Atos de gratidão do homem para com Deus
João 3:16: ‘Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito para que não pereça, mas tenha a vida eterna’.
1) O primeiro gesto de gratidão do homem para com Deus é o reconhecimento de dar seu único filho para que pudéssemos ter a vida eterna.
Deus, no seu infinito amor, amou o homem, amou aquele que é a sua imagem e semelhança e providenciou a redenção para tirar o homem do pecado e da morte.
Este grande amor de Deus pelo ser humano e o nosso primeiro reconhecimento é a prova do nosso amor por Deus. Esta grande prova de amor nos é testificada por Jesus que sempre falou do grande amor de Deus pelo homem. Vejamos:
2) O segundo ato de gratidão a Deus não é somente saber que Jesus morreu pelos nossos pecados, mas conhecer e aceitá-lo como nosso salvador, reconhecendo que somos pecadores e estamos mortos para Deus. Através do batismo em Seu nome, nascemos da morte para a vida e começamos a reinar aqui com ele. Reinar com Cristo nesta terra é ter a esperança de uma nova vida aqui, e também a vida eterna. Conhecer” significa muito mais do que ter informações a respeito ou apenas ouvir falar. Na linguagem bíblica, “conhecer” denota relação íntima e pessoal, ou seja, relacionamento. Com essas palavras, Jesus convida aquele que ainda não crê a conhecer ao Deus verdadeiro e o Seu amor revelado em Cristo. Reafirma este grande amor de Deus pelo ser humano:
“Mas Deus prova o seu grande amor para conosco, em que Cristo morreu por nos sendo-nos ainda pecadores” (Romanos: 5:8).
“Mas Deus que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor que com que nos amou, estando-nos ainda mortos em nossos delitos, vos vivificou juntamente com Cristo” (Efésios 2:4-5).
3) O terceiro ato de gratidão a Deus é a guarda dos seus mandamentos
Ter conhecimento de Deus ter intimidade com Ele e Jesus, e guardar aquilo que ele requer do homem.
Aceitar a Jesus é fácil, muitos aceitam Jesus creem em Jesus, mas aceitá-lo verdadeiramente implica na guarda dos seus mandamentos dados pelo código divino que é a bíblia sagrada. Gratidão a Deus resulta na guarda dos Mandamentos, tanto que a condição da nossa salvação.
A gratidão a Deus a honra a ele é a guarda dos mandamentos, Jesus deixou isto expresso em muitas situações.
Deus ama e faz morada naquele que guarda os seus mandamentos.
“Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama. Se alguém me ama, guardará os meus mandamentos, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada” (JOÃO 14.21).
“Quem diz que conhece a Deus e não guarda dos seus mandamentos é mentiroso e a verdade não esta nele”.
(I João 2:3-5).
“Se queres, porém, entrar na vida eterna, guarda os mandamentos de Deus” (MATEUS 19:17).
“Esta é a vida eterna: que Te conheçam, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste” (João 17:3).
Não podemos dizer que somos gratos a Deus e o amamos se não guardarmos os seus mandamentos, e ele nos concederá a vida eterna.
“De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque este é o dever de todo homem. Porque Deus há de trazer a juízo toda obra e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau” (Eclesiastes 12:13-14).
4) Gratidão a Deus também é colocá-lo em primeiro lugar
Voltemos ao assunto bastante falado na igreja que é a prioridade de Deus sobre todas as coisas.
Deus nos fez semelhante a ele nos deu o seu espírito, que embora mortal pelo pecado original, nos deu a esperança de uma vida eterna, quando entregou seu filho em sacrifício vivo por nos. Qual é o nosso reconhecimento por isto? Posso reconhecer e aceitar a Deus, batizar guardar os mandamentos, mas isto pode ser tudo formal, pois a completude da verdadeira gratidão a Deus é o reconhecimento de Deus em primeiro lugar.
Na nossa escala de valores, Deus deve estar no topo no ápice dela. Ele não é opção para quem serve a Deu;s ele é exclusividade única, se você crê nisto vai ter uma visão diferente de Deus e expressar a sua gratidão colocando em primeiro lugar na sua vida. Isto deve ser em todas as coisas: nosso trabalho não pode ser maior que Deus, o marido a mulher, a carreira, o filho, a filha. Não podemos ter nenhuma desculpe plausível que nos permita colocar qualquer coisa acima de Deus.
Aquele que assim faz não é convertido, não é transformado, mas é apenas um mero pretendente a vida eterna.
Jesus, nos Evangelhos de Mateus 10:39; Marcos 8:34-35; Lucas 9:23, afirma com ênfase que se alguém quiser vir até Ele, negue-se a si mesmo, tome a cada dia sua cruz e siga.
Negar-se a si mesmo é deixar todas as coisas que nos dizem respeito deste mundo colocando as de Deus em primeiro lugar.
“Buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça e todas as coisas vos serão acrescentadas” (Mateus 6:33).
DE QUE FORMA PODEMOS EXPRESSAR ESTA GRATIDÃO?
Já mencionamos que gratidão a Deus é: crer em Jesus, reconhecer ele como meu único salvador, passar pelo batismo e guardar os seus mandamentos e colocar ele como prioridade em minha vida e só isto que se resume a gratidão a Deus e a Jesus? Em síntese, podemos dizer que sim, mas vamos ver atos do cotidiano que podem ou não expressar gratidão.
Podemos ser grato a Deus através de muitas formas:
a) Deus concede uma porção do seu espírito Santo a cada um de nós e deu dons diversos a cada um.
Você tem colocado em prática a sua gratidão individual a Deus que beneficie o coletivo?
O salmista Davi, através dos seus Salmos, faz menção a atos de gratidão que agradam a Deus.
“Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome. Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nenhum dos seus benefícios. É ele quem perdoa todas as tuas iniquidades, quem sara todas as tuas enfermidades, quem redime a tua vida da cova, quem te coroa de benignidade e de misericórdia, quem te supre de todo o bem, de sorte que a tua mocidade se renova como a da águia” (Salmos 103)
b) Vemos alguns atos de gratidão que elevam o ser humano perante Deus. Louvar a Deus com os nossos lábios, em especial, aqueles que Deus deu o dom de cantar de pregar, pois isto é gratidão, não podemos nos esconder e nada fazer. Deus dá a todos que o servem os dons como lhe aprouver, mas você deve expressar a sua gratidão a ele com o exercício destes dons. O salmista Davi, através dos seus Salmos, faz menção a atos de gratidão que agradam a Deus.
c) Reconhecer que tudo vem de Deus que ele e o nosso ajudador e que nada que é nosso vem somente das nossas mãos mas é permissão dele. (Pagar o dízimo e as primícias)
Este reconhecimento a Deus expressamos quando damos a nossa primícia, nosso dízimo, considerando que Deus é o possuidor de todas as coisas. Este ato de reconhecimento e gratidão deve ser através do nosso coração. Tudo tem que ser pela fé. Deus quer pessoas sinceras e leais que expressam a sua gratidão de coração e não somente porque a igreja tem nos seus mandamentos o dízimo e a primícia. Não pagamos e sim devolvemos a Deus aquilo que não é nosso, mas temos que fazê-lo por fé.
d) Um ato de gratidão que tem muito valor para Deus é a confiança nele nos momentos difíceis. É fácil servir a Deus nos momentos bons, mas nas dificuldades é que somos provados e medimos a nossa gratidão para com Deus. Jó também foi um homem que recebeu um altíssimo conceito de Deus: a Bíblia nos diz que ele era um homem íntegro, reto, temente a Deus, e que desvia do mal. Num momento crítico, quando perdeu seus filhos, ele foi capaz de dizer: “O Senhor o deu e o Senhor o tomou; bendito seja o nome do Senhor”(Jó 1:8).
Paulo, mesmo preso, foi capaz de dizer: “Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito” (Romanos 8:28).
Por estes versículos escritos por Jô e Paulo, vemos que a nossa gratidão deve ser expressa em momentos de dificuldade. É fácil ser grato a Deus nos momentos bons, mas na tribulação muitas vezes murmuramos e esquecemos tudo aquilo de bom que Deus já fez(Jó 1:8).
Está escrito no Salmo 34: “Bendirei ao Senhor em todo tempo; o seu louvor estará continuamente na minha boca”. Estar continuamente o seu louvor em nossa boca e em todos os momentos bons ou ruins. Esta é atitude cristã. Portanto, gratidão a Deus é uma série de atributos que se expressam em muitas coisas, desde a aceitação de Deus e Jesus, até nos conformarmos com situações que nos desagradam, pois a Bíblia diz em tudo daí graças.