Como e quando você busca a Deus?
Jeremias 29:11-13: “Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais. Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei. E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração”.
Gostaria se falar um pouco sobre a nossa busca a Deus. Será que buscamos a Deus corretamente? Quais os momentos que busco a Deus?
Muitas vezes buscamos a Deus apenas nos momentos difíceis. Apenas entregamos as nossas dificuldades e os nossos problemas a Ele. Mas será que é isto que Deus requer de cada um de nós: buscá-lo só na hora dos problemas?
Como tenho buscado a Deus?
Sabemos que Deus está sempre ali nos esperando, mas devemos saber como estou buscando e de que forma.
Deus falou através do profeta Jeremias.
Lamentações 3:25: “Bom é o Senhor para os que esperam por ele, para a alma que o busca”.
Não podemos buscar a Deus somente quando temos problemas: a nossa busca deve ser diária e nosso falar com Ele deve ser em todos os momentos possíveis. Só assim Ele estará sempre nos ouvindo.
Mas em que circunstância Deus falou ao povo que ouviria a oração?
“Então dali buscarás ao SENHOR teu Deus, e o acharás, quando o buscares de todo o teu coração e de toda a tua alma” (Deuteronômio 4:29).
Neste versículo, Moisés estava exortando o povo de Israel à obediência, alertando-os para o cuidado de não fazer aquilo que desagradava a Deus quando entrassem na terra prometida. Moisés estava preocupado, entregou a eles o que Deus havia mandando; mesmo o povo sendo pecador e rebelde, Deus permanecia firme com a aliança que havia feito com Abraão, Isaque e Jacó.
Deus pode me ouvir quando o busco?
1 – Temos que buscar a Deus sempre, nos momentos bons e ruins: saber agradecer antes de pedir até pelas coisas que não gostamos. Deus não se agrada de paraquedistas que o buscam somente nos momentos de necessidade.
“Recorram ao Senhor e ao seu poder; busquem sempre a sua presença” (Sl. 105:4).
2 – Devemos ter intimidade com Deus: Intimidade com Deus é nos tornarmos amigos de Deus.
E para sermos amigos de Deus devemos sempre falar com Ele. Essa intimidade com Deus é andar com Deus todos os momentos, fazer de Deus o ponto principal da sua vida, e deixar que Ele conduza, pedir as coisas que são da vontade Dele e não a nossa vontade. Nós nada sabemos do nosso futuro, mas Ele sabe tudo. Portanto, esse amigo é maior que eu.
3 – Continuidade nas orações: as orações do Cristão devem ser contínuas. Você deve buscar a Deus no seu dia-a-dia, no levantar, nas refeições no deitar, e em todos momentos. Até naquele silêncio que é só nosso, podemos ter Deus conosco.
4 – Amar a Deus de todo o coração: Sempre colocando Ele na prioridade de sua vida.
“Eu amo aos que me amam, e os que cedo me buscarem, me acharão” (Provérbios 8:17)
5 – Devemos buscar a Deus com fé de todo coração: aquele que não tem firmeza, mesmo tendo plena confiança de que Deus pode tudo, não alcançará o que busca. Quem busca a Deus encontrará Deus. Ele se revela àqueles que o procuram de todo coração. Buscar a Deus é um ato de fé, confiando que ele nos ama e vai responder.
“Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam” (Hebreus 11:6)
“Peçam, e lhes será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta lhes será aberta. Pois tudo o que pede, recebe; o que busca, encontra; e àquele que bate, a porta será aberta” (Mateus 7:7,8).
Se você está batendo na porta de Deus, sendo amigo de Deus com intimidade e com fé, Ele te ouvirá, pois Ele é um amigo fiel, não mente e não muda.
6 – Buscar a Deus enquanto se pode achar enquanto está por perto: o que significa isto? Muitas coisas temos que buscar ao Senhor no nosso tempo limitado desta vida, o hoje, enquanto temos vigor, pois Isaías diz: “Buscai o SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto“ (Isaías 55:6).
Enquanto o Espirito Santo de Deus permanece em nós, ainda estamos ligados a Deus. Ele é misericórdia, mas também é justiça e juízo.
Não adianta buscarmos a Deus quando só estamos com problemas graves, ou no momento da nossa partida. Deus quer que a nossa busca seja presente e enquanto temos força e vigor pra servi-lo.
“Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que cheguem os dias difíceis e se aproximem os dias da velhice em que dirás: “Não tenho mais satisfação em meus dias” (Eclesiastes 12:1)
Conclusão
Vamos buscar a Deus, vamos nos consagrar a Ele, vamos teme-lo e priorizá-lo, pois Ele é o estandarte deste mundo. Ele é o nosso pai, é o nosso amigo. Ele abre e fecha todas as portas. Ele pode tudo que não podemos. Por isso vamos honrá-lo como ele merece.