Neemias, um Líder Visionário
Neem.1:2:: “Veio Hanani, um de meus irmãos, e perguntei-lhes pelos judeus que escaparam e que não foram levados para o exílio e também por Jerusalém”.
Neemias, exilado de Israel, habitava na cidade de Susã, era copeiro do rei Artaxerxes. Possuía, portanto, um cargo de confiança.
Visão e Chamado:
É informado por Hanani (nos idos de novembro/dezembro) que o povo estava e grande miséria e humilhação e que os muros de Jerusalém estavam derribados e as portas caídas.
Reação de Neemias (1:4): Sentou-se e chorou. Passou dias lamentando, jejuando e orando. Em sua oração, ele:
1° Exalta a Deus e pede sua misericórdia para que ouça sua oração;
2° Reconhece e confessa seus pecados e os do povo e declara que dia e noite ora pelo povo (v. 6).
Compartilhando a Visão (A atitude de homem / mulher consciente)
Quatro meses depois (nos idos de março/abril), Neemias compartilha sua visão com o rei Artaxerxes, tendo cuidadosamente criado uma oportunidade.
“2:1- Eu nunca antes havia comparecido triste na presença do rei.”
Ao ser questionado sobre seus motivos, ele primeiro ora e depois responde… O resultado de compartilhar a sua visão de uma forma não desafiadora fez com que o rei se tornasse simpatizante de sua causa e o apoiasse dando lhe cartas de recomendação e homens para que o acompanhassem.
Chega em Jerusalém, depois de três dias, sai à noite para avaliar os estragos (2:6). Não disse, portanto, nada a ninguém até ter tudo avaliado (v. 16).
Implementação (Cap 2 e 3):
Convoca os sacerdotes e o povo e os estimula a reconstruir o muro da cidade e reparar os estragos (2:17-18), no que todos concordam (2:19). Divididos em grupos, começam a trabalhar.
Lidando Com a Oposição de Fora:
Sambalate (horonita), Tobias (amonita), Gesém (arábio) zombaram deles e acenderam em ira ao saberem que, apesar de sua palavras de desânimo, Neemias as apresentava a Deus (4::4,5) e prosseguia (v. 6). O povo tinha ânimo para trabalhar.
Os inimigos, ao ouvirem que a obra se adiantava, planejaram atacá-los de surpresa. Mas, como nada fica escondido de um servo de Deus, a notícia chegou até eles.
Eles pararam? Não, continuaram animados pelas palavras de Neemias (4:14).
Por cinco vezes, foi chamados pelos inimigos para conversar, mas ele sabiam qual sua real intenção, recusando-se a ouvir e a atender qualquer convite.
Lidando Com a Oposição de Dentro (cap 6):
Semaías, profeta, subornado por Sambalate, tentou levá-lo a pecar, dizendo que tentariam matá-lo naquela noite e que deviam se esconder na casa de Deus.
Porém, o Espírito de Deus estava sobre ele, dando-lhe entendimento e sabedoria para discernir que aquela profecia não vinha da parte de Deus (6:13).
Ofende Semaías? Não, apresenta a Deus a sua causa (6:14).
A Construção:
Em 52 dias, concluíram o muro e as portas foram assentadas. Seus inimigos o temeram (6:15) e reconheceram que foi pela intervenção de Deus que conseguiram fazer isso.
Zelo Com a Casa de Deus e Suas Ordenanças:
1° Purifica os utensílios da casa de Deus;
2° Contendeu com os magistrados, porque a casa de Deus fora desamparada e os levitas tiveram que trabalhar para se sustentarem e por estarem aceitando tomar os seus irmãos mais pobres se venderem como escravos;
3° Fez com tivessem zelo pelo dia do Senhor, não comprassem e não vendessem nesse dia;
4° Condenou-os pela união com jugos desiguais; e
5° Ordenou que trouxessem as primícias.
Leitura final: Neemias 13:30,31.