Reconstrução
O que é reconstrução? Reconstrução é construir novamente, é renovar, é colocar no lugar aquilo que saiu, é voltar ao estado original daquilo que se desconstruiu.
Vemos que temos um exemplo maravilhoso na Bíblia de um jovem que resolveu reconstruir os muros de Jerusalém que estavam destruídos. Neemias, um jovem simples, vivendo em um país estranho, dedicou-se a oração e a pensar com tristeza como o povo de Israel veio a cair nas mãos de estranhos, abandonando as leis de Deus e como os muros da cidade Santa estavam caídos e em ruínas.
Neemias 2:17:“Então eu (Neemias) lhes disse: Vocês estão vendo a situação terrível em que estamos: Jerusalém está em ruínas, e suas portas foram destruídas pelo fogo. Venham, vamos reconstruir o muro de Jerusalém, para que não fiquemos mais nesta situação humilhante“
Na época de Neemias, os muros de Jerusalém estavam completamente destruídos e a cidade não tinha mais nada, a não ser um monte de pedras sobre pedras. E o povo estava totalmente afastado dos caminhos do Senhor, sem nenhuma pessoa firme para testemunhar do Deus vivo. A opressão ao redor de Israel era tão grande que todos aqueles que queriam reconstruir suas vidas, eram zombados e desestimulados a trabalhar.
E o que Deus fez para acabar com tanta destruição, humilhação e falta de esperança daquele povo? Será que Ele enviou um exército de homens fortes e valentes para ajudá-los? Não! Deus levantou apenas um homem – Neemias. Mas afinal, quem era esse homem?
Neemias era uma pessoa comum, que servia como copeiro do rei da Pérsia, no meio de pessoas ímpias que ignoravam a Palavra de Deus. Mas ele não se contaminou com a maldade que estava ao seu redor. No meio de tanto pecado, imoralidade, sensualidade e ausência de Deus, Neemias permaneceu firme na caminhada santa com Deus. E quando ouviu falar que Jerusalém estava destruída, ele ficou extremamente triste e sem forças para fazer qualquer coisa.
Mas esse fardo pesado que entrou no seu coração, fez com que ele passasse a maior parte do tempo todo orando, jejuando e chorando. Ele estudou a Palavra de Deus com intensidade, sempre buscando entender o porquê de tudo aquilo ter acontecido. Até que, no tempo certo, Deus lhe abriu uma porta, de forma sobrenatural, para que ele fosse ajudar o seu povo a reconstruir os muros destruídos.
Logo que Neemias se encontrou com os sobreviventes daquela tragédia, ele começou a pregar e dizer o que Deus havia colocado em seu coração. As pessoas começaram então a se arrepender e um avivamento começou a despertá-las para a santidade.
Neemias 12:30: “Os sacerdotes e os levitas se purificaram cerimonialmente, e depois purificaram também o povo, as portas e os muros.”
A casa de Deus também passou por mudanças. Neemias enviou trabalhadores para dentro do templo, dizendo-lhes palavras como estas:
Neemias 13:8-9: “E voltando a Jerusalém, compreendi o mal que Eliasibe fizera para Tobias, fazendo-lhe uma câmara nos pátios da casa de Deus. O que muito me desagradou; de sorte que lancei todos os móveis da casa de Tobias fora da câmara. E, ordenando-o eu, purificaram as câmaras; e tornei a trazer para ali os utensílios da casa de Deus, com as ofertas de alimentos e o incenso. Também entendi que os quinhões dos levitas não se lhes davam, de maneira que os levitas e os cantores, que faziam a obra, tinham fugido cada um para a sua terra”
A reconstrução em nós
Trazendo a lição da grande reconstrução feita por Neemias para nós, indaga-se: o que temos que reconstruir em nossa vida individualmente para que a igreja que somos possa ser reconstruída? O que temos que reconstruir em nós?
A transformação que tanto queremos em nossas vidas e nas pessoas ao nosso redor acontece quando jogamos fora tudo o que “não presta” em nosso coração. Todo pecado escondido, todo pensamento impuro e as obras da carne que ainda não foram transformadas pelo Espírito Santo devem ser retiradas e mortas (Gálatas 5:19-21).
Deus não quer mais nenhuma brecha e nenhum lugar escuro dentro de nós! Jesus Cristo disse que temos que ser a luz do mundo. Para isto, temos que viver em santidade, pois Deus é santo e Ele quer que sejamos como Ele. Livremo-nos assim das brechas, que são pecados para minar a nossa casa, e onde o inimigo entra e faz a seu banquete destruindo o que se construímos.
Mas aonde Neemias conseguiu tanta autoridade espiritual para fazer pessoas sem compromisso tremerem de medo da condenação e voltarem a priorizar as coisas de Deus? Será que ele aprendeu isso com o rei da Pérsia, seu antigo patrão? Não! Ele aprendeu com algum líder da igreja? Não!
Neemias recebeu essa autoridade de Deus, orando, chorando e pedindo para conhecer o coração de Deus. Ele não sabia o que fazer, a não ser depender totalmente da misericórdia de Deus. E como ele era um homem separado, que não brincava com o pecado, ele pôde confessar os pecados de toda a sua nação. Vejamos a oração que Neemias fez, para que hoje comecemos a varrer de nosso coração toda sujeira, para que Deus nos abençoe também e nos use para mudar a situação em relação à família e à igreja:
Neemias 1:5-11: “Neemias eleva a voz ao céu e ora: Então eu disse: Senhor, Deus dos céus, Deus grande e temível, fiel à aliança e misericordioso com os que o amam e obedecem aos seus mandamentos, que os teus ouvidos estejam atentos e os teus olhos estejam abertos para ouvir a oração que o teu servo está fazendo dia e noite diante de ti em favor de teus servos, o povo de Israel. Confesso os pecados que nós, os israelitas, temos cometido contra ti. Sim, eu e o meu povo temos pecado contra ti. Agimos de forma corrupta e vergonhosa contra ti. Não temos obedecido aos mandamentos, aos decretos e às leis que deste ao teu servo Moisés. Lembra-te agora do que disseste a Moisés, teu servo: “Se vocês forem infiéis, eu os espalharei entre as nações, mas, se voltarem para mim, e obedecerem aos meus mandamentos e os puserem em prática, mesmo que vocês estejam espalhados pelos lugares mais distantes debaixo do céu, de lá eu os reunirei e os trarei para o lugar que escolhi para estabelecer o meu nome”. Estes são os teus servos, o teu povo. Tu os resgataste com o teu grande poder e com o teu braço forte. Senhor, que os teus ouvidos estejam atentos à oração deste teu servo e à oração dos teus servos que têm prazer em temer o teu nome. Faze que hoje este teu servo seja bem sucedido, concedendo-lhe a benevolência deste homem.”.
Conclusão:
Sejamos com o Neemias, um homem de Deus preocupado com a casa de Deus, não apenas em reconstruir somente os muros, mas a chamar a nação que estava destruída e humilhada para a realidade: as pessoas estavam no pecado, não cumprindo tudo o que Deus havia pedido.
E você? Tem se sentido humilhado? Não pode um servo de Deus se sentir assim, saia do casulo da humilhação e comece a praticar o que Deus requer de cada um de nós.
Sejamos pessoas fiéis e reconstruamos aquilo que ruiu. A reconstrução é sinônima de ação, e esta ação deve ser contínua e sempre voltada para o alvo que é a nossa salvação, cada um individualmente.