O Seu sucesso está pautado na espera daquilo que Deus tem para você ou no seu querer?
Provérbios 16:3: “Confia ao Senhor as tuas obras, e os teus desígnios serão estabelecidos”.
O nosso caminho deve ser justificado ou não pelas nossas ações. A nossa vida é guiada por nos ou por Deus?
Aquele que teme a Deus deve guardar os seus mandamentos, mas, além disto, deve ter fé.
A fé é a mola da esperança. Seu acredito que Deus pode até fazer com que os nossos inimigos tenham paz conosco, quando os nossos caminhos são agradáveis a ele, os que Deus não fará por nos individualmente?
Em Provérbios 16:9 diz: “O coração do homem considera o seu caminho, mas o Senhor dirige os passos”
O coração do homem e a sua mente são muito pequenos diante dos desígnios e do poder de Deus. Deus sabe de todas as coisas, sabe nosso passado, presente e futuro.
Portanto, a Bíblia esta cheia de preceitos de ânimo para aquele que entrega os seus caminhos e confia em Deus, pois ao seu tempo tudo ele fará.
Prossegue o sábio Salomão em Provérbios: 16.20: “O que atenta prudentemente para a palavra achara o bem e o que confia no Senhor será bem aventurado”.
O segredo do nosso sucesso ou insucesso está na confiança e na fé que temos em Deus, pois se não tenho fé, procuro os meus próprios caminhos e vou confiar somente no meu eu. Mas se sou sábio, tenho fé e vou ter sucesso pautado na direção de Deus com a esperança de que tudo acontecerá ao seu devido tempo.
Muitas coisas não têm sucesso em nossas vidas por que seguimos a trajetória errada.Como diz o nosso texto inicial Proverbios 16:3 diz: “Confia no Senhor as tuas obras e os teus pensamentos serão estabelecidos”.
Mas muitas vezes almejamos muitas coisas que não nos trarão a felicidade, insistimos muito nelas, e ficamos desolados quando isto não acontece. Ai segue uma outra advertência: “Há um caminhos que parecem direito ao homem, mas o seu fim são os caminhos da morte”.
Exagerei um pouco, mas muitas vezes queremos uma coisa e lutamos muito por ela, quando isto nos acontece, ou por insistência ou por que Deus até pode nos conceder vemos que não era bem aquilo que devíamos fazer.
Portanto, entregue o teu caminho ao Senhor e ele tudo fará.
É quando Deus faz ele faz o melhor para você, ele sabe o que você precisa, ele sabe o que é o melhor para você. Provérbios 19:21 diz: “Muitos propósitos há no coração do homem mas o conselho do Senhor permanecerá”.
Vemos pois que Deus não te obriga a seguir o que ele tem para você. Os caminhos dos homens são livres, mas melhor seria se esperassem em Deus. Deus é o Vidente do futuro e dará aquilo que melhor for para você. Portanto, antes de tomarmos as nossas decisões, seja de qualquer ordem, vamos consultar a Deus.
Pode ter certeza que tudo será dirigido por ele quando assim o consentirmos, mas aquilo que parece bom aos seus olhos nem sempre é o melhor para nós. Portanto, façamos a nossa parte, sejamos sábios e resignados às coisas que Deus nos dá. Deus sabe o porque ele dá e para quem.
Ainda o sábio diz em Provérbios 21:5: “Os pensamentos do diligente tendem a abundância, mas os de todos apressados, tão somente a pobreza”
Para concluir, deixando aqui uma meditação de um versículo muito importante:
Provérbios 21:30: “Não há sabedoria, nem inteligência, nem conselho contra o Senhor”.
Nenhuma sabedoria humana chega próximo da sabedoria divina. Tudo aquilo que já se fez na terra louvando o próprio homem foi objeto de infortúnio, pois quem somente deve ser louvado é Deus que sabe de todas as coisas.