O Direito da mulher na igreja
Deus dá os dons do Espírito Santo, tanto ao homem, como a mulher, repartindo a cada um como lhe apraz (Coríntios 12: 4 a 11).
Onde há o Espírito de Deus, há liberdade ( II Coríntios 3: 16.17). Na Igreja da primeira Aliança, Deus usou uma mulher, juíza e Profetiza, para julgar o povo. Débora julgou Israel e o salvou o povo do exército de Jabin (Juízes 4 e 5).
Hulda profetizou sobre o mal que veio em Jerusalém, e julgou Israel, para que Josias restaurasse o povo a guardar a lei de Deus ( II Crônicas 34: 2 a 33).
Ester salvou Israel de seus inimigos (Ester 7 a 9).
A mulher que teme a Deus é louvada por ensinar a sua lei, ajudando o homem no serviço de Deus (Provérbios 1:7.8, 6: 20.21). O valor da mulher está colocado nas letras do alfabeto hebraico (Provérbios 31:1 a 31).
Na Bíblia versão brasileira, o Salmo 68.11 diz: “o próprio Jeová dá a declaração; as mulheres que anunciam as Boas Novas , são um grande exército”.
O homem e a mulher, batizados, são um em Cristo (Gálatas 3:27.28).
Na Nova Aliança, a mulher tem a mesma relação com o trabalho de Deus, para ajudar o homem em prol da salvação. Todos os que invocarem o nome de Cristo serão salvos (Romanos 10:11 a 13).
Priscila e Áquila fizeram viagens missionárias com o Apóstolo Paulo, ajudando-o na divulgação do Evangelho, tendo inclusive, pregado para Apolo o batismo com o Espírito Santo, pois até então, só conheciam o batismo de João, “Em nome de Jesus Cristo ” (Atos 18:18, 25:26).
Felipe, o Evangelista, tinha quatro filhas que profetizavam (Atos 21:8.9).
O Apóstolo Paulo fala das mulheres que trabalhavam para Cristo, ajudando os enviados a pregarem a salvação. Neste capítulo, temos um destaque para Febe, que foi diaconisa; outras versões a denominam ministra da Igreja de Cêncris (Romanos 16:1, 7.3.4, 7.12).
A qualificação do homem e da mulher que pleiteiam ensinar a palavra de Deus é mesma (I Timóteo 3:1 a 12).
Hoje, o dom do Espírito Santo na mulher, que pode anunciar a salvação, foi proibido por aqueles que não entendem a verdade. Eles se apóiam nos textos deI Coríntios 14:34.35 e I Timóteo 2:10.12.
Nos textos, Paulo não está anulando a mulher, nem o dom da mulher de falar da salvação na Igreja, mas sim enfatizando não ter a mulher autonomia na regência da Igreja como o homem, colocando-o, pois, como a cabeça da mulher, conforme o ensinamento da lei (I Coríntios 11:3, Efésios 5:22 a 24).
Espírito Santo revela a verdade para os enviados (João 16:7 a 14) e dele todos têm que apreender (Deuteronômio 6:1.2, 6:7; Salmos 78:1.2) e dizerem a mesma coisa (João 14:21.22; I Coríntios 1:10; II Timóteo 1:12.13; 2:1.2; Hebreus 12:25; 13:7.8; I João 1: 3; 4: 6).
Jesus disse: “Quem ouve a vós, ouve a mim, quem rejeita a vós, rejeita a mim, quem rejeita a mim rejeita ao pai que me enviou” (Lucas 10:16).
Nesta colocação, o Senhor não distingue homem e mulher. Nem o homem, nem a mulher tem o direito de falar quando não ensinam a doutrina de Deus já revelada, que é a fé em Cristo, e a guarda da Lei, testemunho para a salvação de todos (Salmos 119:165.166; Isaías 8:16.17 e 20. 21).
Este é o ensino da Igreja de Deus na Nova Aliança (Atos 13.:14.15, 15:1.21, 24:14, 28:23, Romanos 2:17 a 20, 16:25.26, Apocalipse 14:12). O homem ou a mulher que ensinam fora desta verdade nada sabem! (I Timóteo 6:3.6).
Homens e mulheres, sabedores da verdade, podem e devem ensinar, para que todos através de seus ensinamentos venham a conhecê-la (Joel 2: 28.29 , I Coríntios 14:26 a 31) . O Templo de Deus não é composto de simples pedras erguidas para que a mulher quando ali estiver não possa falar. O templo de Deus é o povo que ali habita (Atos 20:28, Efésios 2: 20.22, II Coríntios 6:16.17, I Timóteo 3: 14.15).
Se adotarmos a tese de que a mulher não pode falar na Igreja quando está congregada também não poderia falar quando não está congregada. Onde fica o dom do Espírito Santo? Porventura Deus estaria anulando o Espírito Santo na mulher?
Onde há o Espírito Santo, há liberdade, para o homem, para a mulher, em qualquer tempo e lugar, dentro ou fora do Templo (Romanos 12:3 a 7 , II Coríntios 3: 17.18, I Pedro 4: 9 a 11, Deuteronômio 6:5.7) .
Não podemos impedir que Deus se manifeste através da mulher, pois se assim procedermos, estaremos proibindo o Espírito Santo de falar em prol da verdade ( II Coríntios 13: 8).
Estudo escrito em 1993.