Pais autoritários: Como os filhos enxergam os pais
SOBRE PAIS – PARTE III : PAIS AUTORITÁRIOS / CASTRADORES.
Vamos falar sobre alguns tipos de pais. A reunião de hoje é sobre PAIS AUTORITÁRIOS / CASTRADORES.
I-DINÂMICA:
Divida os integrantes em dois grupos: G1 – FILHOS e G2- PAIS.
Eleja um dos integrantes para representar o filho e outro integrante para representar o pai/ mãe, numa relação autoritária e rigorosa. Cada grupo deverá anotar suas impressões sobre esse relacionamento.
Agora, inverta os papeis desempenhados: o filho vira pai e o pai vira filho. Cada grupo deverá anotar suas impressões sobre esse relacionamento. São as mesmas impressões?
G1 – FILHO(a):
• O que você sentiu como filho de pais castradores?
• Como você teve vontade de agir com relação a eles?
• Você se revoltou ou manteve-se em um estado normal?
• Você agiria na vida real da mesma maneira que agiu?
G2 – PAI(S):
• Como você se sentiu na posição de um pai autoritário?
• Você conseguiu se controlar com relação a seu filho?
• Na posição de pai ou futuro pai, você agiria da mesma maneira com relação a seus filhos?
II – Agora assista ao filme “O OUTRO LADO DO DOMINGO” e, em seguida, discuta nos grupos os seguintes aspectos:
Sinopse do filme:
Direção: Berit Nesheim
Ano: 1996
País: Noruega
Gênero: Comédia, Drama
Duração: 103 min. / cor
Título Original: Søndagsengler
Título em inglês: The Other Side of Sunday
Elenco: Marie Theisen, Bjørn Sundquist, Hildegun Riise, Kristian Aaby, Ina Sofie Brodahl, Henriette Engesæth, Martin Dahl Garfalk, Kai Kennet Hanson, Hallvard Holmen, Petter Width Kristiansen
Sinopse: A história é centralizada em Maria, dividida entre o dilema de aproveitar e conhecer os prazeres normais de qualquer menina de sua idade, ou seguir as regras impostas por seu pai, um rígido pastor, sendo obrigada a passar grande parte de seu tempo na igreja da comunidade onde mora.
http://melhoresfilmes.com.br/filmes/o-outro-lado-do-domingo
Parte 1:
1. Qual o contexto em que a jovem Maria vive?
2. Qual é a personalidade de Maria?
3. Como Maria age com relação: a seus pais? Aos demais jovens?
4. A Deus e a sua espiritualidade?
Parte 2:
1. Em sua opinião, por que Maria age da forma que age, de forma rebelde, com relação a seus pais e a Deus?
2. É somente Maria que age assim ou isso acontece também com seus irmãos?
3. Existiria algum motivo especial: seria o tipo de educação que recebeu; a rigidez e aspereza de seu pais o motivo? Explique seu ponto de vista.
4. Como você avaliaria (sua opinião!) a educação e as atitudes do pai com relação a sua família? Como você avalia o comportamento da mãe?
5. Tem o pai consciência dos efeitos que seu comportamento poderá causar em seus filhos?
Parte 3:
1. Estabeleça comparações entre Maria e Cristiane F.
2. Como você acha que será o “futuro” de Maria? Assemelhar-se-ia ao de Cristiane F.?
3. Você acha que os conflitos gerados são culpa do pai somente? Explique.
4. Maria estaria certa ou errada? Por quê?
Parte 4: (plenário)
1. Como se caracteriza o modelo de educação castrador? Explicite com exemplos.
2. Quais os efeitos que tal tipo de educação pode causar na personalidade de alguém?
3. É prejudicial ou benigno?
4. Quais os defeitos que tal tipo de educação tem?
5. No que precisaria melhorar?
Versão para imprimir: