Pais liberais: Como os filhos enxergam os pais
SOBRE PAIS – PARTE II : PAIS LIBERAIS.
Vamos falar sobre alguns tipos de pais. A reunião de hoje é sobre PAIS LIBERAIS.
I – Pensando nos seus pais (ou pessoas que lhes façam as vezes), nos pais de seus amigos, vizinhos, colegas, responda: quais características poderiam ser atribuídas aos pais.
Descreva neste espaço as impressões, os conceitos, exemplos a respeito do(s) tipo(s) de pai(s) sugerido(s).
• Ausentes;
• Liberais;
• Autoritários;
• Castradores;
• Coniventes; e
• Equilibrados.
II- Assista agora ao filme “Christiane F., 13 anos, drogada e prostituída”.
Sinopse do filme:
melhoresfilmes.com.br/filmes/we-children-from-bahnhof-zoo
Direção: Uli Edel
Ano: 1981
Duração: min. / cor
Título Original: Christiane F. – Wir Kinder vom Bahnhof Zoo
Título em inglês: We Children from Bahnhof Zoo
Filha de uma família desestruturada de classe média baixa, a saga de Christiane começa com sua mudança para Berlim, onde vai morar no conjunto Gropius. Christiane vive em casa com a sua mãe que está separada do seu pai, e vê-se abandonada pela irmã que prefere ir viver com o pai. Um verdadeiro clássico da funcional arquitetura moderna da escola Bauhaus, no qual residiam mais de 45 mil pessoas. Toda essa população basicamente contava como única opção de lazer o ‘Centro de Jovens’, que reunia mais de 500 adolescentes por noite, onde a menor começou a experimentar a droga.
Com relacionamento apático em casa, a droga acaba sendo a catapulta social de Christiane – da mesma forma que muitos jovens escolhem a música, o cinema ou qualquer outro gosto em comum para facilitar a sociabilização. O interessante aqui é como Christiane apresenta ao leitor que, até nesse universo, há uma hierarquia para ser respeitada: antes da heroína, o estágio final e mais alto da ‘pirâmide’, maconha e coquetéis de comprimido primeiro e cocaína em segundo.
Sem ter como pedir ajuda em casa e com todos os seus amigos viciados, Christiane tem sempre a impressão de que pode deixar o consumo a qualquer momento, por livre iniciativa. Chega até a passar alguns meses ‘limpa’. Mas tudo muda sempre que vai à estação de metrô Zôo encontrar com os amigos para ir à boate Station, local de reunião dos traficantes.
Fonte: http://www2.uol.com.br/JC/_2001/1305/cc1305_6.htm
1. Como você classificaria a educação dada à Christiane: ausente/omisso ou liberal? Como se comportavam os seus pais diante dela? Davam atenção e apoio suficientes ou não se mostravam preocupados? E em relação a sua irmã?
2. Na sua opinião, o envolvimento de Christiane com drogas e prostituição teria sido propiciado em razão da desestruturação de sua família?
Versão para impressão: