Como podemos entender se o Espírito de Deus está em nós?
I Coríntios 2:11-12: “Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus”.
Perguntamos ou queremos saber se Deus está em nós? Vamos tentar expor algumas considerações sobre isto:
Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nós é dado gratuitamente por Deus.
Como posso compreender se Deus está em mim e se estou agradando a Deus?
A ciência foi multiplicada, e a cada dia cresce mais, mas quanto mais a ciência se multiplica, mais o homem fica distante de Deus. Por quê? Por que a ciência humana é nada para Deus, ela pode ajudar desde que pautada na palavra de Deus.
A Bíblia foi corrompida pelo homem, em especial pela Igreja Romana, através dos copistas que tentaram adaptá-la aos seus dogmas, deixando obscuras coisas tão óbvias.
Por que então certas verdades insofismáveis estão encobertas aos olhos de muitos? No contexto de grandes mudanças, o homem terreno foi mudando muitos dogmas importantes da Bíblia já profetizado por Daniel, que diz que o homem cuidaria de mudar os tempos e as Leis. Como exemplo, vemos a mudança do batismo em nome de Jesus pelo batismo em nome da trindade, que subverteu o ato mais importante do homem que é o novo nascimento.
Está estampado em toda a Bíblia o batismo em nome de Jesus, realizado pelos apóstolos (Atos 2: 37-38 e 41-42, 8: 14-16, 10: 43-48, 4: 4, 19: 2-5; Marcos 16: 15-16; Lucas 24: 46-48), e que foi substituído pelo batismo da trindade instituído no Concilio de Niceia. As igrejas, na sua maior parte, não conseguem enxergar a história, bem como muitos documentos que comprovam esta inverdade de Mateus 28:19.
Por quê? Por uma simples razão: Deus não abre o entendimento da pessoa para compreender qual seja a sua vontade, a menos que esta pessoa busque a verdade, e se deixe guiar pela verdade. A Bíblia diz: “Examinai as escrituras para que cuideis de ter nela a vida eterna”. Vejamos:
O Apóstolo Paulo diz em I Coríntios 2:4-5,6-8: “A minha palavra e a minha pregação não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração do Espírito e da virtude de Deus para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria dos homens, mas no Poder de Deus. Todavia, falamos a sabedoria entre os perfeitos não, porém a sabedoria deste mundo, nem dos príncipes deste mundo que se aniquilam; mas falamos a sabedoria de Deus, oculta em mistério a qual Deus ordenou antes dos séculos para a nossa glória, a qual nenhum dos príncipes deste mundo conheceu; porque, se a conhecessem, nunca crucificariam o Senhor da glória”.
Então, comecemos a entender que sabedoria está em nós? Do mundo ou do Espírito Santo de Deus? Porque as coisas espirituais só podem ser comparadas com as espirituais.
I Coríntios 2:14 diz: “Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parece loucura; e não podem entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. A palavra de Deus é loucura para o mundo”.
I Coríntios 1:18: “Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós que somos salvos, é o Poder de Deus. O mundo não pode entender as coisas celestiais”.
Deus envia o Seu Espírito Santo para aqueles que o buscam. Ninguém fica confundido ou sem direção se busca a verdade, as coisas espirituais com os olhos espirituais e não carnais. Você saberá se o Espírito Santo de Deus está em você se for guiado por ele.
Tudo é claro para quem crê e busca, pois não é dirigido por si, mas por Deus. Aquele que tem o Espírito Santo de Deus é dirigido por Ele; aqueles que não o tem são dirigidos por si mesmo, por achismos pessoais e se assemelham às virgens loucas.
Na parábola, temos as virgens prudentes que estão edificadas na rocha que é Cristo. Nas suas Lâmpadas (palavra de Deus), havia azeite que representa o Espírito Santo de Deus que as guia e dá-lhes o brilho da justiça Dele (João 16:13), sendo também uma luz (Provérbios 20:27; Mateus 5:14).
As virgens loucas edificaram a sua casa sobre a areia, porque elas tinham a luz (lâmpadas) em suas mãos, mas não tinham o azeite em si. Essas virgens não se deixavam guiar pela lâmpada (Palavra de Deus); elas guiavam a Palavra (Provérbios 13:9, 23:23; Mateus 25:1-13; Lucas 12:35-40), porque resistiram ao Espírito de Deus (Isaías 63:10-12; Atos 7:50-53; Efésios 4:30).
Esta parábola condiz com aqueles que têm ou não o Espírito de Deus: quem têm é guiado por Ele; os que não têm se deixam levar por si mesmo ou deixam-se enganar por aqueles que confiam em sabedoria humana.
Portanto, concluímos dizendo que se você quer ter o Espírito de Deus como seu guia, deixe-se levar por Ele, não resista a Ele, pois Deus resiste aos soberbos e glorifica aos humildes.
Humildade na presença de Deus significa esperar dele e dos enviados os ensinamentos, e não fazer o seu próprio ensinamento. O homem de si nada é, só é aquilo que Deus determina. Deus envia o seu espírito aqueles que o buscam com sinceridade, mas também pode enviar o espírito do erro para aqueles que resistem à verdade.
Deus dá o Espírito Santo aos Seus servos para ensiná-los, mas aquele homem que não ouve a verdade, quando está sendo ensinada, rejeitando-a (Neemias 9:20, Isaías 63:8-11; Atos 7:51-52). Deus tira-lhe o que lhe foi dado, e envia-lhe o espírito do erro para que não entenda e seja condenado (I Samuel 16:14-16; Mateus 13:11-15; II Tessalonicenses 2:10-12).
Caro irmão, deixe-se levar pelo Espírito Santo, nunca desviando os caminhos de Deus para os seus próprios caminhos, quer seja por conveniência, quer seja por rebelião, nunca esquecendo que a rebelião se assemelha na Bíblia ao pecado de feitiçaria.
Muitas bençãos para você.