Você é praticante ou apenas ouvinte da palavra de Deus?
Tiago : 1: 19-26: “Assim vos o sabeis meus diletíssimos irmãos. Assim todo homem seja pronto para ouvir, porém tardio para falar e tardio para se irar, porque a ira do homem não cumpre a justiça de Deus Pelo que renunciando toda impureza e abundância de malícia, recebei com mansidão a palavra enxertada, o qual pode salvar as vossas almas. Sede pois fazedores da palavra e não ouvintes somente, enganando-vos a vos como um homem que contempla no espelho o seu rosto nativo; apenas se contemplou , e, tendo se retirado, logo esqueceu como era. Mas quem fixar a sua vista na Lei perfeita da liberdade, e preservar nela, não sendo ouvinte esquecido, mas executor da obra, este será venturoso no que fizer. Se alguém julga que é religioso, não refreando a sua língua, mas engana o seu coração, sua religião é vã”.
Caros irmãos, o texto nos mostra uma realidade dura e séria, que aqueles que servem a Deus podem estar incursos.
Porque você vem à Igreja?
Nós, muitas vezes, estamos todos os sábados na Igreja, ouvimos aquilo que aqui é falado, mas o quanto temos melhorado quando saímos daqui?
Temos permanecido estáticos ou estamos progredindo espiritualmente?
Não podemos e não devemos vir à Igreja somente por um costume uma obrigação, mas para aqui apreendermos cada dia aquilo que Deus requer de nós.
Não só para isto, mas para refletirmos sobre tudo o que sabemos que agrada a Deus, mas muitas vezes não fazemos. Não podemos somente para cumprir um ritual, ou vem aqui por fé para buscar o alimento espiritual para a sua vida, ou a sua vinda aqui de nada valerá. Deus quer fé e comprometimento.
Nós muitas vezes entramos e saímos da Igreja e não nos edificamos; saímos da mesma forma que entramos.
Na igreja, temos que crescer espiritualmente, temos que vem buscar comunhão com Deus pela fé em Jesus Cristo, porque nunca podemos sair como entramos. A palavra tem que ser uma nova a cada amanhã.
Temos que ter a consciência que aquele que vai à frente DA IGREJA, está sendo instrumento de Deus para levar à Igreja aquilo que ela necessita.
Mas não podemos só ouvir, e sairmos daqui iguais. Devemos ouvir meditar, e verificar se aquilo que se aplica a nós, e mudar a conduta. Cristão que caminha na busca da salvação não é passivo, mas sim ativo na palavra de Deus. É curioso, está sendo buscando se aperfeiçoar naquilo que se propõem.
Quando você inicia em um trabalho, ou mesmo é um profissional liberal, se você permanecer sem buscar de novos conhecimentos, fica para trás na corrida no mundo do trabalho. O mesmo ocorre com a igreja: se você batiza e fica sem crescimento espiritual, permanece menino no entendimento e no reino do céu, não há lugar para meninos, mas para pessoas adultas espiritualmente.
A Bíblia diz que, no juízo, o menino morrerá com cem anos, e com cem anos o pecador será amaldiçoado (Isaías 65: 20).
Como diz o texto de Tiago, se assim não fizer, sou apenas uma pessoa que reflete seu rosto no espelho e, dali saindo, não se lembra mais, ou seja, ouve a palavra aqui e esquece, em nada mudando.
Deus busca os fiéis da terra, é somente é fiel aquele que é obediente à palavra de Deus, ou aquilo que ele exige do homem.
Quando não vou à Igreja, posso ficar enfraquecido, e distante de Deus, mas posso também estar sempre em comunhão com ele. Devemos sempre refletir que estar em marasmo ou não depende de nós, pois podemos estar dentro da igreja e ficar em um marasmo também, o que acaba sendo a mesma coisa.
A Bíblia diz não vos afasteis das assembleias solenes.
Cada irmão que está aqui está aqui por alguma razão. É a razão de todos creio que é a busca da vida eterna. Mas como posso buscar a vida eterna se não sou praticante daquilo que aprendo ou aquilo que já aprendi, mas não faço?
Devemos estar aqui na Igreja por fé e não por costume. Aquele que está aqui por fé, tentar cada dia crescer um degrau para alcançar a perfeição e caminhar para a vida eterna.
O QUE VOCÊ TEM FEITO PARA MELHORAR A SUA VIDA ESPIRITUAL ?
Mas o que temos feito para melhorar a minha relação com Deus? Você tem se esforçado o máximo, você tem dado o seu melhor? Você tem buscado a Deus em oração, com fé na busca dos seu objetivo espiritual que é a salvação da sua alma de que forma? Está colocando sempre Deus na frente dos teus objetivos materiais, ou colocado ele em paralelo ou abaixo?
Você tem agradecido a Deus por tudo que ele tem feito na sua vida? Pela saúde, pelo alimento, pela vida, pelos livramentos diários, ou você considera isso normal no teu cotidiano?
Você já parou e pensou todos os dias, quantos morrem de acidente a cada minuto, ou quantos não comem porque não tem, ou quantos estão desempregados, quantos não tem família, e nem tiveram condições de estudar ?
Tudo que temos é dádiva de Deus e muitas vezes não agradecemos. Somente sabemos cobrar aquilo que procuramos e não recebemos.
Voltando ao nosso tema, quando estamos na igreja, ouvimos a palavra de Deus. Cada dia temos que absorver algo novo, e pôr em prática. Quando venho à Igreja, escuto sempre que tenho que colocar Deus em primeiro lugar. Mas isto fica somente na teoria da minha vida?.
II Timóteo 2. 3: “Nenhum soldado em serviço se embaraça com negócio desta vida, a fim de agradar aquele que o alistou para a guerra.Igualmente o atleta não pode ser coroado se não lutar legitimamente”.
Traduzindo essas palavras de Paulo para o assunto que estamos discutindo, temos a dizer: se você se alistou para servir a Jesus, não pode deixar que as coisas desta vida te embaraçar e de ouvir e praticar aquilo que Deus requer de você.
Assim como o atleta não pode ser coroado se não lutar legitimamente, assim somos nós. Temos que não só ouvir a palavra, mas praticá-la no sentido de crescer espiritualmente. Isto só acontece se me esforço, se luto com fé crendo sempre, que aquilo que faço, faço por um prêmio muito maior que é a vida eterna.
Efésios 4:23: “Renovais-vos no espírito do vosso entendimento, e revesti-vos do homem novo, criado segundo Deus na justiça e na santidade verdadeira”.
O que é renovação?
Renovação é mudança de conduta. Paulo aos Efésios diz: “renovais-vos no espírito do nosso entendimento, e revesti-vos do homem novo”.
Quando nascemos de novo pelas águas do batismo, nascemos meninos, e temos que nos tornar adultos a cada dia, para nos tornarmos mais espirituais.
E como vou me tornar adulto? Cada dia apreendendo algo novo, que me conduz ao homem espiritual.
E onde faço isto? Via de regra na Igreja, mas não só nela, mas pela minha busca.
Quantos aqui são estudiosos da palavra todos os dias, ou pelo menos algum dia da semana? Todos nós estamos aqui na Igreja hoje, mas quanto tempo, após sair daqui, dedicamos para ler a bíblia, repensar o que aqui foi falado.
Então quanto mais ouço mais tenho que apreender na Igreja, e fora da igreja. Mas não podendo somente ouvir, mas ouvir e obedecer, pois a Bíblia diz que a fé sem as obras é morta.
O que são as obras? É obra filantrópica.? Não, não somente, mas é a guarda dos mandamentos, e para isto tenho que ir crescendo, dia a dia, até chegar ao máximo daquilo que aprendi.
Como vou pregar o Evangelho para alguém se estou estático na Igreja, não cresço, não busco. O meu laço com Deus é distante; não terei força para sequer começar a ensinar.
Muitas vezes não praticamos aquilo que pregamos, e muitas vezes a nossa própria consciência nos acusa quando vamos falar da nossa doutrina e de tudo que recebemos gratuitamente de Deus. Grande parte da humanidade não tem. Será que somos gratos a Deus por tudo que temos recebido dele, quero dizer não só o material, mas também o espiritual?
Temos, pois que fazer uma mudança radical em nossas vidas, despojando-nos das coisas passados apegando-nos a presentes, plantando para o futuro, que é a nossa vida eterna.
Para encerrar vamos ler o texto de Tiago 2:18-29: “Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras. Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o creem, e estremecem. Mas, ó homem vão, queres tu saber que a fé sem as obras é morta? Porventura o nosso pai Abraão não foi justificado pelas obras, quando ofereceu sobre o altar o seu filho Isaque? Bem vês que a fé cooperou com as suas obras, e que pelas obras a fé foi aperfeiçoada. E cumpriu-se a Escritura, que diz: E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça, e foi chamado o amigo de Deus. Vedes então que o homem é justificado pelas obras, e não somente pela fé. E de igual modo Raabe, a meretriz, não foi também justificada pelas obras, quando recolheu os emissários, e os despediu por outro caminho? Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta”.
Concluindo: vamos suplicar a Deus para que possamos crescer em fé e em obras. Vamos pôr em prática o que aqui ouvimos, para sermos merecedores e participantes da tão sonhada vida futura, que é o novo céu e a nova terra. Tudo aqui passa como sombra, muito rápido, mas as nossas obras nos acompanharão para o juízo, onde seremos por ela julgados (Apocalipse 8:13).