A fé como condição de salvação
Hebreus 11:1: “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que não se vêem”.
Em Hebreus 11:6, vemos a definição de fé: ora sem fé é impossível agradar-lhe, ora é necessário que aquele que se aproxima de Deus, creia que ele existe e que é o galardoador dos que o buscam.
A fé é uma condição para a salvação. Quando fizemos a aceitação de Jesus como nosso salvador, a fé antecedeu a esta aceitação. Portanto, após este ato de fé, não podemos transformar essa condição em um simples ato de adesão ou um costume.
A fé antecede a todas as coisas, ninguém se propõe a algo se não for por fé, principalmente no que se refere às coisas espirituais. A guarda dos mandamentos tem que ser por fé, pela fé em Cristo Jesus, autor e consumador de todas as coisas. Vejamos:
Abraão teve fé, e isto lhe foi imputado por justiça na presença de Deus quando ainda era incircunciso, ou seja, antes de das promessas feitas a ele.
O livro de Romanos 4:1-3 nos afirma: “Que diremos, pois, ter alcançado Abraão, nosso pai segundo a carne, porque se Abrão foi justificado pelas obras, tem de que se gloriar, mas não diante de Deus. Pois, que diz a escritura? Creu Abraão em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça ( Gênesis 15:6)”.
Sendo assim, o que diremos a respeito de Abraão, nosso antepassado segundo a carne? Diremos, pois, que mesmo incircunciso, a sua fé lhe foi-lhe contada como justiça, ele recebeu um sinal, a saber, a circuncisão como selo de justiça pela fé que teve enquanto incircunciso, para que fosse pai de todos os que têm fé, a fim de que lhes contasse a justiça.
Abraão, pelo seu exemplo de fé, é Pai de uma descendência circuncisa, e também daqueles, que mesmo incircuncisos, andarem ordeiramente nas pisadas dessa fé, pois foi, no segundo estado, ou seja, na incircuncisão, que Deus lhe imputou justiça pela sua fé.
A justiça só será aperfeiçoada mediante a fé e a aceitação em Cristo Jesus. Muitas vezes as obras da Lei vêm na frente da fé. Mediante as Escrituras, isto não esta correto, até porque tudo aquilo que não vem da fé é pecado (João 11:14:23).
Mas se a fé é tão importante, como podemos exercitar a fé? Em Romanos 10:17, temos um norte de como a fé nasce em nós.
Diz que a fé vem pelo ouvir, ouvir pela palavra de Deus, e a palavra de Deus é que guardemos os seus mandamentos pela fé em Cristo. Quando ouvimos a promessas de Deus, tomamos consciência do sacrifício de Cristo por nós, e passamos a acreditar nestas promessas. Estamos assim exercitando a fé.
Com isso quero dizer que só a fé é importante? A fé antecede a obra, pois a fé sem as obras é morta. Porque não existe fé vazia, sem atos concretos e positivos. A prática das obras da Lei somente não interessa a Deus, mas sim a guarda dos mandamentos pela fé, pela esperança de uma vida eterna.
No livro de Gálatas 3:7-8 afirma: “Certamente sabeis que os que aderem a fé são filhos de Abraão”.
Ora, tendo a Escritura previsto que Deus havia de justificar pela fé os gentios, anunciou primeiro o Evangelho a Abraão, dizendo: “todas as nações serão benditas em ti”.
Mas os que são essas boas novas que Deus declarou a Abraão?
Através Dele prometeu criar uma grande nação e através dessa nação enviou a Lei e o seu filho Jesus Cristo para que a humanidade tivesse a possibilidade de salvação.
Em I João 5:1-4 Diz: ‘todo aquele que crê que Jesus é o Cristo é nascido de Deus; e todo aquele que ama ao que o gerou também ama ao que dele é nascido. Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus: quando amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos. Porque esta é a caridade de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados. Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé’.
Conclusão:
A falta de fé leva à perdição (Apocalipse 21:8), pois aqueles que em nada crêem não podem herdar o Reino de Deus. Conclui-se dessa assertiva que a Fé com a guarda dos mandamentos, a Lei, são elos inseparáveis. Se quebrados, perdem a sua essência e não podem caminhar.
Aquele que guarda os mandamentos por costume e não por fé está no caminho errado (Hebreus 11:6).
Temos que guardar os mandamentos na Igreja, em nossas casas, no trabalho, ou seja, em todos os lugares, não porque devo satisfação a ninguém terreno, mas a Deus que vê o íntimo dos corações, praticando todas as coisas pela fé em Jesus Cristo e guardando sim a Lei, mas a Lei Espiritual, que advém do meu relacionamento com Deus e Jesus Cristo. Somente pela Lei ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá da fé (Gálatas 3:11) Isto não nos isenta da Lei (Romanos 3:19-31).
Não sejamos como os Israelitas que não entraram na terra prometida por Deus pela falta de fé.
A fé é a mola propulsora de toda a vida espiritual. Jesus advertiu os discípulos que, se eles tivessem fé do um tamanho de grão de mostarda, pediriam aos montes que se transportasse de um lugar para o outro e isto aconteceria.( Mateus 17:20)
A fé deve ser buscada, para que ela cresça em cada um que se propõem a servir a Jesus Cristo, e assim ser escudo para livrar de todas as tentações. Bem sabemos como o Apóstolo Paulo afirma que a fé não é de todos (II Tessalonicenses 3:2). Ela foi dada aos santos, e há uma exortação a sua busca (Judas 1:3)
Deixemos aqui bem claro: Sem fé, não há busca espiritual, a busca de cada um pelo alimento da alma é uma busca pela fé, fé nas promessas futuras que são coisas concretas. Somente a fé pode conduzir-nos ao verdadeiro Deus, que, pelo seu Espírito, nos conduzirá a Jesus Cristo, libertador dos nossos pecados e a única porta que pode nos conduzir à vida eterna.