Imitadores de Cristo: Novo homem, nova criatura
Efésios 5:1-2: “Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; andai em amor; como também Cristo vos amou e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave”.
A Bíblia nos ensina que devemos ser imitadores de Deus, e que também devemos nos tornar novas criaturas na sua presença.
O homem, através do batismo em nome de Jesus Cristo, para perdão de pecados (Atos 2:38), tem um novo nascimento (João 3:3-5), como uma nova criatura; ou seja, o velho homem com Cristo foi crucificado, desfazendo-se o corpo do pecado para que não sirva mais ao pecado (Romanos 6:3-6).
Este novo nascimento é possível porque Cristo morreu pelos nossos pecados, nos reconciliando com Deus do pecado do qual o homem estava fadado a morrer.
Romanos 5:8-9: “Mas Deus prova o seu amor para conosco em que Cristo morreu por nós, sendo ainda nos pecadores. Logo muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos de sua ira”.
Logo, esse novo nascimento só tem eficácia quando o homem se propõe a se tornar uma nova criatura, através de uma transformação interior e exterior. Como posso dizer que estou em Cristo, tendo com Ele sido sepultado, nascido de novo pelo batismo, sem nenhuma transformação? Como posso ser uma nova criatura?
A transformação interior deve se iniciar com a mudança do nosso coração, para que através dela, possa se processar a nossa mudança no mundo exterior. Transformamos nosso coração, quando aceitamos deixar tudo aquilo que nos separa de Deus e de Jesus Cristo, tendo a consciência que não podemos servir a dois senhores, a Deus a ao mundo. E isto acontecerá quando eu for imitador de Cristo, ou seja, passar do homem carnal para o homem espiritual.
II Coríntios 5:17-18:: “Assim que se alguém esta em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas passaram; eis que tudo se fez novo”.
A Bíblia nos dá os requisitos deste novo homem desta nova criatura.
O Novo Homem é aquele que deixa sua natureza terrena e se transforma em um ser espiritual, andando não mais conforme os desejos e instintos carnais, mas segundo o homem espiritual.
I Colossenses 3:2-3: “Pensai nas coisas que são de cima e não nas que são da terra; porque já estais mortos e a vossa vida escondida com Cristo em Deus”.
3:10: “Vos revestistes do Novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou”.
Matar a natureza terrena, andar no espírito e não na carne: o que significa? Significa sermos filhos da luz e não das trevas. No capítulo 4 de Efésios, vamos ter um norte do que significa ser filhos da luz, ou seja, morrer para o pecado e viver para ser imitador de Cristo.
Despir-se de todas as obras infrutuosas das trevas, que é toda a sorte de coisas que desagrada a Deus. O verdadeiro imitador de Cristo deve estar cheio dos frutos do espírito que é a caridade, gozo, paz longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança, amando o seu semelhante como a si mesmo, mantendo a paz na vocação em que foi chamado por Deus.
O verdadeiro imitador de Cristo deve viver uma vida harmônica com a comunidade para a qual foi chamado, porque Deus é luz, verdade e amor. Cristo é a cabeça da Igreja e todos os que fazem o papel de membros deste corpo são Igreja. Não podemos ser seus imitadores quando somos inconstantes e não temos convicção daquilo que aceitamos e vivemos.
Jesus constituiu cada ser humano com um ministério e um dom a ser desempenhado, edificando a todos em uma unidade de fé para com ele, que é a cabeça da Igreja. (Efésios 4:4-16).
Portanto, ser nova criatura e procurar a santificação pelo poder do Espírito Santo, despindo-se de todas as coisas que são consideradas réprobas por Deus, como a prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, idolatria, ira contendas, mentira, pelejas dissensões amargura (Gálatas 5:19-22).
O novo homem, homem imitador de Cristo, é o homem de luz e não de trevas; é sábio e se encontra acima de todas as coisas materiais na busca das coisas espirituais. É conduzido pelo Espírito Santo de Deus, que lhe mostra tudo aquilo que Deus lhe reserva; dá graças em tudo; confia nele nas provações e entende qual é a vontade de Deus para a sua vida, porque tem certeza que Deus efetua tanto o querer como o realizar.
O homem de luz é aquele que ora, vigia e esquece-se das coisas que atrás ficam, olhando para frente em busca não só de realizações terrenas, mas das realizações celestiais, porque sabe que estas são eternas (Filipenses 3:14; Efésios 3:18-19).
O imitador de Cristo é, pois, um homem de luz, espiritualmente preparado para os dias maus, sabendo que, por pior que seja a sua provação, sempre vencerá porque está revestido com a armadura de Deus e com a couraça da justiça; seus pés estão no Evangelho da paz e ele anda protegido pelo escudo da fé, capacete da salvação e com a espada do espírito, que é a Palavra de Deus.
Este novo homem, essa nova criatura é um homem vencedor, é aquele que entende que não pode ser luz e trevas ao mesmo tempo, e que, do seu interior e exterior, só podem sair rios de água da vida; é a luz que brilha nas trevas; exemplo para todos, este é o homem espiritual.
Concluindo, aponto Romanos 6:11-12, que define, em ultima análise, o imitador de cristo, a nova criatura o novo homem:
Romanos 6:11-12: “Assim também vós considera-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus, nosso Senhor. Não reine, portanto o pecado em vosso corpo mortal, para lhe obedecerdes em suas concupiscências, nem tampouco apresentai-vos os vossos membros ao pecado por instrumentos de iniqüidade, mas apresentai-vos a Deus, como vivos dentre mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça”.
Sendo as provações do presente momentâneas, cremos que o futuro daquele que imita a Cristo e faz a vontade de Deus é certo, não se pautando neste tempo presente, mas no futuro que Deus tem preparado para todos os que o amam e o buscam.