Naamã, o Leproso
Epígrafe: II Reis 5:1-19.
“Ora, Naamã, chefe do exército do rei da Síria, era um grande homem diante do seu senhor, e de muito respeito, porque por ele o Senhor dera livramento aos sírios; era homem valente, porém leproso.
Os sírios, numa das suas investidas, haviam levado presa, da terra de Israel, uma menina que ficou ao serviço da mulher de Naamã.
Disse ela a sua senhora: Oxalá que o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samária! Pois este o curaria da sua lepra.
Então Naamã foi notificar a seu senhor, dizendo: Assim e assim falou a menina que é da terra de Israel.
Respondeu o rei da Síria: Vai, anda, e enviarei uma carta ao rei de Israel. Foi, pois, e levou consigo dez talentos de prata, e seis mil siclos de ouro e dez mudas de roupa.
Também levou ao rei de Israel a carta, que dizia: Logo, em chegando a ti esta carta, saberás que eu te enviei Naamã, meu servo, para que o cures da sua lepra.
Tendo o rei de Israel lido a carta, rasgou as suas vestes, e disse: Sou eu Deus, que possa matar e vivificar, para que este envie a mim um homem a fim de que eu o cure da sua lepra? Notai, peço-vos, e vede como ele anda buscando ocasião contra mim.
Quando Eliseu, o homem de Deus, ouviu que o rei de Israel rasgara as suas vestes, mandou dizer ao rei: Por que rasgaste as tuas vestes? Deixa-o vir ter comigo, e saberá que há profeta em Israel.
Veio, pois, Naamã com os seus cavalos, e com o seu carro, e parou à porta da casa de Eliseu.
Então este lhe mandou um mensageiro, a dizer-lhe: Vai, lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne tornará a ti, e ficarás purificado.
Naamã, porém, indignado, retirou-se, dizendo: Eis que pensava eu: Certamente ele sairá a ter comigo, pôr-se-á em pé, invocará o nome do Senhor seu Deus, passará a sua mão sobre o lugar, e curará o leproso.
Não são, porventura, Abana e Farpar, rios de Damasco, melhores do que todas as águas de Israel? não poderia eu lavar-me neles, e ficar purificado? Assim se voltou e se retirou com indignação.
Os seus servos, porém, chegaram-se a ele e lhe falaram, dizendo: Meu pai, se o profeta te houvesse indicado alguma coisa difícil, porventura não a terias cumprido? Quanto mais, dizendo-te ele: Lava-te, e ficarás purificado.
Desceu ele, pois, e mergulhou-se no Jordão sete vezes, conforme a palavra do homem de Deus; e a sua carne tornou-se como a carne dum menino, e ficou purificado.
Então voltou ao homem de Deus, ele e toda a sua comitiva; chegando, pôs-se diante dele, e disse: Eis que agora sei que em toda a terra não há Deus senão em Israel; agora, pois, peço-te que do teu servo recebas um presente.
Ele, porém, respondeu: Vive o Senhor, em cuja presença estou, que não o receberei. Naamã instou com ele para que o tomasse; mas ele recusou.
Ao que disse Naamã: Seja assim; contudo dê-se a este teu servo terra que baste para carregar duas mulas; porque nunca mais oferecerá este teu servo holocausto nem sacrifício a outros deuses, senão ao Senhor.
Nisto perdoe o Senhor ao teu servo: Quando meu amo entrar na casa de Rimom para ali adorar, e ele se apoiar na minha mão, e eu também me tenha de encurvar na casa de Rimom; quando assim me encurvar na casa de Rimom, nisto perdoe o Senhor ao teu servo.
Eliseu lhe disse: Vai em paz.
Quando Naamã já ia a uma pequena distância, Geazi, moço de Eliseu, o homem de Deus, disse: Eis que meu senhor poupou a este sírio Naamã, não recebendo da mão dele coisa alguma do que trazia; vive o Senhor, que hei de correr atrás dele, e receber dele alguma coisa”.
1. Introdução:
A mensagem trata de quem era Naamã, como foi curado, seus erros e convicções.
Naamã foi chefe do exército do rei da Síria. Era um homem de grande valor; porém, era leproso. Tal como Naamã, há homens assim no mundo: homens com grande bondade e justiça em seus corações, porém, terrivelmente enfermos, contaminados pelo pecado.
2. Mensagem necessitada: Por que Naamã necessitava da mensagem de Deus?
Naamã era leproso e precisava da cura. À época, a lepra era uma doença praticamente incurável do ponto de vista da medicina humana. Da mesma forma, para o pecado não se encontra cura e perdão nos homens.
Somente Deus pode curar enfermidades e perdoar pecados; por isso, todos os seres humanos necessitam da mensagem que os conduza a Deus.
3. Mensagem anunciada: Quem deu a mensagem de Deus a Naamã?
Naamã recebeu a mensagem de uma pequena menina que havia sido levada cativa pelas tropas sírias e ficado a serviço de sua mulher. A menina transmitiu a mensagem correta, indicando a Naamã a cura pelo homem de Deus, o profeta Eliseu; porém, foi mal compreendida por aquele, que procurou o Rei de Israel.
Assim também ocorre em nossas vidas e nas daqueles próximos a nós: recebemos a melhor orientação, os conselhos mais sábios, porém, teimamos em fazer o contrário, exatamente como queremos.
4. Mensagem recebida:
Apesar de seguir a orientação da mensagem recebida, indo a Israel, Naamã muito errou.
Ele quis retribuir a bênção recebida com dinheiro, coisa que o profeta de Deus não aceitou. Isto porque Deus disse: De graça recebeis e de graça dai” (Mt. 10:8). Foi o que também Paulo disse a Simão (Atos 8:20).
Errou Naamã também por ter ido ao rei, quando lhe tinha sido ordenado que fosse ao homem de Deus. Da mesma forma, muitas vezes mostramos as pessoas onde devem ir e o que fazer, mas procuram e fazem exatamente o oposto!
Naamã também errou quanto ao processo de cura. Pensou ele que o profeta invocaria o nome do Senhor Deus, passaria a mão no lugar ferido e sararia a lepra (v. 11). E Naamã muito se indignou porque não foi da forma como pensara!
Na verdade, Eliseu nem a ele se apresentou; enviou um mensageiro para dizer que Naamã se lavasse sete vezes no Rio Jordão para que sua carne fosse purificada (v.10-11).
Isto também acontece conosco todas as vezes que pensamos que Deus nos abençoará de uma maneira, mas ele derrama as bençãos de outra forma!
5. Conclusão:
É importante, portanto, que procuremos a salvação e as bençãos humildemente, evitando o orgulho e escutando os conselhos de pessoas experientes servos de Deus. Não devemos procurar nossa opinião, mas devemos ir a Cristo e não a outro preferido.
Todos as pessoas que estão no pecado são tambem doentes pela lepra. Precisam ardentemente de um processo de cura e purificação espiritual.
Assim, Deus pode purificar o mais contaminado pelo pecado, como fez a Naamã, que se converteu sinceramente, como fez aos diversos leprosos que Jesus curou (Marcos 1:40-41).