Qual o crescimento humano que gera resultado para Deus?
Filipenses 1:9-11: “E peço isto: que o vosso amor cresça mais e mais em ciência e em todo o conhecimento, Para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros, e sem escândalo algum até ao dia de Cristo; Cheios dos frutos de justiça, que são por Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus”.
INTRODUÇÃO
Todos nós sabemos que temos que crescer espiritualmente. O homem sem crescimento espiritual é árvore sem frutos e o destino da árvore sem fruto é ser cortada e lançada no fogo.
Mas qual é o crescimento que devemos ter?
Paulo nos dá o caminho para o crescimento dizendo “que o vosso amor cresça mais e mais em ciência e em todo o conhecimento”.
Que amor já é definido por Paulo: é a guarda dos mandamentos. Vamos tentar compreender isto. Se o amor é a guarda dos mandamentos e o nosso amor deve crescer em ciência e conhecimento. Logo a cada dia deve se conhecer mais e mais o que Deus requerer de nós, ou seja, a perfeição a santificação só chegará quando crescermos em ciência e conhecimento.
O que temos feito para crescer em ciência e conhecimento?
Isto é muito sério: a nossa comunhão com Deus não é somente dentro do templo. Cada um de nós tem que saber profundamente sobre nossas crenças, sob pena de se praticar a guarda daquele mandamento sem fé, fazendo isto por costume simplesmente.
ATITUDES POSITIVAS QUE DEVEMOS TOMAR PARA QUE NOSSA CIÊNCIA E CONHECIMENTO CRESÇA
Devemos traçar uma meta em nossa vida para estudar a palavra de Deus. Deus vai falar com você através da leitura e do estudo bíblico. Sem isso estaremos estáticos e apáticos sem crescimento espiritual. Quanto seu tempo do seu dia você tem destinado a isto?
O que aprendemos durante as escolas e mensagens transmitidas deve ser absorvido. É lamentável que muitas vezes alguns estão de corpo presente na igreja e não se preocupam em captar o que está sendo ensinado.
QUAL A UTILIDADE DE ADQUIRIR E CONSOLIDAR CONHECIMENTO HUMANO?
Primeiro, para que você possa transmiti-lo para o seu próximo, pois como sabemos é mandamento que isto aconteça. Como você vai falar aos outros se pouco sabe?
Segundo, para sermos cheios de justiça temos que conhecer o que estamos servindo, saber o que estamos guardando, e para que estamos guardando, para que aproveis as coisas excelentes. É o que nos diz o Apóstolo Paulo. O que são as coisas excelentes espiritualmente falando? É um todo que vai desde o nosso proceder até o nosso viver em Cristo. É o nosso proceder e a nossa convivência com o nosso irmão, amigo ou semelhante, dando testemunho da nossa fé, vivendo honesta e sinceramente, sendo pessoas de “sim-sim” e “não-não”. Na sinceridade, estão embutidas muitas coisas: sermos positivos, não mentirmos, sermos honestos com nosso semelhante e com Deus.
A honestidade com Deus implica também uma gama de coisas: guardarmos os seus mandamentos, honrarmos o pacto que fizemos no dia do nosso batismo. É o temor de fazer algo que desagrade a Deus não por mero formalismo.
Você tem muitos alvos na vida, mas o nosso maior deve ser a salvação; colocar Deus em primeiro lugar é uma condição para a nossa salvação. Colocar Deus em primeiro lugar é ver aquilo que o corpo de Cristo necessita e estar sempre pronto a fazer. É ir além de fazer para si, quebrando a inércia.
A fase de Laodiceia que é esta que estamos vivendo é a fase de não ser quente e nem frio, mas morno. O que diz o livro de apocalipse sobre isto?
Apocalipse 3:14-19: “E ao anjo da igreja de Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus: Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente! Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca. Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu; Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas.
Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te”.
CONCLUSÃO:
Vamos crescer em ciência e em todo o conhecimento, para que possamos ser diligentes e aprovarmos aquilo que Deus requer de cada um de nós, para sermos sinceros, e possamos dar frutos de justiça.
Para isto há que se esforçar: dividir o seu tempo, se não pode ser muito, que seja pouco todos os dias. Que a sua rotina seja de fé, que o seu dia seja dirigido por Deus mediante a sua busca. Deus nos dirige, mas muitas vezes somos ingratos só queremos que Deus nos guarde, Deus nos abençoe, Deus nos guie, mas o que estamos fazendo verdadeiramente? Temos tido a sinceridade que Ele requer? Lembre-se do seu pacto no batismo.
Só assim, irmãos, vamos agradar a Deus, vamos crescer espiritualmente, saindo do homem carnal para o espiritual. Cheios dos frutos de justiça, que são por Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.