Qual é o fundamento da sua edificação?
Efésios 2:1-6: “E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados, Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência;Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também. Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus; Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina;No qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor. No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito”.
INTRODUÇÃO:
Falar em edificação é falar em algo concreto. Edificar é construir, ninguém constrói aleatoriamente sem um projeto. Quando construímos temos um projeto e seguimos este projeto, pois quando isto não é feito a casa construída pode ruir, pois a edificação não foi feita segundo as normas.
Mas quando edificamos com uma planta com fundamentos certos e corretos a edificação é forte e não ruirá por mais que bata o vento e os temporais.
Quero trazer isto para a nossa vida espiritual: em qual fundamento estamos edificados? Em um fundamento e alicerce mal construído ou em um alicerce que pode suportar os vendavais e temporais da vida?
O nosso fundamento, o nosso modelo de edificação deve ser é o modelo deixado por Jesus Cristo e pelos apóstolos, não somos firmados em qualquer norma modificada falsificada, mas em normas instituídas por Deus, praticada por Jesus, pelos profetas e pelos apóstolos. Mas o que é estar edificado sobre o fundamento de Cristo e dos apóstolos,na qual Cristo é a nossa pedra fundamental?
Em Efésios, Paulo nos diz: “Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus;Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina; No qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor. No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito”.
O quer nos dizer isto? Estar edificados sobre o fundamento apostólico é estar alicerçado na doutrina por eles pregada, e ser modelo de Jesus Cristo que é a nossa pedra fundamental.
Como posso estar bem edificado e ser modelo de Jesus Cristo? Falamos que para a nossa casa seja bem edificada e com fundamento, temos que ser o modelo de Jesus e aplicar tudo aquilo que os profetas falaram e fazer o que faziam os Apóstolos.
1) Como ser modelo de Jesus?
a) Ser o modelo de Jesus é difícil, pois quando as situações difíceis se apresentam nos esquecemos de como ele agiria naquela situação. Jesus era caluniado e não revidava, Jesus era humilde, Jesus não fazia acepções de pessoas, comia e andava com pecadores, entendia cada ser humano da forma que ele era e se apresentava.
b) Jesus exortava, mas não criticava.Cuidava das coisas do Pai com determinação e muito cuidado, por isso as vezes foi enérgico em algumas situações( Expulsou os mercadores do templo).
c) Era o salvador, mas não se gloriou nele mesmo. Ser o modelo de Cristo, ser seu imitador é alcançar o máximo da nossa caminhada espiritual nesta terra, pois sendo filho de Deus portou-se como um ser humano sem pecado, sofreu todas as afrontas, sempre mostrando que as batalhas são vencidas pela humildade, foi ridicularizado,espancado e morto, mas ficou firme até o fim.
Será que temos sido o modelo de Jesus? Temos de longe pelo menos tentando ser seu modelo?
I Coríntios 11:1- Paulo nos diz: “Sede meus imitadores, como também eu de Cristo”.
Filipenses 2:5 – “De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus”.
d) Você imita Jesus ? Você sente o que Cristo sentia?
Se não temos imitado Cristo e nem tido o seu sentimento, que era o sentimento de amor ao próximo, amor pela humanidade, não estamos edificados firmemente na rocha, para que o nosso alicerce o nosso fundamento seja edificado na rocha que é Cristo, temos que ser muito melhor a cada dia, e este crescimento diário tem um nome santificação. Não devemos ser somente o modelo de Jesus, mas ter o caráter dele.
Gálatas 3:27: “Porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo”.
Revestir-se de Cristo é estar fazendo as obras que ele fazia. Quando nos batizamos, fizemos um compromisso de viver segundo o novo concerto que é seguir as pisadas de Cristo.
Revestir-se de Cristo é uma batalha grande. Temos que nos despir de toda couraça mundana que nos permeia e muitas vezes nos sufoca. Devemos esquecer este mundo secular, e nos voltarmos para o mundo espiritual, a Jesus Cristo, autor e consumador de todas as coisas.
e) Jesus é a luz do mundo. Você tem sido luz onde passa? Tem dado testemunho do amor de Deus e de tudo que ela faz por você. Jesus Cristo testemunhava e testificava em todos os momentos do Pai.
João 12:46: “Eu vim ao mundo como luz, para que todo aquele que crê em mim, não permaneça em trevas.”
Romanos 8:1: “Portanto, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito”.
Portanto, a nossa luz só pode vir com a nossa ligação verdadeira com Jesus. E esta ligação verdadeira com Jesus só podemos ter se estivermos espirituais.Você tem sido espiritual?
f) Portanto, aquele que crê em Jesus, pratica as obras de Jesus assemelhando–se a ele, na mansidão, na fé e no amor( Tiago 2:5),na paciência, na humildade (Mateus 5:10), na perseverança (Lucas 9:62), no sofrimento ( Atos 14:22 II Tessalonicenses 1:5 ), aqueles que tais coisas praticam podem ficar convictos de que a sua caminhada espiritual terá um crescimento certo.
ASSEMELHAR-SE AOS APÓSTOLOS
Vimos o que é ser o modelo de Jesus. Vamos ver como podemos nos assemelhar aos apóstolos e ter uma conduta como eles tiveram. Os apóstolos eram seres humanos como nos, mas não viviam para si, entregavam-se ao amor ao próximo a pregação do evangelho e a santificação de suas vidas.
Mas ,traduzindo isto, vamos tentar exemplificar através da Bíblia o que é amor ao próximo a santificação e a pregação do evangelho.
a) Amor ao próximo e pregação do Evangelho:
O amor ao próximo tem uma grande amplitude não diz respeito somente a ajudar ao próximo financeiramente ou muitas vezes moralmente.
O maior amor ao próximo e ensinar o caminho da salvação, e ter misericórdia daqueles que buscam um caminho e não o encontram. Não podemos nunca nos furtar de falar sempre, próximo é aquele que está do seu lado, precisando ou não que você fale. Muitas vezes não somos convidados a falar, mas devemos falar, devemos repartir o que temos o que Deus nos deu pelo seu amor e misericórdia.
I João 3:16: “Nisto conhecemos o que é o amor: Jesus Cristo deu a sua vida por nós, e devemos dar a nossa vida por nossos irmãos”.
Você tem dado a vida pelo seu irmão? Tem falado do amor de Deus para ele, tem tido misericórdia da sua alma, ensinando-lhe o caminho da salvação, os apóstolos faziam isto.
A seriedade com que faziam isto era grande, eles não tinham ouro, nem prata para oferecer aqueles que passavam pelo caminho por aonde iam, mas tinham os dons do Espírito Santo para curar os enfermos, expulsar os demônios, ressuscitar os mortos, isto faziam, como mendigos, não tendo um carro, um avião, um ônibus, eram errantes nada tendo, provavelmente nem uma mala.
Nos temos tudo ao nosso dispor, temos feito isto?. Você ao menos tem falado de Jesus para o seu companheiro de trabalho.
b) A Santificação:
Aquele que tem seu fundamento firmado na conduta apostólica busca a santificação.
Buscar a santificação e esforçar-se no sentido de caminhar para o homem espiritual, livrando de todas as coisas que estão no caminho que nos leva a pecar.
Santificar-se e ter a consciência do que é pecado e livrar-se dele, e ser separado, pois aquele que peca deliberadamente está caminhando para o homem natural, o homem do pecado, o homem natural carnal esta estático pois muitas vezes ainda não nasceu, ou se nasceu esta distante da caminhada.
A cada um de nos foi dado o livre arbítrio de fazer o nossa caminhada, seja através do caminho da santificação ou da carnalidade. Santificação é uma obra do Espírito Santo no coração do cristão que faz com que ele procure viver para Deus. Mas esta santificação não depende de Deus, mas de você: você tem o arbítrio de santificar-se ou não…
Deus deixou ao cristão alguns meios para a santificação, no uso dos quais alcançamos vitória sobre o pecado e aperfeiçoamos nossa santidade no temor do Senhor.
1) A Palavra de Deus:
É o principal meio usado pelo Espírito Santo para promover e desenvolver a santificação do cristão. Ela nos ajuda a ter comunhão com o Deus e seu filho Jesus, e nos encoraja, incentiva e orienta para o desenvolvimento gradual e progressivo da santificação. Aquele que pratica aquilo que a palavra de Deus dita, esta caminhando para a santificação (II Timóteo 3.16-17).
Salmos 119:11 diz: “Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti.”
Provérbios 30:5: “Cada palavra de Deus é comprovadamente pura; ele é um escudo para quem nele se refugia.”
João 17:17: “Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade”.
II Timóteo 3:16: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça”.
Hebreus 4:12: “Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e as intenções do coração”.
Portanto, a palavra de Deus é a bússola para a nossa santificação, quando conseguirmos nos ater a tudo aquilo que ela nos ensina e nos orienta estaremos no caminho da santificação.
2) A oração:
É outro meio da nossa santificação, pois através dela nos comunicamos com Deus, dialogamos com ele sobre as nossas alegrias, tristezas e nossas petições. O fato de falar com Deus e ter suas orações respondidas, eleva a santificação, pois temos certeza de que Deus está conosco e podemos caminhar tranquilo e fortalecidos. Este fortalecimento eleva a nossa santificação (Filipenses 4:6).
A relação entre oração e santificação é estreita. Foi em meio a uma oração que Jesus pediu ao Pai: “Santifica-os na verdade, a tua palavra é a verdade”. (João 17.17). Ele não precisava, evidentemente, orar pela sua própria santificação; assim, orou pela nossa, ensinando-nos que podemos e devemos orar por mais santidade; para nós, para a nossa família e para nossa igreja.
Se você ora por santificação isso significa que você toma tempo em oração e que busca um objetivo específico. Separar uma parte do seu tempo em oração já é por si mesmo, um ato de santificação, pois essa palavra na Bíblia significa separação de algo para ser oferecido a Deus.
E orar por santificação é ainda mais agradável a Deus, pois mostra que você reconhece a importância da santidade e sua necessidade dela. O Deus santo deseja que sejamos santos: “Sereis santos porque eu sou santo” ( I Pedro.1.16).
3) Participar de todos os sacramentos da igreja:
Aquele que não participa de todos os sacramentos instituídos por Deus como selos de salvação não tem parte com ele, e não tendo parte não pode ser santificado. Quando você deixa de participar da Páscoa, da Expiação, Pentecostes, você não tem parte porque não teve a sua comunhão com ele através do seu sangue.e logo, não o terá como intercessor. Sem intercessor, morremos nos nossos pecados, e a participação nas festas e atos solenes é uma das ligações com Deus que nos leva a santificação.
4) Participar das atividades da igreja:
Aquele que vem à igreja, mas não se envolve nas programações não participa, é um membro morto dentro do corpo, que não permanece; é extirpado, porque adoece e morre.
Portanto, alerto a todos: a falta de participação nas atividades não te leva à santificação, pois a união de todos produz santificação coletiva. É quando não existe esta união, ocorre o esfriamento espiritual da igreja, que pode contaminar a todos. Por isso, você que está desanimado, levante-se dê as mãos aos seus irmãos e cresça em santificação. O crente tem prazer não só na comunhão com Deus, mas no convívio com seus irmãos (Hebreus 10.25).
5) O Serviço a Deus:
As visitas a enfermos, tristes e aflitos; os dízimos e as ofertas para a manutenção do trabalho; a frequência assídua aos cultos e a todas as reuniões que visam o interesse da igreja, reuniões sociais, cultos de evangelização, etc.
Portanto a santificação não se reduz somente você como cristão individual, mas em uma série de atos coletivos também, lembrando sempre que somos membros do mesmo corpo, se um pé faltar o corpo caminha manco, se um olho faltar, fica mais difícil a caminhada, pensem nisto, pois devemos pensar não só na nossa santificação individual mas na coletiva também, que é a santificação de todo o corpo, igreja unida é igreja fortalecida.
Igreja estanque é igreja fria. Aquele que quer crescer individualmente tem que pensar sempre em crescer coletivamente. Assim como não há sociedade sem pessoas juntas, não há igreja com membros individuais, cada qual no seu espaço.
A união é feita de uma unidade apostólica, onde o coração era um, a alma era uma, aqueles que se convertiam uniam-se a eles em uma unidade tão grande que tudo entre eles era comum. Não havia necessitados entre eles.
Para concluir, quero aqui deixar algumas palavras desta mensagem:
Para que o fundamento da tua edificação, esteja firmado, nos profetas em Jesus e nos apóstolos, você tem que ter bases e alicerces, que é Jesus Cristo que deve ser o seu modelo.
Como você pode crescer em santificação, há que se fazer uma análise: Vou tentar ser o modelo de Jesus, vou parecer um pouquinho com os apóstolos, mas preciso fazer o que eles fizeram, ou pelo menos tentar.
Galgar o caminho da santificação que é feito pela obediência à palavra de Deus, dedicar-se à oração, participar na igreja como membro do corpo, quer seja nos sacramentos da igreja, quer seja em todos os eventos desde cultos, até outras atividades.
Você deve estar envolvido, como já disse: membro do corpo sem movimento atrofia e morre, o corpo padecerá sem aquele membro pois não será mais o mesmo, assim é a igreja.
Lembrando sempre nas palavras de Jesus na sua oração pelos discípulos:
João 17:21-22: “Para que todos sejam um, como tu, o Pai, o és em mim e eu em ti, que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste. Eu dei-lhes a gloria que a mim me deste, para que sejam um, como nos somos um”.
Gostaria que cada um fizesse uma análise individual: no que estou falhando? tenho sido verdadeiramente um cristão que busca ser o imitador de Cristo o modelo dos Apóstolos?
Se você tem sido, está no caminho da santificação,.
Se não tem feito isto, mude de atitude reveja as suas ações, pois Deus se agrada daqueles que procuram cada dia a lapidação da sua vida.