O Diário de uma Bíblia
PERSONAGENS:
Narrador (que fará as vezes da Bíblia):
Dono da Bíblia:
Membros da família do Dono da Bíblia:
CENÁRIO: uma cadeira, uma mesa, uma cama, Bíblia e revista e outros aparatos que demonstrem ser uma casa.
SÁBADO:
Sou uma Bíblia de ótima qualidade. Acho que meu dono está realmente contente comigo, pois prometeu que iria ler-me todos os dias. Essa promessa me deixou cheia de felicidade! Fiquei contente esta manhã, quando ele me tirou da estante e começou a ler-me!
(Dono da Bíblia entra e a pega da estante. Senta numa cadeira e começa a folheá-la.).
Esteve muito ocupado, atarefado, estudando-me, consultando uma revista muito bonita, que não me lembro o nome.
Com muito cuidado, ele abria e consultava o que ele chama de referências. Parece que essa revista era uma espécie de intermediária entre nós dois.
(Ainda sentado com a Biblia de um lado aberta, pega uma revista e a folheia).
Logo, Ele me levou à Escola Bíblica pela manhã.. E em outras reuniões ao longo do dia. Hoje sei que usou!
(Dono fecha a revista e a deixa sob a mesa. Fecha a Bíblia e a coloca embaixo do braço e sai de cena).
DOMINGO
(Dono entra em cena e deixa Bíblia sobre a mesa e logo sai.)
Tenho permanecido todo o dia sozinha sobre a mesa. Ontem, quando meu dono me trouxe da igreja, pôs-me aqui. Ninguém mais folheou minhas páginas. Tenho esperado quieta todo o dia.
Esta manhã meu dono se levantou muito tarde e apenas teve tempo de tomar café; porém, não deixou de tomá-lo!
(Dono entra em cena com cara de sono, apressado, finge tomar um xícara de café. Olha no relógio, pega sua pasta de trabalho e sai correndo).
Esta noite não foi ao Culto, e, quando estava preparando-se para dormir, por um minuto, pensei que se havia dado conta de que eu estava aqui, sobre a mesa, mas passou do meu lado, sem ver-me.
(Dono entra com a pasta de trabalho, deixa-a ao lado da Bíblia, passa indiferente pela Bíblia e se joga na cama).
SEGUNDA-FEIRA
Que emoção senti esta manhã, quando alguém me tomou em suas mãos! Em seguida, pensei que quem havia me pego, abriria e ler-me-ia.
(Entra a mãe do dono da Bíblia com espanador, fingindo limpar o cômodo. Pega a Bíblia na mão, abre-a e, em seguida, fecha-a passando-lhe o espanador. Sai de cena)
Ai, que frustração! Levantaram-me, sacudiram-me e me puseram sobre uma estante. Gostaria de saber onde esteve meu dono hoje e porque me abandonou assim.
TERÇA-FEIRA
Mais um dia triste para mim. Daqui, deste cantinho escondido onde estou, tenho observado as idas e vindas de toda a família e de meu dono.
Parece que todos estão muito ocupados.
(Dono da Bíblia e membros da família entram em cena e ficam interagindo e gesticulando, como se estivessem estretidos com algo).
Ainda não vi meu dono hoje, mas sei que não está doente, porque hoje à noite o ouvi dizer à sua mãe que havia terminado de estudar e iria ler um pouco. Ler o quê? Se ele se esqueceu de mim! Mas ele não havia prometido que iria ler-me todos os dias?
(Membros entram em cena e dicam indiferentes à Bíblia. Sentam-se na mesa, empurram Bíblia para um lado, pegam outro livro e o abrem. Saem de cena).
QUARTA-FEIRA
Já é quarta feira! E eu continuo quieta neste cantinho! Hoje meu dono passou perto de mim! Quase, quase falei com ele, mas ele passou de lado, sem sequer me olhar uma vez sequer durante o dia.
(Dono da Bíblia entra em cena, pega algo em cima da mesa, correndo e sai de cena de novo).
QUINTA-FEIRA
Será possível que nem meu dono, nem ninguém de sua família, gostem de minha companhia! Esta solidão está ficando insuportável! Não vejo a hora de trocar de dono. Tenho certeza que há pessoas que não abandonam assim suas Bíblias. Fui esquecida nesta estante escura e mais pareço um desses livros velhos que tenho ao meu lado. Porém, eu não me conformar em permanecer tantos dias com a boca fechada.
(Dono da Bíblia e membros da família entram em cena e ficam interagindo e gesticulando, como se estivessem estretidos com algo. Todos indiferentes à Bíblia. Alguém esbarra na mesa e a Bíblia caiu no chão e ali fica).
SEXTA-FEIRA
Sim, chegou a sexta! E eu continuo sem sair do lugar! Estou ficando cada dia mais cheia de pó. Vou contar o que se passou comigo esta noite: a mãe de meu dono lembrou-o que devia estudar a lição da Escola Bíblica.
(Entra a mãe do dono da Bíblia em cena e ono está dormindo na cama. A Mãe entra, pega a Bíblia que ficou no chão e gesticula tentando-o acordar e apontando para a Bíblia).
Ele, porém, reclamou dizendo que estava muito cansado e que se levantaria mais cedo para isso. Vocês acreditam que ele cumprirá sua promessa? Pode ser! Tenho alguma Esperança.
(O Dono, ainda adormecido, tenta-a afastar, virando-se na cama. A mãe deixa a Bíblia sobre a mesa e sai de cena e o dono continuca deitado na cama).
SÁBADO
Esta manhã meu dono me procurou por toda a casa. Sua mãe o lembrou que, no sábado passado, havia me deixado sobre a mesa. Afinal, quando já estava quase na hora de ir para Igreja, ele encontrou-me nesta estante, tomou-me em suas mãos e saiu comigo bem arrumado, em direção à igreja.
(Dono se levanta da cama atrasado, ajeita o cabelo, veste paletó que estava sobre a cadeira e finge estar procurando a Bíblia. A mãe entra em cena e eles fingem dialogar. A mãe aponta a Bíblia sobre a mesa e o Dono, aliviado, pega-a e a coloca sobre os braços e sai de ena, olhando no relógio).
(Dono entra em cena junto com a família e se senta entre os bancos da própria Igreja, porém em um lugar de destaque.)
Já na Escola Bíblica, meu dono passou um mau pedaço. Quando o dirigente perguntou quantos haviam lido suas Bíblias durante a semana, muitos levantaram a mão. Meu dono, porém, se remexeu nervoso, no banco e me apertou entre suas mãos. Parecia arrependido de me haver esquecido!
(Outros figurantes da cena se levantam dos bancos, estendendo suas Bíblias. Dono toma a Bíblia aberta sobre as mãos, fecha-a e a aperta entre as mãos, recolhido no banco. Mantém-se cabisbaixo, com gesto de reprovação e vergonha, balançando a cabeça).
Nesse momento desejei profundamente dizer-lhe: “Por favor, não me deixe abandonada toda a semana em um canto esquecido da estante! Tenho tantas maravilhas acerca de Jesus! Se me abrir e Ire ler todos os dias, tudo vai ser muito diferente para você…”
O objetivo desta encenação é estimular-nos a termos urna leitura diária da Bíblia. Em Apocalipse 1:3, está escrito assim:
“Bem-aventurados aqueles que lêem e aqueles que ouvem as palavras da profecia e guardam as coisas que nela estão escritas, pois o tempo está próximo”.
Autoria desconhecida.