O Reino de Cristo, o juízo e o entendimento sobre o milênio
Este estudo visa explicar as várias interpretações acerca do milênio, apoiadas em Apocalipse 20:1-10, que afirmam, em síntese, que haverá um reino milenário: um período de 1000 anos em que os salvos reinarão com Cristo no céu, que Satanás será amarrado neste período e, após os mil anos, será solto para enganar as nações. Esse estudo visa também expor vários aspectos do juízo final, que se contrapõem às interpretações milenistas.
Para falarmos do milênio, temos que discorrer sobre as teorias que fazem a interpretação literal do Apocalipse 20:1-10, confrontando-as com os demais textos bíblicos. Este texto, se interpretado literalmente, está contra a Bíblia, é um texto isolado, que não coaduna com o Reino de Cristo, sua vinda e o juízo final.
Neste estudo, apresentamos o Reino de Deus no governo de Cristo para salvar o Homem, assim como outros estudos, para só então respondermos sobre o milênio. Perguntamos:
1. Haverá um reino milenário, como admitem alguns, apoiados em Apocalipse 20:1-7?
Não haverá! Isto é puro engano, Deus não designou um tempo certo para julgamento daqueles que o aceitam: o julgamento já esta presente para o bem ou para o mal, desde a aceitação de Cristo e o batismo em Seu nome. Deus designou, sim, um tempo, mas para o juízo final, onde todos comparecerão com as obras que aqui praticaram, quer sejam boas ou más, perante o Seu tribunal, que será estabelecido na terra.
Neste espaço do tempo do juízo, a Mensagem Pura será pregada ao mundo, para aqueles que a ouviram distorcida e para todos aqueles que nunca ouviram falar do plano da salvação. Mediante as obras aqui praticadas, estes terão a oportunidade de aceitar a Deus e Ele usará de misericórdia, dando-lhes uma oportunidade de Salvação (Mateus 5:7, 10:42; Romanos 2:14-16; I Timóteo 6:17-19; Tiago 2:13; Salmos 9:7-8,16, 119:5-7; Isaías 2:4, 32:1-20, 61:11; Sofonias 3:8-9). Para a comprovação dessas alegações sobre misericórdia de Deus, para aqueles que não tiveram oportunidade de conhecer e para com os que nunca ouviram falar do sacrifício de Cristo, há muitas passagens bíblicas.
2. O REINO DE CRISTO SERÁ UM REINO MILENÁRIO? COMO INTERPRETAR O APOCALIPSE 20:1-10?
A resposta é negativa, mas para entendermos que não haverá este reino milenário tão proclamado, com base em 10 versículos da Bíblia, dentro de um mesmo capítulo, temos que entender o significado do exposto no texto e estar atentos, uma vez que muitas afirmativas destes versículos estão em oposição a outras passagens bíblicas, se literalmente considerados; além do mais, há Bíblias afirmando que os mil anos, colocados no texto, não constam nos manuscritos originais.
A história do Cristianismo nos mostra que o milênio começou com o movimento montanista, no século II da nossa era. Sem uma real exegese, incorremos no perigo de uma eisegese (injetar-se no texto interpretação pessoal, manipulativa, sem uma análise sistemática dos textos).
Como já dito, faz-se necessário primeiramente estudar os temas abaixo, para prosseguir com a explicação do Apocalipse 20:1-7.
a) O que é o julgamento?
b) Quando Cristo começou a reinar?
c) O que é a primeira ressurreição?
d) Quando Satanás foi expulso do céu?
e) O que a bíblia nos diz sobre o juízo universal?
Após as respostas a estas questões poderemos interpretar o Apocalipse 20:1-7. Vejamos:
3. O QUE É O JULGAMENTO E O JUÍZO PELO REINO DE CRISTO? QUAIS SÃO AS PESSOAS INCURSAS NELE?
3.1. Pela aceitação de Jesus Cristo, o conhecimento do Evangelho, a guarda dos mandamentos e o batismo em Nome de Jesus, aqueles que o aceitam passam da morte para a vida, nascendo novamente; a partir daí começa o julgamento para a vida ou para a morte. Podemos viver eternamente, mas o desvio da verdade nos faz morrer espiritualmente aqui (I Pedro 4:17; Hebreus 10:26-29). Portanto, o julgamento é a aplicação da lei e esta aplicação começa à partir do conhecimento da mesma, da aceitação de Jesus Cristo, o batismo em Seu nome, com a guarda dos mandamentos.
3.2. Adão tinha a Lei para a vida, depois que pecou veio o julgamento e o castigo: a morte de Adão e de sua descendência. A morte reinou de Adão até Moisés, Símbolo do Cristo (Genesis 2:17, 3:17-19; Romanos 5:12-14; I Coríntios 15:21-22).
Notem: desde que Adão quebrou a Lei da vida, veio o pecado e a morte reinou (Provérbios 5:21-23; Romanos 2:12-13). Portanto, o primeiro julgamento foi com Adão (todos passaram a ser mortais). A graça veio por Cristo para salvação e a Lei veio por Moises (João 1:16-17).
A graça operou depois que veio a Lei para imputar novamente o pecado. Onde não há Lei, não há pecado e nem é necessário a graça (Romanos 4:15, 5:15-21, 7:7-13). A Lei veio como espelho para mostrar o pecado (Salmos 119:10-11; Tiago 1:22-25), para o julgamento dos que, pela fé em Cristo, guardam a Lei de Deus (Romanos 2:12-20; Hebreus 5:8-9; Apocalipse 14:12) e também para condenação daqueles que, conhecedores da lei e da guarda dos mandamentos, não os obedecem (Hebreus 10:26-29; Tiago 2:8-12).
3.3. Os que negam o julgamento presente citam Salmos 96:9-13; II Timóteo 4:1-3 e dizem que todo julgamento será no futuro. Será no futuro, sim, pois todas as obras que aqui praticarmos serão levadas para o juízo (o bem ou o mal), mas para aqueles que já ouviram a verdade e a aceitaram, o julgamento começa agora, para a salvação ou perdição.
Aqueles ainda que, tendo conhecimento, nunca aceitaram, o julgamento também está presente. A mensagem de João, a voz do primeiro Anjo com o Evangelho Eterno, anunciou o julgamento e à Hora do Juízo no céu (Mateus 11:10-11; Apocalipse 14:6-7). João veio restaurar o Tabernáculo de Davi, anunciando a paz e a salvação em Cristo (Amos 9:11-12; Zacarias 9:10; Mateus 17:11-13, Lucas 1:68-79), reconciliando o Homem com Deus, entrando no reino de Seu Filho pela primeira ressurreição: o batismo em nome de Jesus Cristo (Romanos 5:10-12; Colossenses 1:12-14) .
Então, deixamos claro que o reino de Cristo começou quando Ele se assentou à direita de Deus e que o homem começa a reinar com Ele após o batismo em seu nome e a guarda dos mandamentos (Romanos 5:17; Colossenses 1:12,13; Apocalipse 5:9,10; II Timóteo 2:11,12; Isaías 9:6-7; Lucas 17:20,21; Hebreus 12:28).
4. QUAIS AS PESSOAS INCURSAS NESTE JULGAMENTO AQUI?
4.1. As pessoas que conheceram Jesus e o mistério da salvação, de todos os tempos, e não os aceitaram, aquelas que receberam o batismo (1) com pleno conhecimento de toda a verdade e, posteriormente, abandonaram, pecando sem Lei e não aceitando a advertência (Ezequiel 33:8-9; Mateus 18:15-18; Hebreus 12:25) ressuscitarão sem lei e sem lei perecerão (Deuteronômio 17:12-13, 18:18-22, 30:16-19; Salmos 119:53; Jeremias 6:19; Amós 2:4; Marcos 7:9; Romanos 2:12; Hebreus 6:4-8, 10:26-31; II Pedro 3:7); o julgamento ocorre aqui, já estão julgadas e condenadas. Não deram frutos, ressuscitarão no juízo com o corpo mortal, condenado à morte (Daniel 12:1-3; Mateus 25:41-46; João 5:28-30), passaram da primeira morte para a vida pela primeira ressurreição, o batismo, mas voltaram ao pecado voluntário e não o venceram, tornando à congregação da morte (Apocalipse 2:11).
Esta classe de pessoas é chamada de “árvores mortas duas vezes”: a primeira pelo pecado de Adão e a segunda por profanar o sangue da nova aliança, deixando a Lei de Deus (Mateus 3:7-10; I Tessalonicenses 5:6; Judas 1:11-15; Apocalipse 3:1-3).
4.2. A segunda classe de pessoas incursas neste julgamento são aqueles que ensinam doutrinas falsas. Muitos têm conhecimento da Verdade, mas mesmo assim têm resistido por muitas razões, ensinando falsas doutrinas. Estes ressuscitarão com corpos mortais, para Deus são falsos profetas, perecerão com severo juízo (Deuteronômio 13:1-11; I Reis 18:39-40; Mateus 7:15-23; II Pedro 2:1-3,17-22).
4.3. A terceira classe de pessoas, são aqueles que pecaram contra o Espírito Santo de Deus, após o batismo, abandonando Sua Lei, também profanaram o sangue da aliança: ressuscitarão com corpo mortal, porque morreram no seu pecado e não haverá mais arrependimento, pois já foram julgados e condenados como réus de um pecado sem perdão tanto aqui, quanto no juízo (Daniel 12:2; Mateus 12:31-37; Marcos 3:22-29; João 3:18,36; I João 5:16-17).
5. QUANDO CRISTO COMEÇOU A REINAR? QUANDO COMEÇA O JULGAMENTO NA TERRA? SERÁ EM UM REINO MILENÁRIO?
5.1. Cristo reina desde a sua primeira vinda, aqueles que batizam em Seu nome reinam com Ele. Ele disse: O reino de Deus está entre vós (Lucas 17:20-21). Há uma corrente milenista quem ensina que na vinda de Cristo, Ele se assentará no trono de Davi, em Jerusalém e julgará as nações por 1000 anos, com vara de ferro, mas isto não tem apoio bíblico, pois Cristo já reina e os que o aceitam reinam com ele. Reinar com Cristo é ter a bem-aventurança de ter passado pelo batismo, ter a chance da salvação; esta esperança da concretude de uma vida eterna é o reinar aqui com Ele. Haverá um reino futuro no novo céu e na nova terra onde os salvos habitarão, mas após o juízo final (Apocalipse 21: 4-7,27, 22:1-5; Isaias 35:1,2,10, 65:22-23).
5.2. O ensino dos milenistas de que Cristo virá sentar-se em Jerusalém, julgando as nações durante 1000 anos não é verdadeiro! Cristo é chamado Filho de Davi, porque Davi é da tribo de Judá da qual Cristo veio (II Samuel 2:4-7; Mateus 1:1-16; Romanos 1:2,3; Hebreus 7:14; Apocalipse 5:5).
A promessa feita a Davi de que seu descendente se sentaria em seu trono e reinaria eternamente cumpriu-se com Cristo (Jeremias 23:5; Atos 2:30). Jeová o ungiu para reinar sobre as nações (Salmos 2:6-9, 45:7; Isaías 11:1-3, 61:1,2; Mateus 3:16,17; João 18:37) e deu-lhe todo o poder para julgar (João 3:35, 5:22, 8:16). Cristo recebeu o domínio do seu reino e o estabeleceu entre os homens pela pregação do Evangelho, desde João Batista (Mateus 3:3, 4:17, 11:11-12; Lucas 16:16, 17:20-21; Colossenses 1:12-13; Hebreus 12:28).
Depois de vencer a Satanás por Sua morte e ressurreição, Cristo Entrou no Seu Reino e, no Dia de Pentecostes, sentou-se no trono junto com o Pai (Apocalipse 3:21). Reina desde então eternamente com ELE, recebeu todo poder no céu e na terra e deu também poder aos 12 discípulos para julgar as nações, sobre as 12 tribos de Israel (Isaías 9:6,7; Daniel 2:44, 7:13,14; Lucas 1:32-35, 17:20,21, 19:11-15; João 16:28-33; Hebreus 9:24; 2:14,15; Atos 1:9, 2:30-35; Apocalipse 5:9-13, 11:15-17, 12:10).
Pelo seu reino, que começou em Jerusalém, aqueles que aceitam Cristo e batizam em Seu nome já reinam com Ele e são julgados pelo Evangelho (Salmos 9:4-8, 72:1-12, 110:1-6; Miquéias 4:1-3; Lucas 24:46-47).
Há um retrocesso dos que negam o Reino Eterno de Cristo presente; enganam-se afirmando que Cristo tomará posse do Seu Reino no milênio, Cristo reina eternamente e destruiu todos os seus inimigos (Salmos 45:4-7, 89:35-37; I Coríntios 15:23-28; Hebreus 9:11,24, 10:12,13).
A Bíblia nos fala mais de 100 vezes do Reino de Deus e de Cristo, não como milenário e futuro no céu ou na terra, mas aquele estabelecido em sua primeira vinda, um Reino presente (Êxodo 15:17,18; Salmos 145:13; Daniel 2:44, 4:34,35, 7:14). O Reino Eterno de Deus e de seu filho Jesus Cristo, como já colocado, é presente, para quem o aceita, e será futuro no Novo Céu e na nova terra (Apocalipse 21:1-7, 22:1-5).
6. O QUE É A PRIMEIRA RESSURREIÇÃO? A PRIMEIRA RESSURREIÇÃO FALADA EM APOCALIPSE 20 É A DO TÚMULO?
Estudado acima o que é o Reino de Cristo e quando começou, vamos para a segunda questão de fundamental importância, contida no Apocalipse 20, que é a primeira ressurreição, mas, subentendida pelos milenistas como a ressurreição do túmulo. Biblicamente, a primeira ressurreição não é a do túmulo, a primeira ressurreição ocorre quando passamos pelo batismo em nome de Jesus Cristo, ordenado por Deus para perdão de pecados, e confirmado por Cristo depois de ressuscitado (Lucas 24:46-47; Atos 2:38, 4:1-2,12, 10:48; I Coríntios 3:11). Por ele ocorre a primeira ressurreição dos mortos no pecado de Adão (Mateus 8:22; Romanos 5:12-13; I Coríntios 15:22-23). O homem nasce morto, pois nasce no pecado, só passa a viver quando batiza, no batismo verdadeiro (em nome de Jesus). A Bíblia não deixa nenhuma dúvida sobre isto.
Pelo batismo, somos sepultados e ressuscitados pela fé no nome de Jesus Cristo (Romanos 6:3-13; Efésios 2:1-5; Colossenses 2:12-13, 3:1-3), passando da primeira morte para a vida (João 5:24-25, 11:25,26; I João 3:1-3), nascendo de novo com Cristo, tornando-nos filho de Deus (João 3:3-7; Gálatas 3:26-27). Após esta ressurreição (batismo), já reinamos com Cristo aqui na terra, e não no céu (Lucas 17:20-21; Hebreus 12:27,28; Apocalipse 5:10).
Há que se entender que reinar com Cristo é o estado de estar debaixo da sua graça e ser participante, aqui na terra, deste reino, e, no futuro, de um novo céu e uma nova terra. Portanto, a primeira ressurreição falada no Apocalipse e de que são bem-aventurados aqueles que nela tem parte, pois sobre estes não tem o poder a segunda morte, não é uma ressurreição do túmulo.
A interpretação não é literal, se fosse, o texto estaria em contradição com muitas passagens bíblicas. Certa ocasião, Jesus disse a um jovem: “deixe os mortos que enterrem aos seus mortos” (Lucas 9:59-60). Jesus estava, porventura, falando de alguém que estava morto? Quem está morto pode enterrar outro morto? Aqui ele se referia aos mortos no pecado de Adão, sem o novo nascimento com Cristo, continuam vivos fisicamente, mas mortos espiritualmente.
7. QUANDO SATANÁS FOI EXPULSO DO CÉU?
Por que é importante estudar esta questão? Para que se possa explicar a prisão de Satanás na terra. Satanás foi expulso do céu quando Cristo subiu. Ele não será preso em um Reino milenário, mas já esta preso nesta terra desde que foi expulso do céu. Quando Cristo subiu, Satanás foi levado cativo (Salmos 68:18; Efésios 4:8; I Pedro 3:22), travou-se uma guerra no céu: Cristo e seus anjos contra Satanás e seus anjos, que foram lançados na terra, onde estão a besta e o falso profeta também presos em seus pecados e atormentados pelo fogo invisível da ira de Deus (João 3:36, 12:31; Efésios 2:1-4; Apocalipse 12:7-12, 19:20, 20:9-10).
A prisão de Satanás é aqui, pois foi aqui que foi lançado, por isso o céu se alegrou, mas a terra foi orientada: “… mas ai da Terra, porque desceu a vós o Diabo tendo grande ira…!” (Apocalipse 12:9-12). Hoje ele não tem mais poder de subir ao céu e acusar os homens, como fazia antes de Cristo subir.
8. O QUE NOS DIZ A BÍBLIA SOBRE O REINO DE CRISTO E O JUÍZO UNIVERSAL?
É importante estudar este capítulo, pois, se não há um Reino milenário e haverá o final de todas as coisas, mas como isto se dará?
A Bíblia nos ensina que haverá um juízo universal sobre toda a terra (veja as passagens abaixo), nos fala de um Reino no novo céu e na nova terra, após o juízo (Apocalipse 21:1-7) e ainda, que o Reino de Cristo é eterno e que o nosso reino começa aqui, à partir do momento que nascemos de novo através do batismo nas águas, como já estudado.
Neste juízo universal haverá a vinda de Cisto visível e a ressurreição de todos. Neste período, será o tempo em que Deus se manifestará defendendo Sua justiça (Salmos 9:7-8,16, 119:5-7; Isaías 2:4,10-21, 30:27-28, 32:1-20, 61:11; Sofonias 3:8-9), ou seja, trazendo juízo de Sua Palavra e condenando a mentira encoberta de Satanás, pela qual enganou o mundo, pois fora precipitado aqui juntamente com os seus anjos (Mateus 10:26; I Coríntios 4:5; II Coríntios 4:2-4; Apocalipse 12:9). Deus será conhecido no juízo em sua ira e misericórdia e dará a recompensa do bem e do mal a cada um. Perguntamos: Se haverá um reino de milenário, como alguns afirmam, onde ficará a misericórdia de Deus para aqueles que nunca ouviram falar da salvação? Deus condenará a todos?
No juízo, todos comparecerão com as obras que cada um praticou, quer sejam boas ou más; a misericórdia de Deus será concedida a todos que o serviram, mas que não conseguiram a perfeição neste corpo. Também se estenderá àqueles que não ouviram a Verdade ou ouviram-na distorcida, pelas introduções feitas na Bíblia, desviando o homem do caminho correto da salvação.
O milênio exclui esta misericórdia de Deus para aqueles que nunca ouviram falar de Jesus e da salvação. Os livros proféticos de Isaías, Jeremias, Daniel, Ezequiel, Sofonias, falam deste Reino Eterno e da misericórdia de Deus no juízo. Como conciliar esses escritos com a passagem única do milênio? (Eclesiastes 12:13-14; Ezequiel 38:19-23, 39:21-23; Romanos 2:2-10, 30:27 28; Joel 2:11; Apocalipse 6:14-17, 14:13). Respondidos os questionamentos acima, analisaremos agora a questão do milênio. Vemos claro e explicitamente que no juízo haverá a misericórdia e todos saberão do plano de Deus e do sacrifício de Cristo (Isaías 26:7-10,18-21, 28:14-22, 29:22-24, 32:1-20; Sofonias 3:8-9).
9. O ESTUDO DE APOCALIPSE 20:1-10, AS POSIÇÕES MILENISTAS E AS SUAS CONTRADIÇÕES
Como explicar a passagem do Apocalipse 20:1-10? Interpretá-la literalmente ou confrontar com todo o contexto bíblico para verificar a sua veracidade? Após verificarmos o que é o julgamento e quando começa, quando Cristo começou a reinar? O que é a primeira ressurreição? Quando Satanás foi expulso do céu? E o juízo final? Faremos uma confrontação de passagens para verificar se há conciliação com o milênio. Veremos primeiramente:
9.1. COMO DEVE SER A INTERPRETAÇÃO DA BÍBLIA E DO TEXTO DE APOCALIPSE 20:1-7?
Em Apocalipse 20:1-7 há seis menções do milênio, mas estão em contradição com muitos textos bíblicos. Na passagem citada, há menção de um reino milenar onde muitas coisas nele acontecerão; se interpretados literalmente, há muitas contradições com toda a bíblia sobre pontos importantes que estão cristalinos no Evangelho, como: a primeira ressurreição, o Reino de Cristo, a expulsão de Satanás para o abismo e o juízo final. Então como conciliar? Há conciliação destes textos com os demais que negam ou se chocam com ele? Veremos como a bíblia deve ser interpretada:
No caso do texto acima, os milenistas fazem interpretação simplesmente literal do Apocalipse 20, alguns milenistas ensinam que haverá um período milenar, que neste período Satanás estará sem atividade, as nações mortas, a terra também estará sem luz. A interpretação da bíblia e, logicamente de Apocalipse 20:1-10, não pode ser literal, deve ser sistemática e histórica. A interpretação sistemática é a comparação de um texto com o outro, no caso, com todo o contexto bíblico. Nada pode ser lido isoladamente; a interpretação histórica, que é o contexto histórico do momento em que os textos foram produzidos e as possíveis introduções humanas no texto. Não se pode fazer simplesmente uma interpretação literal (que é a interpretação somente pela letra do texto, isolando-o das demais passagens bíblicas).
Se fizermos a interpretação do Apocalipse literalmente, há que negar e anular as passagens da bíblia que falam sobre o Reino Eterno de Deus e seu filho Jesus Cristo (Êxodo 15:17-18, 145:10-13; Daniel 7:26-27; Lucas 1:30-33; Atos 2:24-36; Apocalipse 5:11-13), a primeira ressurreição pelo batismo (João 3:1-7, 5:25; Romanos 6:3-11; Efésios 2:1-6; Colossenses 2:12-14, 3:1-4; Gálatas 3:27-28; Romanos 8:15-17), a ressurreição dos mortos, a segunda vinda de Cristo e o juízo (Salmos 9:7-8,16, 119:5-7,43; Isaías 2:4, 30:27-28, 32:1-20, 61:11; Mateus 10:26; II Coríntios 4:2-4; Eclesiastes 12:13-14; Ezequiel 38:19-23, 39:21-23; Joel 2:11-28; Romanos 2:2-10; Apocalipse 6:2-17, 12:9).
Passagens bíblicas devem ser convergentes, nunca excludentes. Passagens excludentes e sem confirmação, tendem a ser introduções humanas. Para compreensão e entendimento das Escrituras Sagradas não basta apenas uma leitura, faz-se necessário uma exegese global, que é a comparação de um texto com o outro, para extrair-se o real significado deles e, além do mais, muitos textos, em especial do Apocalipse, são proféticos, utilizam figuras de linguagem e não podem ser entendidos literalmente, sendo o caso de Apocalipse 20:1-7.
10. O QUE DIZEM OS MILENISTAS SOBRE O TEXTO DE APOCALIPSE 20:1-7? AS RESPOSTAS MEDIANTE OS TEXTOS BÍBLICOS
Em Apocalipse 20:1 diz: “Vi descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo e uma grande cadeia na sua mão. Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás e amarrou-o por mil anos. E lançou-o no abismo e ali o encerrou, e pôs selo sobre ele, para que não mais engane as nações, até que os mil anos se acabem. E depois importa que seja solto por um pouco de tempo.” Vamos estudar o texto…
10.1. QUEM É O ANJO DO TEXTO E QUANDO SATANAS FOI PRESO ?
Cristo é o anjo do texto. Satanás não será preso em um reino milenário, mas já está preso nesta terra, desde que foi expulso do céu. Quando Cristo subiu, Satanás foi levado cativo (Salmos 68:18; Efésios 4:8; I Pedro 3:22), travou-se uma guerra no céu: Cristo e seus anjos contra Satanás e seus anjos, que foram lançados na terra, onde estão a besta e o falso profeta também presos em seus pecados e atormentados pelo fogo invisível da ira de Deus (João 3:36; Efésios 2:1-4; Apocalipse 12:7-12, 19:20, 20:9-10).
Do Edén até Cristo, o homem foi cativo no pecado de Satanás (Provérbios 5:22-23; Isaias 49:24-26; II Timóteo 2:25-26), e também foi levado para o cativeiro (Apocalipse 13:9). Pela morte de Cristo, Satanás foi vencido para libertar os presos (homem) dos seus pecados (Isaías 42:6-7; Atos 26:17-18; Hebreus 2:14-15). Cristo é o anjo Miguel (nome que tinha na primeira Aliança), que lutou com Satanás no passado a favor do seu povo (Isaías 63:8-9; Daniel 10:12-14) e Ele é enviado como anjo da Nova Aliança, prendeu Satanás e o lançou-o no abismo (a terra) (Malaquias 3:1-2; Apocalipse 12:7-13, 20:1-2). O texto diz ainda: “Vi descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo, e uma grande cadeia na sua mão.”
Uma outra contradição dentro do próprio versículo: “Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás e amarrou-o por mil anos. E lançou-o no abismo e ali o encerrou…”; percebam que aqui apenas Satanás foi preso, mas e os seus milhares de anjos, ficaram soltos? A passagem correta é a de Apocalipse 12:7-9, que nos relata que ao subir, houve batalha no Céu: Miguel e seus anjos contra Satanás e seus anjos e eles não prevalesceram; Satanás fora lançado para baixo e seus anjos foram lançados junto com ele.
10.2. O QUE É O ABISMO, A CHAVE DO ABISMO E A CADEIA NA MÃO DO ANJO?
O abismo é o mundo, deserto de Deus pelo pecado de Satanás (Isaías 14:9-17, 60-1.3; Mateus 4:16-17).
O anjo, como já colocado, é Cristo. A chave do abismo em Sua mão é todo o poder da Palavra que o Pai lhe deu, chave que abre e fecha todas as coisas. Satanás foi preso na primeira vinda de Cristo (Mateus 12:29; João 12:31), ele sabia que Cristo veio para prendê-lo no abismo, por isso os demônios pediram, naquele episódio que Jesus os expulsou, que não os mandassem para o abismo (Lucas 4:33-34, 8:30-32; João 12:31; Apocalipse 12:7-13).
10.3. O QUE SÃO AS CADEIAS EM QUE SATANÁS ESTA PRESO?
A cadeia (corrente) que aprisionou a Satanás não é uma corrente, literalmente falando, mas foram os seus próprios pecados, registrados diante de Deus (Deuteronômio 32:32-35). O pecado é a cadeia em que as nações estão presas (Isaias 49:8-9, 61:1-2), assim como pela morte de Cristo Satanás foi vencido e o reino do mundo passou a ser de Deus e de Jesus Cristo (Hebreus 2:14; Apocalipse 11:15).
Os pecados da primeira aliança que recaíram sobre satanás e seus anjos, assim como os da nova aliança que vem recaindo sobre ele anualmente, tornaram-se as cadeias de sua prisão no abismo (terra), sob o fogo da ira de Deus, ficando reservado à sua destruição, no juízo final (Ezequiel 28:17-18; Mateus 25:42; Judas 1:6; Apocalipse 20:9-10).
Satanás fez a cova do pecado para prender o homem e na mesma cova do pecado foi preso (Salmos 7:13-16). Quando o santuário foi aberto no céu, iniciou-se a purificação dos pecados que estavam sob a primeira aliança, estes foram confessados pela intercessão de Cristo e apagados dos livros perante o Pai, recaindo sobre Satanás e seus anjos (Jó 38:22-23; Apocalipse 11:7-12,19-22 – verificar), que foram expulsos para a terra v.13, (Isaías 24:21-23; Apocalipse 19:19-21, 20:9-10).
11. Diz ainda Apocalipse: “Vi tronos em que se assentaram aqueles a quem havia sido dada autoridade para julgar. Vi as almas dos que foram decapitados por causa do testemunho de Jesus e da palavra de Deus. Eles não tinham adorado a besta nem a sua imagem e não tinham recebido a sua marca na testa nem nas mãos. Eles ressuscitaram e reinaram com Cristo durante mil anos.”
Quando Cristo sentou-se a destra da majestade, daí em diante começou a reinar e a julgar todas as nações (Salmos 9:4-5, 110:1-6; Atos 2:32-35), para pôr todos os seus inimigos por escabelo de seus pés ( I Coríntios 15:24-25; Hebreus 10:12-13; I Pedro 4:17; Mateus 25:32-32). Haverá o juízo final, mas, como já colocado, o julgamento está presente para bem ou mal, à partir do novo nascimento pelo batismo em nome de Jesus Cristo.
11.1. No que consiste este julgamento?
Consiste em Cristo interceder por nós (Hebreus 2:17, 4:14-16, 7:25, 8:1-3, 9:24), perdoando todos os nossos pecados quando os confessamos (Hebreus 3:1; I João 1:7-10). Consiste também, em apagar do Livro da Vida o nome daqueles que pecaram voluntariamente, desviando-se da fé, ficando reservado para o Dia do Juízo (Salmos 9:4-5, 109:13-14; Hebreus 6:4-8, 10:26-28; Apocalipse 3:5, 21:8).
12. O SEGUNDO TEXTO DE APOCALIPSE DIZ: “MAS OS OUTROS MORTOS NÃO REVIVERAM, ATÉ QUE OS MIL ANOS SE ACABARAM. ESTA É A PRIMEIRA RESSURREIÇÃO.” (APOCALIPSE 20:5-6).
(O restante dos mortos não voltou a viver até se completarem os mil anos) (2)Esta é a primeira ressurreição.
Bem-aventurado e santo os que participam da primeira ressurreição! A segunda morte não tem poder sobre eles; serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com ele durante mil anos:
12.1. O QUE É A PRIMEIRA RESSURREIÇÃO QUE DIZ O TEXTO? SERIA A RESSURREIÇÃO DO TÚMULO? QUAL É A PRIMEIRA RESSURREIÇÃO SEGUNDO A BÍBLIA?
O texto nos fala de uma primeira ressurreição. Aqueles que defendem o milênio afirmam que haverá uma primeira ressurreição de justos do túmulo. Observamos haver um grande equívoco das correntes milenistas nesta afirmação, uma vez que, como já exposto, biblicamente, a primeira ressurreição não é a do túmulo, mas a do batismo em nome de Jesus Cristo, ordenado por Deus para perdão de pecados e confirmado por Cristo depois de ressuscitado (Lucas 24:46-47; Atos 2:38, 4:1-2,12, 10:48; I Coríntios 3:11). Por ele ocorre a primeira ressurreição dos mortos no pecado de Adão (Mateus 8:22; Romanos 5:12-13; I Coríntios 15:22-23). O homem nasce morto, pois nasce no pecado, só passa a viver quando é batizado no batismo verdadeiro (em nome de Jesus). A Bíblia não deixa nenhuma dúvida sobre isto.
Pelo batismo somos sepultados e ressuscitados pela fé no nome de Jesus Cristo (Romanos 6:3-13; Efésios 2:1-5; Colossenses 2:12-13, 3:1-3), passando da primeira morte para a vida (João 5:24-25, 11:25,26; I João 3:1-3), nascendo de novo com Cristo, tornando-nos filhos de Deus (João 3:3-7; Gálatas 3:26-27).
12.2. PORQUE O TEXTO FALA QUE SÃO BEM-AVENTURADOS OS QUE TÊM PARTE NA PRIMEIRA RESSURREIÇÃO, PORQUE SOBRE ELES NÃO TEM PODER A SEGUNDA MORTE?
Porque aceitaram Cristo e nasceram de novo pelo batismo, tendo já nesta terra, ainda não restaurada, um grau maior de conhecimento, nasceram para a vida e já reinam com Cristo, agora, e não no milênio, é por isto que sobre eles não tem poder a segunda morte, que é a espiritual, a morte verdadeira, pois quando dizemos que morremos neste corpo, não morremos, mas apenas dormimos.
O texto de Apocalipse fala de que são bem-aventurados aqueles que têm parte na primeira ressurreição. Perguntamos aos milenistas: Se esta ressurreição fosse à do túmulo, conforme afirmam, e aqueles que servirem a Deus e estiverem vivos na vinda de Cristo, não seriam eles bem aventurados? Não há resposta plausível que apóie esta afirmativa, pois não se trata da ressurreição na vinda de Cristo, mas da ressurreição pelo batismo em Seu nome. Haverá uma ressurreição no juízo de justos e injustos (Isaías 26:19; Daniel 12:1-2; João 5:27-30;Atos 24:14-15; I Coríntios 15:51-54; I Tessalonicenses 4:16).
O texto que diz que “reinarão com ele mil anos”, não se coaduna com o que as Escrituras dizem, aqueles a quem é dado a felicidade da salvação, por meio de Jesus Cristo, não reinarão mil anos, mas para sempre reinam com Cristo neste corpo mortal após o batismo, e continuarão a reinar com Ele no corpo imortal, durante toda a vida celestial no novo céu e na nova terra restaurada e preparada por Deus. A terra voltará ao estado original, como antes do pecado, tudo será renovado para morada dos salvos, segundo a promessa de Deus (Gênesis 12:14-15; Salmos 37:9-11,22; Provérbios 2:21; Isaías 60:18-22, 66:22-24; Mateus 5:5; II Pedro 3:12-13; Apocalipse 5:10, 21:1-6). Os mil anos repetido no texto de Apocalipse algumas vezes, não tem ressonância com nada nas escrituras; há bíblias relatando que este texto, desta forma, não consta nos originais.
Teremos, sim, na terra, não um reino milenário, mas um período de juízo final que segundo Isaias 65:18-20 será de 100 anos. Neste período, a atenção do homem estará voltada a aprender a Lei de Deus, estarão atentos ao juízo e ali começarão a aprender como meninos, ressuscitarão justos e injustos, os que morreram com Cristo serão aperfeiçoados, pois aqui não há perfeição neste corpo, e aqueles que não tiveram a chance da salvação por não terem tido oportunidade ou por terem ouvido a Palavra distorcida pelas introduções no Evangelho, terão a chance de ouvir e aceitar, os que erram no seu espírito chegarão a conhecer o entendimento (Isaías 28:9-18, 29:24, 65:18-20; Sofonias 3:6-9).
Neste período, os homens estarão com sua atenção, exclusivamente, voltada ao aprendizado da Lei de Deus (Isaías 26:8-10, 27:1-6, 32:2-4; Mateus 22:28-30; Lucas 20:34-36), portanto, não haverá casamentos, não nascerão crianças (Isaías 65:20; Mateus 22:28-30; I Coríntios 7:29-32). Aqueles que aqui aceitaram e se desviaram morreram espiritualmente aqui, ressuscitarão com corpo mortal para a condenação no juízo. Há que se entender bem os textos citados do juízo final, para que se faça a comparação entre eles e este período milenar.
13. QUEM SÃO OS MORTOS QUE NÃO VIVERAM CITADOS EM APOCALIPSE 20?
Apocalipse 20:5- “O restante dos mortos não voltou a viver até se completarem os mil anos. Esta é a primeira ressurreição.”
13.1. Os mortos que não viverão não são os que não ressuscitarão do túmulo, (3) são os que continuam mortos no pecado de Adão e, portanto, uma vez morrendo (morte física), não tiveram o privilégio de ressuscitar com Cristo, antes do juízo, através da primeira ressurreição, que é o batismo, para viver e reinar aqui (I Coríntios 4:8; II Timóteo 2:11; Colossenses 2:12-13, 3:1; I João 5:12) e, no futuro, ressuscitarão, sim, mas no juízo, para terem uma chance de ouvir a Palavra verdadeira, segundo a misericórdia de Deus. Haverá esta chance apenas para aqueles que não tiveram a oportunidade de conhecer o plano da salvação, pela fé em Jesus Cristo e a guarda dos seus mandamentos, porque nunca lhes foi anunciado ou porque estiveram enganados pela mentira de Satanás (Isaías 26:7-9, 29:17-24, 32:1-4, 35:3-7; Sofonias 3:8-10; Marcos 9:41; I Timóteo 6:17-19). A primeira parte do versículo está de acordo com a Bíblia (Salmos 88:5; Eclesiástico 9:5-6; Isaías 26:13-14), mas “que não viveram até que os 1.000 anos se acabassem” é falso! Deus não é Deus de mortos (Mateus 22:31-32). Supostamente, o texto foi adulterado, até porque, no final do versículo 10 há apoio à imortalidade da alma, não amparada na Bíblia, introduzida pelo catolicismo.
14. QUAL É A CONTRADIÇÃO DESTE ENSINO DO REINO MILENÁRIO?
Há muitas contradições, algumas já colocadas que serão levantadas aqui. Vejamos:
14.1. O pecador sem Cristo é morto (Mateus 8:22), seu nome não está escrito no Livro da Vida (Apocalipse 13:8, 17:8), pecam sem lei e não são julgados por ela, até que tenham o conhecimento da Lei de Deus pela fé em Cristo Jesus. No juízo, Deus usará de misericórdia com aqueles que não conhecem a Verdade sobre a salvação (Romanos 6:22,23; João 21:9-20 ??; Romanos 2:12-13). Aqueles que não crerem no Evangelho continuarão sob a ira de Deus (Marcos 16:16; João 3:18,36; Efésios 2:3). Como conciliar isso com o milênio?
A segunda ressurreição do pecador em outra vinda de Cristo, depois de 1000 anos, defendida pelos milenistas, para ser destruído no lago de fogo e enxofre, que é a morte espiritual, não é verdadeira.
Observem: Acrescentaram uma ressurreição para o pecador sem Cristo e negaram uma só ressurreição de justos e injustos da Igreja, na vinda de Cristo, para a execução do juízo. Negam também a segunda morte espiritual depois do batismo, para os que retrocedem ao pecado. Esta morte já é aqui, tendo sua recompensa no juízo (I Pedro 2:20-22; Judas 1:11-12). Negam também a existência de uma só morte física (dormir) como salário do pecado e uma única morte espiritual, a verdadeira morte, como nos ensinam as Escrituras (Romanos 6:23; Hebreus 9:27).
15. VÁRIAS AFIRMATIVAS SÃO FEITAS NO ENSINO DO MILÊNIO, DECORRENTES DO APOCALPSE 20:1-10
A Afirmativa milenista que na vinda de Cristo as nações serão destruídas e os justos ficarão na terra, como no dilúvio (Gênesis 7:21-24; Provérbios 20:21-22; Isaías 24:5-6; Jeremias 30:11; Sofonias 1:18; Lucas 17:26-30), não é verdadeira. Notem bem: Primeiro, se a Terra ficasse 1000 anos sem habitantes e Satanás fosse preso para não enganar as nações, Satanás seria preso para não enganar quem? Os mortos? A Bíblia diz que quando Satanás foi lançado no abismo (terra), as nações gemem em suas iniqüidades e se levantarão contra ele (Jó 18:14-17, 20:26-28; Isaías 17:9-17; Ezequiel 28:15-17; Apocalipse 12:10-12)
15.1 Afirma-se: Que a terra ficará sem luz e sem habitantes no milênio. Para essa alegação, temos a resposta na Bíblia que diz que a terra não será totalmente destruída e nela não cessam o dia e noite (Genesis 8:21-22; Eclesiastes 1:4; Isaías 48:18; Jeremias 4:27, 33:20-26).
15.2. Afirma-se: Que na vinda de Cristo haverá a primeira ressurreição dos justos, que serão arrebatados para o céu e reinarão com Cristo 1000 anos, julgando os mortos na terra.
Como já dito, a primeira ressurreição é o batismo em nome de Jesus Cristo, momento em que adentramos no Reino de Cristo e reinamos com Ele na terra (Efésios 2:4-6; Colossenses 1:13-14, 2:12-13; Apocalipse 5:9-10). O texto que os milenistas se apóiam é Apocalipse 20:5 que afirma: “bem aventurados aqueles que têm parte na primeira ressurreição” (que é o batismo). Quando Satanás foi lançado no abismo (a terra), ele persegue a Igreja, no reino de Cristo (I Pedro 5:8; Apocalipse 12:12-17), se a Igreja reinasse no céu, ela não seria perseguida na terra, como afirma no próprio livro de Apocalipse!
15.3. Afirma-se: Que os santos no céu julgarão os mortos na terra durante o milênio. A resposta para isso é: A Bíblia diz que o pecador já está julgado e morto no pecado de Adão (Gênesis 2:17, 3:19; Mateus 22:32; Romanos 5:12-20); quem não batizou está morto. É por isso que a bíblia diz que o Evangelho é pregado aos mortos (mortos no pecado de Adão). Os que ouvem a Deus passam da primeira morte para a vida com Cristo (João 5:24-26, 11:23-26; I Coríntios 15:21-22; I Pedro 4:5-6). Os que não ouvem, tendo a chance de saber, já estão julgados e mortos no pecado de Adão (Marcos 16:16; João 3:18,36, 8:24). Pecando sem lei, não são julgados pela lei e, por rejeitar Cristo, perecerão (Provérbios 5:22-23; Romanos 2:12-13, 16:26; I João 5:11-12). Aqueles que tendo chance de ouvir o Evangelho verdadeiro, não o aceitou, já estão julgados, não haverá uma chance no juízo final. Chance haverá para aqueles que não conheceram porque não ouviram falar ou estiveram na ignorância; para esses, sim, haverá a misericórdia de Deus no juízo, segundo as obras que levarão (Mateus 5:7, 10:42; Romanos 2:14-16; I Timóteo 6:17-19; Tiago 2:13). O julgamento começa aqui para aqueles que ouvem e aceitam o Evangelho.
15.4. Afirma-se: Que depois do milênio haverá a segunda ressurreição dos pecadores.
A resposta é que haverá uma só ressurreição do túmulo no último dia de justos e injustos, cujos nomes foram ou não escritos no Livro da Vida (Daniel 12:2; João 5:28-29, 6:39-40, 11:23-25; Atos 24:14-15). Muitos ouviram e não aceitaram, portanto, morreram sem Cristo, ressuscitarão para a condenação. Seus nomes não estão no Livro da Vida (Apocalipse 13:8, 17:8; Êxodo 14:13; Jó 7:9-10; Salmos 5:1-5, 49:12-20, 76:5-6, 88:5; Isaías 26:13-14; Jeremias 51:39-57; Eclesiastes 5:5-6), será concedida uma chance, segundo a misericórdia de Deus, para aqueles que nunca ouviram, praticaram a justiça, mas estão enganados com as introduções na Bíblia. Deus conhece a cada um e dará a recompensa segundo as obras.
Na passagem de I Timóteo 6:17-19, Paulo adverte os ricos deste mundo para que não ponham a esperança nas riquezas, mas que pratiquem o bem e enriqueçam de boas obras, sejam generosos, para que ajuntem um tesouro sólido para o futuro, a fim de conquistarem a verdadeira vida. Veja bem, ele diz aos ricos deste mundo e não aos ricos da igreja.
Perguntamos novamente aos milenistas que negam o batismo em nome de Jesus Cristo, como a primeira ressurreição para a salvação: Onde está a ressurreição para a salvação, na vinda de Cristo, dos que não dormiram? A resposta é: já ressuscitaram com Cristo pelo batismo e serão mudados do corpo mortal para o celestial (imortal) (I Coríntios 15:51-52; Filipenses 3:20-21; I Tessalonicenses 4:16-17; Colossenses 3:1-4). Se a ressurreição do último dia é a segunda ressurreição dos pecadores, como ensinam os milenistas, negou-se a ressurreição dos justos no último dia (João 11:23-24). Aqui fica evidente e claro que a primeira ressurreição não é a do túmulo para reinar 1000 anos. Ninguém pode reinar 1000 anos com o corpo mortal.
15.5. Afirma-se: Que depois do milênio haverá a segunda ressurreição, e Satanás será solto para enganar as nações que estão sobre os quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, e as congregará para a batalha contra a cidade de Jerusalém, que descerá no Monte das Oliveiras.
Vejamos o que a Bíblia diz sobre isto… Gogue e Magogue são as nações, descendentes de Noé, que se tornaram ímpias, Satanás fez delas a grande Babilônia, que subiram sobre a largura da terra, cuja maldição é como a areia, fazendo guerra ao povo de Deus e apoderando-se dos seus arraiais (Gênesis 10:1-33; Salmos 74:1-10, 79:1-7; Isaías 29:1-8) e que no passado foram destruídas (Isaías 26:13-14; Ezequiel 32:22-33,38-39). A guerra continua depois da primeira vinda de Cristo, pelos três espíritos imundos, a trindade, que saíram da boca do dragão, da boca da besta e da boca do falso profeta, para fazerem guerra contra a mulher (Igreja), a cidade de Deus (Hebreus 12:22-23; Apocalipse 12:13-18, 16:13-14, 17:1-18, 20:7-8). Este congresso de Satanás, na nova aliança, contra a igreja, começou com o império romano pagão papável e seus aliados. Desde que Cristo sentou no trono, seus inimigos vêm sendo destruídos pelos seus juízos (Salmos 9:3-8, 45:2-3-7, 110:1-7, Isaias 11:14; Lucas 21:20-24). A Vitória final de Cristo, destruindo Satanás e seus inimigos será no Armagedon, no juízo final, em sua segunda vinda, como aconteceu no dilúvio (Lucas 17:26-30; II Tessalonicense 1:5-10; Apocalipse 16:15-21, 19:11-21).
15.6. Afirma-se: Que depois do milênio Cristo virá pela terceira vez e destruirá no lago de fogo da segunda morte: Satanás, seus anjos e os ímpios da segunda ressurreição. Para isso, a Bíblia diz que Cristo virá pela segunda vez e haverá uma só ressurreição do túmulo (Atos 24:15). Deus ordenou que o homem morresse uma só vez. Aqueles que são da Igreja, voltaram ao pecado e dormiram ressuscitarão para receber no juízo a condenação, a morte, como salário do pecado, pois já morreram espiritualmente, estando ainda vivos (João 5:29; Romanos 6:23; Hebreus 6:4-9,27-28, 10:26-30). A morte é o último inimigo a ser destruído (I Coríntios 15:24-26). Onde está a terceira vinda de Cristo, a segunda ressurreição e a segunda morte depois do milênio?
16. PORQUE O MILÊNIO ESTA EM CONTRADIÇÃO COM A BÍBLIA? PORQUE HÁ TANTAS INCONSISTÊNCIAS COM O RESTANTE DAS ESCRITURAS?
16. 1. Porque não foi pregado por Cristo e nem pelos Apóstolos, nunca existiu, apareceu no ano 150, pelas visionárias Maximilia e Priscilia, defensoras da doutrina de Montano (5), que também foi o defensor da trindade. O milênio apareceu escrito também na carta de Barnabé, que é um livro apócrifo e nega as Escrituras; isto depois da sua apostasia (Gálatas 2:13).
Tertuliano foi o maior defensor do milênio (v. Anti Cristo, 1º V, p.131-132). O montanismo foi difundido no segundo século e com ele apareceram várias interpretações acerca do milênio.
Tal como os milenaristas, Tertuliano, adepto do montanismo, considera que no fim, os justos, ressuscitados, reinarão durante mil anos com Cristo. Depois do juízo final, eles estarão com Deus, enquanto que os ímpios irão para o inferno, para o fogo eterno. (6)Tertuliano traz consigo, em sua filosofia religiosa, a idéia da imortalidade da alma, assim como o catolicismo. Acena que aqueles que não se salvarão irão para o fogo eterno do inferno. Esta doutrina é repugnada pela Bíblia, no entanto, Apocalipse 20:10 afirma que o diabo, juntamente com a besta e o falso profeta serão atormentados dia e noite, para todo o sempre.
Vemos que aqui, como em outras passagens, tentou-se introduzir na Bíblia a imortalidade da alma, doutrina não amparada pelo Evangelho. Há desta forma, fortes indícios de que os textos originais foram adulterados, como predito pelos profetas (Daniel 7:25; Jeremias 8:8; Apocalipse 22:18,19). Pelas Escrituras Sagradas, afirmamos que o diabo e seus anjos, juntamente com todos aqueles que não serão salvos, não arderão no fogo eterno, mas serão destruídos para sempre (Apocalipse 21:8). Perceba que os textos se contradizem. Quem introduziu a imortalidade da alma no mesmo texto, porque não teria acrescentado também os mil anos? Vejam os comentários da Bíblia católica sobre isto. (7).
17. O REINO MILENÁRIO TEM APOIO BÍBLICO EM OUTRAS PASSAGENS FORA DO CAPÍTULO 20:4 DE APOCALIPSE?
Não, este é o único texto na Bíblia que fala sobre um Reino milenário de Cristo. Em Apocalipse, João fala oito vezes do Reino de Cristo, afirma cinco vezes que este reino é eterno, como poderia contradizer suas próprias palavras, dizendo que o Reino de Cristo é de 1000? (Apocalipse 1:6, 5:9-13, 7:11-12, 11:15-17, 12:10, 22:5). O milênio foi e é a falsa esperança dos que o defenderam e o aguardaram. No ano de 999, os milenistas esperaram a vinda de Cristo e o milênio. Muller pregou a vinda de Cristo em 1843 e o início do milênio (Prof. Nos. D 16-19); o livro O Reino de Deus de 1000 anos diz que o reino milenário foi estabelecido em 1914, com a vinda de Cristo invisível. Outro folheto da igreja de Laodicéia, p.7, diz que o milênio começou em 1977. O milênio ainda tem trazido pavor aos que não conhecem a Verdade, sendo enganados pelos precursores dele (Mateus 13:44, 23:13). Esse ensino rebaixa o Reino eterno de Deus no governo de Cristo e o esconde, negando ainda tudo que ocorre nele (Mateus 13:44, 23:13).
18. O QUE NEGAM A MAIOR PARTE DOS MILENISTAS?
18.1. A salvação ensinada por Cristo nas duas pessoas da divindade (João 17:3).
18.2. Negam o Reino eterno de Deus no governo de Cristo. Devemos saber que todo poder no céu e na terra foi entregue a Cristo (Mateus 11:27; João 3:35). Pela sua morte e ressurreição venceu a Satanás (Hebreus 2:14-15), voltando ao Pai, foi coroado (Salmos 21:3-5; Hebreus 2:9; Apocalipse 3:21, 6:2). O Pai lhe entregou o domínio do Seu Reino para que as nações o sirvam (Salmos 72:11; Daniel 7:13-14).
18.3. Negam o batismo em nome de Jesus Cristo, como a primeira ressurreição, entrando à partir dele no Reino de Cristo e passando a reinar com Ele (Colossenses 1:11-12, 2:12-13).
18.4. Negam que o julgamento ocorre pela pregação do Evangelho, para aqueles que o aceitaram e se desviam (João 3:18; II Timóteo 4:1-2; I Pedro 4:5-6,17).
18.5. Negam a prisão de Satanás na primeira vinda de Cristo. Satanás foi lançado no abismo quando Cristo subiu aos céus (João 12:23,31). Na segunda vinda de Cristo, após o juízo final, o mesmo será destruído (II Pedro 2:4; Judas 1:6; Apocalipse 12:7-10, 2:12,13).
18.6. Negam uma só ressurreição de justos e injustos, daqueles que tiveram ou não o seu nome escrito no
Livro da Vida, mas que ressuscitarão no último dia (Daniel 12:1-11; João 5:28-29, 6:39-40; Atos 24:15). Negam a misericórdia de Deus, no juízo, para aqueles que não tiveram chance de ouvir a Palavra, para os nunca ouviram falar de Cristo e para aqueles que ouviram a Palavra distorcida (Mateus 5:7, 10:42; Romanos 2:14-16; I Timóteo 6:17-19; Tiago 2:13; Isaías 42:9-16, 65:16-19; Romanos 6:22-23; II Coríntios 5:17; Apocalipse 21:1-5). Todos ressuscitarão de uma só vez, no período do juízo, para comparecer perante o Tribunal de Deus, que será aqui estabelecido.
18.7. Negam o Dia do Juízo na vinda de Cristo, para destruição de todos os seus inimigos, uma vez para sempre, como no dilúvio (Naum 1:6-9; Lucas 17:27-30; II Tessalonicenses 1:5-10). Aqueles que não aceitaram tendo ouvido aqui ou aqueles que aceitaram o Evangelho e o sacrifico de Cristo, mas voltaram ao estado anterior, morreram espiritualmente aqui, ressuscitarão para receber a condenação (Hebreus 10:26-27; II Pedro 2:20-22).
PERGUNTAS E RESPOSTAS QUE FACILITARÃO A COMPREENSÃO DO ESTUDO
Neste estudo, quero levar ao conhecimento de todos os nossos irmãos a revelação do capítulo 20 do livro de Apocalipse, versículos 1 a 19. Neste capítulo, podemos notar todo o trabalho de Cristo desde a sua primeira até sua segunda vinda, ocasião em que se dará a consumação de todas as coisas, para início da nova era.
Este Estudo contém perguntas e respostas simultaneamente dentro da Bíblia.
1) Quem é o anjo que desceu do céu com a chave do abismo e uma cadeia na sua mão, no Apocalipse 20:1?
O anjo que desceu do céu é Cristo, Ele é o anjo da Aliança (Êxodo 3:2; II Coríntios 23:21-22; Juízes 2:1; Isaías 63:9; Malaquias 3:1; Atos 7:35-38; Hebreus 1:5,13)
2 . O QUE É O ABISMO, A CHAVE DO ABISMO E A CADEIA NA MÃO DO ANJO?
O abismo é o mundo, deserto de Deus pelo pecado de Satanás (Isaías 14:9-17, 60-1.3; Mateus 4:16-17).
O anjo, como já colocado, é Cristo. A chave do abismo em Sua mão é todo o poder da Palavra que o Pai lhe deu, chave que abre e fecha todas as coisas. Satanás foi preso na primeira vinda de Cristo (Mateus 12:29; João 12:31).
3. O QUE SÃO AS CADEIAS EM QUE SATANÁS ESTA PRESO?
A cadeia (corrente) que aprisionou a Satanás não é uma corrente, literalmente falando, mas foram os seus próprios pecados, registrados diante de Deus (Deuteronômio 32:32-35). O pecado é a cadeia em que as nações estão presas (Isaias 49:8-9, 61:1-2), assim como pela morte de Cristo Satanás foi vencido e o reino do mundo passou a ser de Deus e de Jesus Cristo (Hebreus 2:14; Apocalipse 11:15).
Os pecados da primeira aliança que recaíram sobre satanás e seus anjos, assim como os da nova aliança que vem recaindo sobre ele anualmente, tornaram-se as cadeias de sua prisão no abismo (terra), sob o fogo da ira de Deus, ficando reservado à sua destruição, no juízo final (Ezequiel 28:17-18; Mateus 25:42; Judas 1:6; Apocalipse 20:9-10).
Satanás fez a cova do pecado para prender o homem e na mesma cova do pecado foi preso (Salmos 7:13-16). Quando o santuário foi aberto no céu, iniciou-se a purificação dos pecados que estavam sob a primeira aliança, estes foram confessados pela intercessão de Cristo e apagados dos livros perante o Pai, recaindo sobre Satanás e seus anjos (Jó 38:22-23; Apocalipse 11:7-12,19-22 -), que foram expulsos para a terra v.13, (Isaías 24:21-23; Apocalipse 19:19-21, 20:9-10).
4. O que é o abismo em que Satanás foi lançado?
O abismo é a terra em escuridão espiritual, causada por Satanás (Gênesis 1:1-2; João 26:6, 28:14; Salmos 88:11, 107:26; Amós 7:4; Mateus 4:16; Romanos 10:6-7).
5. Quando Satanás foi amarado para depois ser lançado no abismo?
Satanás foi amarado na primeira vinda de Cristo. Ele veio para pregar a liberdade aos cativos e soltar da prisão os que estavam presos por ele (Isaías 6:1, 49:8-9, 24:25; Lucas 4:18, 13:16; Atos 10:38; II Timóteo 2:26). O pecado prendeu o homem a Satanás.
Cristo em sua primeira vinda mostrou o seu poder e a sua força para amarrar Satanás! Ele disse: “Ninguém pode entrar na casa do valente e roubar-lhe todos os bens sem primeiro amarrá-lo” (Isaías 49:24-25; Mateus 12:29; Lucas 11:20-22; Apocalipse 20:1). Quando Cristo subiu para os céus, levou cativo o cativeiro: Satanás (Salmos 68:18; Efésios 4:7; Colossenses 2:15; II Tessalonicenses 2:6-7; Hebreus 2:14-15).
6. Quando Satanás foi expulso do céu e lançado no abismo?
Depois que Cristo subiu para o céu e sentou-se a destra de Deus, Satanás foi lançado por terra e posto por escabelo dos pés de Cristo e de seu povo (Salmos 110:1-7; Mateus 22:44; Lucas 10:18-19; I João 2:14). Quando Cristo subiu ao céu, para assentar-se a direita do trono de Deus (Apocalipse 12:5), houve batalha no céu; Cristo e seus anjos batalharam contra o dragão e seus anjos, mas eles não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou no céus. Foi lançado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o diabo e Satanás que enganou o mundo todo. Ele foi lançado na terra juntamente com os seus anjos (João 12:31; Apocalipse 12:7-10, 20:2-3; II Pedro2:4; Judas 1:6-8).
7. Quando Satanás foi lançado no abismo (a terra), ela estava habitada ou um deserto escuro e sem habitantes?
Notem bem! Se Satanás foi amarado e lançado no abismo durante 1000 anos, para não enganar mais as nações até que os 1000 anos se acabassem, como alegam os milenistas (Apocalipse 20:3), e se durante os 1000 anos os salvos estivessem no seu reinado com Cristo e os mortos pela vinda de Cristo estivessem numa terra deserta, então, por que Satanás foi amarrado e lançado no abismo para não enganar as nações? Onde estão estas nações durante o reinado de 1000 anos?
Nenhum milenista pode responder esta pergunta! A Bíblia dá esta resposta e diz que Satanás foi lançado no abismo, na terra, com luz solar para que todos os que habitam nela contemplem a multidão de suas iniqüidades (Isaías 14:11-17; Ezequiel 28:14-28; Apocalipse 12:12, 20:1-2).
8. Quando Satanás foi lançado no abismo, se a mulher (a Igreja) estivesse reinando 1000 anos com Cristo no céu, por que Satanás perseguia a mulher na terra por 1260 dias? (Apocalipse 12:13)
9. Por que Satanás foi expulso do céu com seus anjos?
Porque em tempos passados eles pecaram contra Deus (II Pedro 2:4; Judas 1:6), causando também a infelicidade nos céus. Cristo morreu para restaurar a felicidade tanto nos céus como na terra (Salmos 99:1-5; Efésios 1:9-10). Uma vez que o Reino foi estabelecido nos céus por Cristo, ele não pode mais permanecer lá para continuar acusando nossos irmãos, por isso os céus se alegram (Apocalipse 12:10-12). Cristo recebeu toda a autoridade nos céus e na terra (Mateus 28:18) para vencer Satanás (Hebreus 2:14) e também nos deu autoridade junto a Ele para vencê-lo (Lucas 10:19; I João 2:13-14; Apocalipse 12:11, 17:14). Satanás ficou irado sabendo que pouco tempo lhe resta (Apocalipse 12:13).
10. Quando foi restabelecido o Reino do céu na terra e quando foi estabelecido também no céu? (Apocalipse 11:17, 12:10) Jesus mandou os apóstolos pregarem que o reino de Deus estava próximo (Mateus 3:2, 4:17, 10:7, 11:12; Lucas 12:32). Ele disse: “O Reino de Deus está entre vós” (Lucas 17:20-21). O Reino foi restabelecido na Terra na primeira vinda de Cristo e no céu, em sua subida, com a expulsão de Satanás (Apocalipse 12:7-12).
11. Como pode um homem entrar no Reino do céu?
Todos os que aceitam a Palavra e se batizam em nome de Jesus Cristo entram no Seu Reino (João 3:3-5; Colossenses 1:13; I Tessalonicenses 2:12; Hebreus 12:28). No capítulo 20:4 de Apocalipse é dito que depois que Satanás foi lançado no abismo, João viu os tronos e aos que se assentaram neles, foi lhes dado o poder de Julgar. Viu as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus e da Palavra de Deus, que não adoraram a besta e a sua imagem e não receberam o sinal em suas testas, nem em suas mãos, eles viveram e reinaram com Cristo durante 1000 anos, esta é a primeira ressurreição.
Vamos responder abaixo:
12. Quando começou este julgamento e a primeira ressurreição?
Após Cristo sentar-se a destra da Majestade, começou a reinar e a julgar a todas as nações (Salmos 9:4-5, 110:1-6; Atos 2:32-35), para pôr a todos os seus inimigos por escabelo de seus pés (I Coríntios 15:24-25; Hebreus 10:12-13; I Pedro 4:17; Mateus 25:32-32). Haverá o juízo final, mas o julgamento está presente para bem ou mal, a partir do novo nascimento: o batismo em nome de Jesus Cristo.
13. No que consiste este julgamento?
Consiste em Cristo interceder por todos os que o aceitam e guardam os seus Mandamentos (Hebreus 2:17, 4:14-16, 7:25, 8:1-3, 9:24), perdoando todos os pecados quando confessados (Hebreus 3:1; I João 1:7-10). Consiste também em apagar do Livro da Vida o nome daqueles que pecaram voluntariamente, desviando-se da fé e não se arrependendo, ficando reservados para o Dia do Juízo (Salmos 9:4-5, 109:13-14; Hebreus 6:4-8, 10:26-28; Apocalipse 3:5, 21:8).
14.O que é a primeira ressurreição dos que reinaram com Cristo?
Biblicamente, a primeira ressurreição se dá por ocasião do batismo em nome de Jesus Cristo, ordenado por Deus para perdão de pecados e confirmado por Cristo depois de ressuscitado (Lucas 24:46-47; Atos 2:38, 4:1-2,12, 10:48; I Coríntios 3:11). Somente por ele ocorre a primeira ressurreição dos mortos no pecado de Adão (Mateus 8:22; João 5:25; Romanos 5:12-13; I Coríntios 15:22-23). Pelo batismo, somos sepultados e ressuscitados pela fé no nome de Jesus Cristo (Romanos 6:3-13; Efésios 2:1-5; Colossenses 2:12-13, 3:1-3), passando da primeira morte para a vida (João 5:24-25, 11:25,26; I João 3:1-3), nascendo de novo com Cristo tornamo-nos filhos de Deus (João 3:3-7; Gálatas 3:26-27). Após esta ressurreição (batismo), já reinamos com Ele na terra e não no céu (I Coríntios 4:8; Colossenses 1:12-13; I Tessalonicenses 2:12; Hebreus 12:27,28; Apocalipse 5:10).
15. Haverá um juízo universal? O que ocorrera neste juízo?
Haverá um juízo universal, com a vinda visível de Cristo (Isaías 2:17-21, 66:15-19; Mateus 24:29-30,44-45, 25:31-32, 26:64; Atos 1:9-11; I Tessalonicenses 1:10, 4:15-16; Judas 1:14-15; Apocalipse 1:7). Nesta segunda vinda, haverá a ressurreição de justos e injustos com corpo imortal (injustos que não tiveram oportunidade de conhecer a Verdade) (Isaías 26:19; Daniel 12:1-2; João 5:27-30, 24:14-15; I Coríntios 15:51-54; I Tessalonicenses 4:16-17). Dos pecados que foram confessados, perdoados e apagados dos livros celestiais, no Dia da Purificação de Pecados, no corpo mortal, não haverá mais lembrança quando revestidos da imortalidade (Isaías 65:16-25; Hebreus 10:16-17; Apocalipse 21:4-5). O bem que o homem fez no corpo mortal, o acompanhará como um tesouro no corpo imortal (Mateus 16:26-27; Romanos 2:4-7,10; II Coríntios 4:6-7,16-18, 5:1-10; I Timóteo 6:17-19; Apocalipse 14:13), mas se aqui for reprovado por abandonar a Verdade ou desviar-se da fé, ressuscitará com o mesmo corpo mortal, pois já morreu espiritualmente aqui, não havendo mais misericórdia de Deus no juízo. O bem que fez neste corpo não será lembrado no juízo, ressuscitará para condenação pelo pecado e morte sem misericórdia (Números 15:30-31; Provérbios 29:1; Eclesiastes 8:11, 12:13-14; Isaías 28:17-23; Ezequiel 18:20-24,30-32, 33:12-13; Daniel 12:2; Mateus 13:40-42; Romanos 2:11-14; I Coríntios 3:11-14, 4:1-5, 13:3-8; Gálatas 6:3-10; Hebreus 6:2-8; II Pedro 2:9,10,20-22).
19. AS VÁRIAS CORRENTES E ALEGAÇÕES MILENISTAS, COM SUAS RESPECTIVAS RÉPLICAS SEGUNDO AS ESCRITURAS
19.1. Os milenistas estão divididos, cada corrente milenista ensina o de forma diferente. Notem: Há um segmento ensinando que Cristo virá sentar no trono de Davi, em Jerusalém, haverá a primeira ressurreição e o julgamento, e, que durante o milênio, os judeus serão restaurados ao Reino de Cristo.
Percebam o erro…
O Reino de Cristo começou desde João Batista (Mateus 10:10-12). Ele veio restaurar o Reino de Deus no governo de Cristo (Malaquias 4:5-6; Mateus 17:10-13), e vai até Cristo entregar o Reino ao Pai (I Coríntios 15;26). Este é o tempo em que judeus e gentios serão convertidos ao Reino de Cristo e protegidos em Sua presença (Salmos 72:1-3; Isaias 32:1-7; Atos 3:12-19). Os que não aceitam o Seu Reino perecerão (Isaías 60:12; II Coríntios 6:1-2). A salvação veio dos judeus para os gentios, a rejeição dos judeus do Reino de Cristo veio, em parte, até a entrada dos gentios (João 1:10-12, 4:22; Romanos 11:8-10). O primeiro chamado ao Reino de Cristo foi Cornélio (Atos 10:28,34-36). E desde então, Evangelho é pregado às nações, os que não crerem, tendo chance de ouvir, estão fora do Reino (Marcos 16:16).
Os milenistas que afirmam que Cristo receberá o domínio do milênio em sua vinda, citam Daniel 7:13-14, passagem que fala da ida de Cristo ao céu, ao Pai, o Ancião de Dias. Lucas 19:12-15, fala da primeira vinda de Cristo à Terra, a fim de tomar posse do Reino e quando voltasse para o Pai, Cristo, depois de vencer a Satanás por sua morte e ressurreição (Hebreus 2:14-15), tendo toda a autoridade concedida pelo Pai (Mateus 28:18; João 3:25), entregou o Seu Reino aos discípulos, para que o pregassem às nações (Mateus 25:14-18; Lucas 19:13; Hebreus 12:29).
A parábola do homem que partiu para uma terra remota, para depois voltar (Lucas 19:14), simboliza Cristo, ela diz que os seus inimigos não aceitaram Cristo reinando sobre eles e sacudiram de si o Seu Reino (Salmos 2:1-3). Na parábola, Cristo tomou posse de seu Reino, passado muito tempo voltou, em sua segunda vinda deu a recompensa aos servos a quem entregara o Reino (Mateus 25:19-30).
Aqueles inimigos que viveram no Reino de Cristo e o negaram foram destruídos em sua vinda; os justos continuaram no Reino do Pai, entregue por Cristo na sua vinda (Mateus 13:26-42; Lucas 19:27; I Coríntios 15:24-26). Os primeiros que rejeitaram Cristo reinando foram os judeus e a ira veio sobre eles (Mateus 25:35-45; João 19:15; I Tessalonicenses 2:14-16). Assim acontecerá aos milenistas que negam o Reino de Cristo presente.
19.2 Há outra corrente milenista, que diz que o milênio começou em 1948, com o Estado de Israel e que Cristo descerá no Monte das Oliveiras, havendo a primeira ressurreição e o julgamento durante o milênio, quem não obedecer será destruído.
Notem a contradição: Se o milênio é um Reino de paz, como dizem, como reinará a morte? A morte será destruída na vinda de Cristo, após o juízo final, como último juízo sobre os seus adversários e não haverá mais morte (I Coríntios 15:25-26; Apocalipse 21:3-4). Afirmam ainda que depois do milênio haverá um reino eternal, que depois do milênio Satanás será solto e congregará as nações para a guerra, descerá fogo do céu e os queimará (Apocalipse 20:7-9).
Perguntamos aos milenistas: Se durante o milênio e depois os inimigos de Deus são destruídos, como podem ser destruídos outra vez no Reino Eterno de Deus onde reinará a paz?
19.3. Guilherme Muller, um dos fundadores do adventismo, pregou que Cristo vinha em 1843 e iniciaria o milênio. Isto não aconteceu. Para se defender, disse ter errado na contagem do calendário e marcou outra data, 1844 (Vide Professor p. tem pg. 24-25). Como isto também não aconteceu, passou a enganar o povo dizendo que em 1844 começou a purificação do santuário, das 2300 tardes e manhãs previstas em Daniel 8:14, o santuário aqui se refere ao celeste. A mensagem de Miller não foi revelada por Deus, é uma teoria contra a Bíblia.
a) Marcou a vinda de Cristo em contradição à Bíblia (Mateus 24:36; Atos 1:7-8). Ensinou que o Reino de Cristo é de 1000 anos, estabelecido em sua vinda, negou o Reino Eterno de Deus presente no governo de Cristo, reinando para sempre (Lucas 1:32-33, 17:20-21).
b) Negou a salvação ensinada por Cristo nas duas pessoas da divindade (João 14:1, 17:3; II João 2:24-25), como um dos sinais escrito na testa dos salvos, que saíram vitoriosos do sinal da besta: a trindade, escrita na testa dos enganados (I João 2:22-25; Apocalipse 13:13-17) e também ensinada por Miller.
c) Negou o batismo em nome de Jesus Cristo, ordenado por Deus a João Batista, sendo este a primeira ressurreição para entrar no Reino de Cristo (Colossenses 1:12-13, 2:12-13, 3:1-2), e reinando com Ele pela primeira ressurreição (Apocalipse 20:4-6).
d) Negou a purificação dos pecados do povo de Deus pela intercessão de Cristo, no santuário celeste, uma vez por ano (Levítico 16:29-34; Hebreus 9:23-24). Ensinou que Cristo entrou no céu, no primeiro lugar do santuário e que seu ministério ali, em favor do povo de Deus, foi até 1844, que fechou a porta do santo lugar e abriu-se a porta do santíssimo, para a purificação do santuário, iniciando o julgamento do povo de Deus pelos livros, primeiro com os mortos e terminará com os vivos (Ver livro Novo Mundo p. 190-192). O Reino de Deus é um mistério revelado a quem Ele quer (Romanos 9:14-18). O que é enviado de Deus fala a verdade, a mentira não vem da verdade (João 3:33-35; I João 2:21-22). A mentira também é um mistério encoberto de Satanás (I Tessalonicenses 2:1-11) e, quando revelada pela verdade, é condenada (Mateus 10:26; II Coríntios 4:3-4; Efésios 5:6-13).
Notas:
1. Tudo aquilo que representou o batismo tanto simbólica quanto literalmente: passagem no Mar Vermelho (I Coríntios 1:1-4), a circuncisão (Colossenses 2:10-12), batismo em nome de Jesus Cristo (Atos 2:38, 8:16).
2. Esta parte do texto entre parênteses segundo algumas bíblias não existia no original. Só haverá uma ressurreição de justos e injustos, como que os demais mortos não viveram?
3. Como já colocado este texto está entre parêntesis e segundo algumas fontes não se encontram nos originais
4. Este ensino na verdade iniciou-se com o movimento de Montano, do qual Tertuliano fez parte, Tertuliano também iniciou as discussões para introduzir a trindade (Pai, Filho e Espírito Santo), tirando o nome de Jesus do batismo, que é a maior heresia já cometida. Falaremos mais a frente sobre este movimento
5. Montano e suas seguidoras, Priscila e Maximila, começaram a afirmar, pelo ano 172, que o milênio começaria em breve e que a Jerusalém Celeste iria descer na Frígia, na Ásia Menor. Disseram que Deus lhes dera autoridade sobre a igreja e que rejeitar os seus pronunciamentos era blasfemar contra o Espírito Santo. Para os seguidores de Montano, só podia ser verdadeiramente cristão quem vivesse completamente sem pecado e como eremita. Algumas fontes afirmam que este grupo substituía os nomes das pessoas da Trindade pelos nomes de Montano e suas seguidoras, Priscila e Maximila, na celebração do batismo. (Capturado em 25.08.2008 em: Montanismo ww.psleo.com.br/he08_heresias.htm – 44k -)
6. Montano era um profeta de Phrygia cristã, na Ásia Menor, que viveu em meados do segundo século, que, acompanhado por duas profetisas, Priscila e Maximila, pregavam o fim do tempo e instou outros cristãos para se prepararem para este final praticando uma ascese rigorosa. …Sabemos que a partir de outras fontes Montano tinha a sua “sede” em Pepuza, uma pequena aldeia na maior parte insignificante (Cirilo de Jerusalém, Catequese 16, pg. 33, 928-29 ), dizendo que ele era o Espírito Santo. Montano dizia que era para matar as crianças, ou decepá-las e distribuí-las como alimento (Cirilo de Jerusalém, ibidem).
7. Tertuliano traz consigo, em sua filosofia religiosa, a idéia da imortalidade da alma, assim como o catolicismo. Acena que aqueles que não se salvarão irão para fogo eterno do inferno. Esta doutrina é repugnada pela Bíblia, no entanto, Apocalipse 20:10 afirma que o diabo juntamente com a besta e o falso profeta serão atormentados dia e noite para todo o sempre.
Amigo, estude a Palavra de Deus, Ele te mostrará os mistérios da salvação.
“Conhecereis a Verdade e Verdade vos libertará.” (João 8:32)
Estudos realizados em 1984/2003