastor João:
Irmão 1:
Irmão 2:
Tia:
Sobrinha:
Cena I:
MÃE estará fazendo alguma coisa e FILHA 2 e FILHA 1 entram correndo.
FILHA 2: Mamãe, você pode nos contar porque iremos pela 1º vez o Pentecostes comemorar?
FILHA 1: E mesmo mamãe, não tenho em minha lembrança ter guardado esse dia desde que era criança!
MÃE: Bem, queridas, é uma história demorada, mas que pelo jeito precisa ser explicada. Sentem-se aqui e agora tentem imaginar tudo que eu vou lhes contar: para iniciar, comecem a imaginar aqui o povo de Israel todo sentado para ouvir as ordenanças que o Senhor lhes tinha dado, certo?
FILHA 1 e FILHA 2 respondem juntas: Certo!
MÃE: Em Levítico, o Senhor ao povo ordenou:
DEUS (leitura do versículo): “Ao entrarem na terra prometida, ofereçam as primícias do que o Senhor vos abençoou”.
MÃE: Para isso, o Senhor um dia estabeleceu e o povo, ao entrar na terra, essa ordenança obedeceu. Determinado foi, que por todos, fosse esse dia comemorado, assim que colhessem as primícias da terra em que tinham entrado. Mais uma ordenança, o Senhor lhes deu:
DEUS: “Esse dia deve ser guardado como o santo Sábado meu Nenhuma obra nele se fará Santo dia vos será!”.
FILHA 1: Mamãe, você até agora não nos explicou como o Senhor a esse dia denominou.
MÃE: Ih! É mesmo!, DIA DE PENTECOSTES, o Senhor o chamou e nesse dia, todo povo se alegrou.
Era um dia de festa por todos comemorado, em agradecimento por tudo que o Senhor os havia abençoado. Ninguém podia comparecer perante o Senhor de mãos vazias, por isso, nesse dia, todo varão das primícias de suas posses ao Senhor trazia. Muitos séculos depois, Jesus do seu reino desceu e a muitos com sua doutrina converteu. Doze discípulo deixou para propagar o que cada um de Cristo testemunhou. Após a sua morte, aos 12 apareceu e, dentre muitas orientações, uma ordem o mestre lhes deu:
JESUS: “Vou enviar-lhes o Consolador e Ele vos ensinará o verdadeiro amor. Portanto, não saiam da cidade antes de ter dos altos céus sido revestidos de poder”.
MÃE:Tudo aconteceu como Cristo prometeu e, nesse mesmo dia, aqui hoje por nós comemorado. Cristo assentou-se à destra da Majestade, enviando aos seus discípulos, o Espírito da Verdade. No dia de Pentecostes, o Espírito Santo desceu sobre nossos irmãos do passado e em Atos 2, esse fato pode ser constatado. Muitos séculos foram passados e o povo, por sua desobediência, pelo mundo foi dispersado. Mas os que eram fiéis mantiveram esse dia celebrado! No Brasil, um pequeno povo surgiu e as ordenanças do Senhor seguiu. Nosso ministro José, Patrono de nossa fé, em revelação de Cristo, uma ordem recebeu:
JESUS: “Tende bom ânimo, vai porque Eu já te enviei. Essa mensagem começou lá em Jerusalém”.
MÃE: Isso o encorajou e, com seu companheiro Antônio, por essa verdadeira fé lutou. Outros colaboradores vieram então, dentre eles, o finado pastor Olavo. Mas, surgiu entre eles uma questão para a qual não estavam encontrando uma solução…
CENA II:
PASTORES JOSÉ e ANTONIO entram conversando, preocupadamente, com suas Bíblias abertas como se pesquisando:
PASTOR ANTONIO: É… O DIA DE PENTECOSTES deve ser celebrado e, por todo povo, como a Bíblia fala, comemorado. Temos estudado, mas não temos encontrado quando começa a contagem para que esse dia seja guardado…
PASTOR JOSÉ: Pois é, queremos esse dia comemorar, mas, para passar à igreja, temos que na Bíblia o fundamentar. E a única coisa que nos falta encontrar é a partir de quando os 50 dias começamos contar….
PASTOR ANTONIO: Mas, como descobriremos quando a foice pela seara passava? Se o soubéssemos, com certeza, esse dia se guardava…
MÃE: Os pastores, por 40 anos, buscaram; porém, nada encontraram . Sabiam apenas o que Levítico 23 nos fala que 50 dias se contavam desde que as foices, pelas searas, passavam. O povo, então, se uniu e, crendo, em oração pediu. Uns assim oravam:
IRMÃO 1: “Senhor, esse santo dia precisamos guardar, isso nós reconhecemos; mas quando a foice passava pela seara, isso nós desconhecemos!”.
Outros em suas preces diziam:
IRMÃO 2: “Senhor, com certeza, temos que a esse dia guardar, Mas não sabemos quando nossos irmãos do passado começavam a ceifar…
MÃE: O Senhor se compadeceu e, ouvindo de seu povo as preces, respondeu:
DEUS: Josué 5 é a resposta procurais para que esse dia comemorar vós possais..
CENA 3:
PASTOR JOSÉ: Olhem! Aqui está a resposta para que comemorar o PENTECOSTES a gente possa!!
PASTOR ANTONIO: O Senhor o segredo nos revelou e na Bíblia o fundamentou…
TODOS: Glória a Deus, Glória a Deus que de nós se compadeceu!!
PASTOR JOSÉ: Vamos nos espalhar e a todos avisar….Frutal, Urupês, Campinas, enfim, a cada irmão que, se Deus quiser, esse ano o Pentecostes será comemorado por toda congregação.
PASTORES JOSÉ e ANTONIO saem de cena.
CENA 4:
SOBRINHA: Tia, Tia, é hora de levantar, pois o culto já vai começar!
TIA: Ih! É mesmo! E o pastor avisou a todos que tem uma novidade para nos contar ..
TODAS: Vamos!
Tia e sobrinha saem de cena.
MÃE: Os pastores as boas novas trouxeram e para o Dia de Pentecostes muitos planos fizeram. Por isso, hoje aqui estamos nós, convidando a cada um, para que todos sejamos um e em louvor agradecer a esse Deus Soberano, dono de todo poder, pelas bênçãos a nós concedidas, durante os anos de nossas vidas!!!!