Qual o tipo de vaso você é: honra ou desonra?
II TIMÓTEO 2:18-19: “Todavia o fundamento de Deus fica firme, tendo este selo: O Senhor conhece os que são seus, e qualquer que profere o nome de Cristo aparte-se da iniquidade.”
Ora, numa grande casa não somente há vasos de ouro e de prata, mas também de pau e de barro; uns para honra, outros, porém, para desonra.
De sorte que, se alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e idôneo para uso do Senhor, e preparado para toda a boa obra. Instruindo com mansidão os que resistem a ver se porventura Deus lhes dará arrependimento para conhecerem a verdade, E tornarem a despertar, desprendendo-se dos laços do diabo, em que à vontade dele estão presos.
A PERGUNTA É ESTA: QUAIS SÃO OS VASOS DE HONRA E OS VASOS DE DESONRA?
Em vários textos da Bíblia é feito a comparação entre os vasos de honra e de desonra. Mas quem é o oleiro? Quem é o vaso? Quais são os vasos de honra e os de desonra. Como posso me tornar um vaso de honra ou de desonra?
1. VASOS DE HONRA E DESONRA:
Deus é o oleiro e nos somos os vasos moldados pela mão Dele. Essa analogia é feita em muitos textos da bíblia. Deus nos fez vasos de honra antes do pecado, a partir do pecado todos foram destituídos da glória de Deus passando a serem vasos de desonra, ou seja, mortos para Deus. Aquele que foi criado à imagem e semelhança de Deus espiritual e perfeito, pelo pecado passou a ser um vaso de desonra.
Mas a partir do sacrifício de Cristo passamos a ter a chance de sermos vasos de honra se o aceitarmos e nos lapidarmos para que do barro imundo e sem forma sejamos moldados de um vaso de barro para vasos de ouro e prata mediante a nossa conduta.
Paulo afirma aos Romanos 3:23-26: “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus. Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus; Para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus” (Romanos 3:23-26).
Ainda ele diz emRomanos 3:25 que Deus suportou com paciência os vasos da ira (desonra) e, concomitantemente, propôs através do sangue de Cristo, propiciação pela fé a todos (vasos para desonra) que cometiam pecado sob a paciência de Deus.Ou seja, Deus não prepara ninguém para ser desonroso, mas suporta aqueles que se fazem desonrosos que estão preparados para um dia receberem a paga pelos seus atos.
2.MAS O QUE FAZER PARA SERMOS VASOS DE HONRA?
Mas somente a aceitação de Cristo Jesus e o batismo em seu nome nos faz vasos de honra?
Não para sermos vasos de honra temos uma caminhada muito longa, o nosso batismo é apenas o início, a caminhada para o homem espiritual e que nos tornará vasos de honra e prata e de ouro.
O Apóstolo Paulo deixa claro que para sermos vasos de honra temos que ter alguns atributos.
a) Vejamos aquele que quer ser vaso de honra possui o selo de deus vivo sobre si, possuir o selo de Deus e estar selado com todos aqueles requisitos essenciais que ele requer de nos.
b) O primeiro é grande requisito designado pelo Apostolo é afastar-se da iniquidade. Já estudamos aqui que a iniquidade é um pouco além dos pecados corriqueiros, ou seja, são os pecados cometidos sobre a livre consciência de que sabemos que é pecado.
Fica claro no texto de que podemos ser vasos de honra ou de desonra, dependendo de nos, podemos ser vasos de ouro ou prata, ou de barro, pois como sabemos o nosso livre arbítrio esta sempre presente. Eu escolho o que quero ser, faço o que quero o bem o mal, o pecado ou a obediência, mas as consequências desta escolha esta pautada na lei de Deus.
Miquéias 6:8: “Ele te declarou, o homem o que é bom. E o que é o Senhor pede de ti , senão que pratiques a justiça, ames a misericórdia, e andes humildemente com o teu Deus? Aquele que me serve deve seguir-me , e onde eu estiver, ali estará também o meu servo. E se alguém me servir, meu pai, o honrara”.
Vemos pois, em um primeiro plano que a nossa honra vem de Deus, mas mediante uma condição: servi-lo.
Aquele filho que honra o Pai, qual o pai que não o honrará, mas o filho que muitas vezes aborrece o Pai, este também o aborrecerá, por mais que o pai o ame chega um momento que ele se cansa.
O vaso de honra é todo aquele preparado para toda boa obra, é aquele vaso que esta a disposição do oleiro para cumprir a sua vontade, é o vaso que se dobra as circunstâncias quando necessário.
Deus não quer pessoas inflexíveis, o cristão ele muda a sua conduta diariamente naquilo que esta errado, ou seja, o que atrapalha o seu crescimento espiritual.
O vaso de honra é o vaso purificado idôneo e preparado para toda boa obra, é aquele vaso que esta a disposição de Deus em qualquer circunstância, não somente quando quer ser usado como enfeite, como pode ser usado momentaneamente e depois colocado de lado.
Os vasos de honra são todos aqueles que se despem de seu eu e passam a viver o eu de Deus, é aquele que coloca o espiritual acima do material. Quem vive somente o seu eu, não pode ser vaso de honra, pois a falta de humilhação, a falta da ponderação, a falta de amor ao próximo jamais pode fazer uma pessoa um vaso de honra.
Todos temos erros, sabemos que ninguém é perfeito, mas a nossa natureza deve ser uma natureza voltada para a maleabilidade, a ponderação, a ética, e aos bons frutos, e principalmente a humildade que é o maior canal para chegarmos a espiritualidade.
Provérbios 13:1: “Pobreza e vergonha virão ao que rejeita a disciplina, mas o que dá ouvidos à correção é honrado”.
Provérbios 22: 4: “O galardão da humildade e do temor do senhor, são riquezas, honra e vida.
Paulo dá enfoque ao vaso de honra colocando em um primeiro plano aparta-se da iniquidade”.
Paulo continua nos advertindo : “De sorte que, se alguém se purificar destas coisas (ou seja, apartar-se da iniquidade), será vaso para honra, santificado e idôneo para uso do Senhor, e preparado para toda a boa obra.”
1. Perguntamos: mas quais são os vasos de desonra são predeterminados por Deus já que ele é o oleiro e pode moldar vasos de honra ou de desonra? Não, pois Paulo deixa claro apartar-se da iniquidade é um requisito para ser vaso de honra.
2. Falar aqui sobre a confecção e a moldagem dos vasos, por Deus, é difícil, porque como sabemos Deus fez todos vasos de honra, pelo pecado nos transformamos em vasos de desonra, mas nos dá a condição de voltarmos a ser vasos de honra.
3. A transformação de um vaso de desonra em honra depende de qual barro você é feito:s e você for um barro duro sem moldagem dificilmente se transformará em vaso de honra, mas se o barro for maleável ele se deixara moldar e essa moldagem é o trabalhar de Deus na vida de cada um, que aos poucos vai se refinando e transformando em um vaso de ouro ou de prata.deixando Deus trabalhar nele.
4. Paulo diz que Deus não faz acepção de pessoas. Se Deus não faz acepção de pessoas, como pode ele criar vasos de desonra, para continuar a ser desonra?
Deus quer que todos os homens se salvem e venham ao arrependimento, ou seja, sejam vasos de honra, mas ele deu ao homem o livre arbítrio de se tornar um vaso de ouro ou de prata, ou um vaso de barro que pode ser quebrado e jogado ao lixo, ou pode ser moldado para se transformar em vaso de prata ou ouro.
5. Quando um vaso de barro se torna consistente, ou seja, rígido a moldagem do mesmo é difícil, e ele será sempre barro e vaso de desonra, não se curvou a lapidação e a moldagem que todos nos temos que ter para chegarmos a ser vasos de prata e de ouro ou seja, vasos de honra. Não se deixou moldar por Deus continuará a ser barro que pode virar lixo, ou se transformar em uma joia preciosa, lapidada e moldada pelo criador Deus, sendo um vaso de ouro.
Que entrave para a mente humana! Você, que hoje é vaso para honra por meio da fé em Cristo Jesus, outrora já foi um dos vasos para desonra.
Isto demonstra que, os vasos da ira, ou os vasos preparados para a perdição, são todos aqueles que pecaram e foram destituídos da glória de Deus. Por que vasos da ira? Porque são filhos da ira e da desobediência ( I Coríntios 15:22 ).
A pergunta já feita e que muitas vezes as pessoas replicam e dizem:” mas eu sou assim, nasci assim”. Veja o que diz Romanos 9:17-24: “Mas, ó homem, quem és tu, que a Deus replicas? Porventura a coisa formada dirá ao que a formou: Por que me fizeste assim? Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para honra e outro para desonra? E que direis se Deus, querendo mostrar a sua ira, e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita paciência os vasos da ira, preparados para a perdição; Para que também desse a conhecer as riquezas da sua glória nos vasos de misericórdia, que para glória já dantes preparou, Os quais somos nós, a quem também chamou, não só dentre os judeus, mas também dentre os gentios?”
O texto nos dá a impressão que Deus já determinou os vasos da desonra. Não é assim. Isto precisa ser bem assimilado. Mortos que estávamos pelo pecado de Adão, éramos vasos da ira, mas quando ganhamos o direito de nascer com Cristo e nos entregamos nas mãos de Deus ele faz outro vaso, um vaso novo segundo bem lhe parece. Não seremos mais os mesmos. Temos que esquecer o passado e partir para o futuro confiante na misericórdia do Senhor que é grande.
COMO É O VASO NOVO FEITO POR DEUS COM A NOSSA AJUDA:
a) Quando Deus faz um vaso novo, Ele o faz melhor do que o anterior. Querer ser o mesmo vaso de antes traz lembranças ruins, frustração… encarar o fato de que se é um vaso novo traz desafio. Um vaso novo de honra nos traz desafios, desafios de lutar, mas uma luta com gloria, que é a nossa luta pela vida eterna.
b) Mas como Deus pode me fazer um vaso novo? Sendo barro só pôde ser reaproveitado porque estava mole, maleável. A água, a chuva é um símbolo do Espírito Santo. A ação dele em nossas vidas nos faz maleáveis. Exponha-se à ação do Espírito em sua vida. Deixa Ele amaciar você. Para melhor entendimento do que estou falando, vamos ler a respeito de outro vaso, no mesmo livro do profeta Jeremias exatamente no capítulo seguinte, 19.1-2. Parece que pela ordem em que o assunto foi abordado, Deus estava querendo comunicar-nos algo.: “Assim diz o Senhor: Vai, compra uma botija de oleiro e leva contigo alguns dos anciãos do povo e dos anciãos dos sacerdotes” (Jeremias 19: 1, 2).
Sai ao vale do filho de Hinom, que está à entrada da Porta do Oleiro, e apregoa ali as palavras que eu te disser…” v. 10 “Então, quebrarás a botija à vista dos homens que foram contigo e lhes dirás: Assim diz o Senhor dos Exércitos: Deste modo quebrarei eu este povo e esta cidade, como se quebra o vaso do oleiro, QUE NÃO PODE MAIS REFAZER-SE…”
Isso não é interessante? No capítulo 18, lemos sobre um vaso que se estragou e encontrou recuperação e aqui, no capítulo 19 lemos de um vaso que, sendo quebrado não pode ser recuperado.
Por que? Muito simples. Aquele estava mole, maleável, tratável, corrigível; este, endurecido pelo tempo, já estava seco. Cuidemos, pois, das nossas vidas para que não fiquemos com os corações endurecidos, secos e sejamos quebrados de uma só vez.
Paulo ao I Coríntios diz: “Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus. Segundo a graça de Deus que me foi dada pus eu, como sábio arquiteto, o fundamento, e outro edifica sobre ele; mas veja cada um como edifica sobre ele. Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo. E, se alguém sobre este fundamento formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, a obra de cada um se manifestará; na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um. Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão. Se a obra de alguém se queimar sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo.”
Analise deste texto. Este texto muito profundo nos diz que aquele que se fundamenta em Cristo Jesus poderá construir um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno palha, ou seja, você pode construir o seu edifício sendo ouro, vaso de honra, prata ou pedras preciosas, mas também poderá construir o seu edifício com palha feno, madeira, ou seja, materiais destrutivos pelo fogo.
Traduzindo para a vida espiritual, você pode ser ouro, ou seja, um ser espiritual que caminha em busca da vida eterna em consonância com aquilo que Deus requer de você, assim como pode ser prata ou pedras preciosas, arvores que dão frutos.
Mas os materiais que se consomem pelo fogo são as obras não consentâneas com aquilo que Deus requer, este sofrerá detrimento por não estar sendo vaso de honra, mas de desonra, O texto deixa uma brecha a obra pode se queimar, sofrer detrimento, mas o tal se passar pelo fogo se salvará. Aqui entra a misericórdia de Deus tão falada,
A pessoa caminha com vaso de barro, aparentemente de honra, mas pode vir a se queimar pelas obras não condizentes com a vontade de Deus, mas se este vaso for moldado por Deus e passar pelo fogo poderá ser salvo.
Aqueles que são o vasos de honra alcançarão a salvação:
Zacarias 13:8-9: “Em toda a terra, dois terços serão ceifados e perecerão; todavia a terça parte permanecerá!” Avisa o SENHOR. “Farei passar essa terceira parte pelo fogo e a purificarei como se purifica a prata e a provarei como se prova o ouro. Essa gente invocará o meu Nome e Eu a ouvirei e direi: ‘Eis o meu povo!’; e ela exclamará: ‘Yahweh, o SENHOR é o meu Elohim, Deus!’”
Em outra passagem, a Bíblia diz que aqueles que irão se salvar deverão passar pelo fogo como a prata e o ouro, o fogo são as provações, e a resistência a elas nos leva a ser vasos de honra, pelas nossas obras, pelo nosso esforço em servir a Deus, e assim se salvar.
CONCLUSÃO:
Vasos de honra desviam-se da iniquidade.
Vasos de honra aceitam a correção para que sejam exaltados, deixam ser moldados por Deus e não se moldam a sua vontade.
Vasos de honra guardam os mandamentos de Deus colocando-o no seu devido lugar que é a grandeza, o poder e o ser acima de todas as coisas.
Vasos de honram sofrem a humilhação, sendo humildes em todos os momentos para que no devido momento Deus lhe conceda honra e gloria.
Pergunto a todos nós: temos sido vasos de honra ou de desonra? Temos deixado Deus agir na nossa vida para nos moldar da forma que ele quer? Ou tenho eu mesmo me moldado sendo aquilo que quero ser sem me preocupar com aquilo que Deus quer de mim?
Tenho sido para Deus a honra da sua casa, Deus tem sido para você a prioridade? Ou tenho um tempinho no sábado para Deus, mas as demais dias e as demais coisas vou levando?
Vasos de honra não são vasos mais ou menos moldados… Prata ou ouro passam pelo fogo e ficam perfeito e quase sempre sem grandes defeitos. Você se considera este vaso?
Caso você não tem deixado se moldar por Deus, abrindo o seu coração e colocando ele na sua prioridade, amoleça este barro, deixe a rigidez da sua vida, deixa Deus trabalhar em você, e não você trabalhar em você. Não seja aquilo que você quer, mas aquilo que Deus quer que você seja.
Não conduza Deus, deixa Deus te conduzir. As virgens loucas tinham a palavra, não eram guiados por elas, mas elas guiavam a palavra. Por isso, nas suas lamparinas não havia o azeite que é o Espírito Santo de Deus.
Já as prudentes se deixavam guiar pela verdade, eram guiadas por Deus e pelo seu Espírito Santo. Por isso nas suas lamparinas havia o azeite.
SEJAMOS SEMPRE VASOS DE HONRA, PARA QUE DEUS NOS HONRE NO DEVIDO TEMPO.