A certeza do bem para os que temem a Deus
Eclesiastes 8:12-13: “Ainda que o pecador faça mal cem vezes, e os dias se prolonguem, eu sei com certeza que bem sucede aos que tem a Deus, e aos que temerem diante dele”.
O sábio Salomão, em sua infinita sabedoria humana concedida por Deus, observou e afirmou com certeza que o pecador pode ter seus dias prolongados, fazer o mal muitas vezes, mas, com certeza, afirmou que o bem sucede aos que temem a Deus.
O que o sábio fala é que, para o homem, há dois caminhos: o bem e o mal.
Quando escolhemos o caminho do bem, temos que ter uma linha de conduta compatível com a conduta cristã.
O justo é aquele que não só faz o bem, mas teme a Deus. E como provo que temo a Deus?
Pela guarda dos mandamentos, pela fé em Cristo Jesus, este entesoura para si grandes coisas, ou seja: o apóstolo Paulo afirma em Romanos 2:1-10, várias coisas:
1- Julgamento: Como posso julgar alguém ou meu irmão? Se julgo ao meu irmão e faço as mesmas coisas, não escaparei do juízo ( Romanos 2:5-6).
2- Com qual consequência (Romanos 2:7-8)?
a) Vida eterna aos que com perseverança procuram glória honra e incorrupção; e
b) Indignação e ira aos que são desobedientes a verdade e obedientes a iniquidade.
Romanos 1:18 diz: “porque do céu se manifestará a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens que detém a verdade em injustiça”.
O que é deter a verdade em justiça?.
Aqueles que são conhecedoras dos mandamentos de Deus.
Romanos 2:12: “Porque os que ouvem a lei não são justos diante de Deus, mas os que praticam a Lei hão de ser justificados”.
Neste texto, podemos observar que na vida eterna ou na condenação Deus não faz acepção de pessoas, quer seja judeus ou gentios.
Romanos: 2:14-16 nos afirma que os praticantes da lei e os que serão justificados na presença de Deus. A justificação que vem pela fé em Cristo Jesus mediante a guarda dos mandamentos (Romanos 2:21-29).
Mas essa faceta de ser judeu ou gentio tem uma condição importante: a fé em Cristo Jesus (Romanos 3:19-31)
Ora, então a Lei é anulada pela fé em Cristo, não a Lei das obras permanece, mas desde que com ela esteja a fé em Cristo Jesus. Nenhum homem será justificado somente pelas obras (Romanos 3:19-20), mas pela fé em Cristo Jesus.
O que o texto resume para nós?
Que nós só conhecemos o pecado através da Lei, se a Lei não dissesse não matarás eu não saberia que matar é pecado ( Romanos 7:7).
Portanto, se não tivesse lei não haveria pecado, ora vindo à lei veio o pecado e eu transgredindo a Lei morri. O meu homem carnal estava morto, mas vindo Cristo Jesus e eu andando em Cristo pelo Espírito este me livrou da morte (Romanos 8:8).
Porque a Lei do espírito de vida em Cristo Jesus me livrou da Lei do pecado da morte (Romanos 8:3-4-8).
Então, o que podemos concluir: Se o cristão é convertido do homem carnal para o espiritual, se o espírito de Deus nele habita, está sujeito à lei espiritual que é a lei da fé em Cristo Jesus.
Pratica-se a lei pela fé e não para sermos merecedores com o nosso esforço pessoal. Mas porque o espírito de Deus em nos habita, não somos mais escravos do pecado, mas somos seres felizes porque nos desviamos do mal. Temos a esperança futura de uma vida eterna e porque entendemos que tudo neste mundo e efêmero e passageiro, tudo ficará, só as nossas obras nos acompanharão.
I João 5:2-4 diz: “A vitória nossa neste mundo é uma vitória inglória para este mundo, mas gloriosa para Deus”.