Porque Ele vive
História do hino:
Era 1971. Estava por nascer um filhinho no lar de Bill e Glória Gaither. Que esperança havia para o seu futuro? O casal descreve os seus pensamentos:
“Embora a história tenha revelado que este mundo nunca foi muito estável, (…) parece que o nosso século tem sido especialmente um tempo de crise (…). O nosso mundo é um planeta cheio de injustiças, traição de confiança nacional e pessoal. Assassinados, tráfico de drogas, e guerra monopolizam as manchetes. Foi no meio destas incertezas que a certeza do senhorio do Cristo vivo inundou as nossas mentes perturbadas. Ao nascer nosso bebezinho, com toda a confiança em um Cristo, vive e soberano, Foi possível pegar nosso filhinho nos braços, e escrever:
Que belo é um nenezinho,
E que prazer um filho dá!
Maior prazer é ter certeza
De um feliz futuro; Cristo vivo está.
Porque vivo está, o amanhã enfrento.
Sim, vivo está, não temerei,
Pois eu bem sei que é dele o meu futuro,
E a vida vale a pena, Cristo vivo está.”
Este hino vitorioso foi escolhido como “Hino do Ano” pela Associação de Música Gospel. E hoje, onde o povo cristão ergue a sua voz em louvor, em todos os continentes, ouvem-se estas palavras triunfantes.
William James (Bill) Gaither, co-autor do hino, nasceu em 1936 em Alexandria, no Estado de Indiana, EUA, Gaither, que fez bacharelado e mestrado na Faculdade Anderson, no estado de Indiana, foi professor do Segundo Grau durante seis anos. É autor e compositor prolífico de mais de 200 hinos, de cantatas e peças corais. É presidente de Gaither Music Company, que publica e promove sua música. O Trio Gaither, grupo notável constituído de Bill, Glória e seu irmão, Daniel, já gravou muitos discos, incluindo um disco de ouro. Seus concertos recebem enormes platéias. Gaither recebeu, durante seis anos seguidos, o prêmio Dove da Associação de Música Gospel, como “Hinista do Ano”. “O seu espírito manso e humilde e o calor da sua música têm feito (Bill) extraordinariamente popular em todo o país”. Os Gaithers são especialmente responsáveis por um novo estilo de canto congregacional que tem se alastrado nos Estados Unidos e no mundo.
Glória Lee (Sickal) Gaither, a esposa e colaboradora de Bill, e co-autora desse e de muitos outros hinos, nasceu no ano de 1942, em Battle Creek, Estado de Michigan, EUA. Preparou-se para o magistério, com Bacharel e mestrado em Artes, com concentração em inglês, Francês, e sociologia. Exerceu sua profissão até se dedicar de tempo integral, com Bill, no ministério de música.
RESSURECTION (Ressurreição) é o nome dado à melodia pelo casal Gaither para seu uso no hinário Baptist Hymnal, de 1975.
Bibliografia: Gaither, Bill and Gloria, in: Reynolds, William J., Companion to Baptist Hymnal, Nashiville, TN, Broadman Press, 1976, p. 78-79.
Extraído de http://www.musicaeadoracao.com.br/hinos/historias_hinos/ha_070.htm
Letra em Português:
I
Deus enviou Seu Filho amado
Para salvar e perdoar;
Na cruz, morreu por meus pecados,
Mas ressurgiu e vivo com o pai está.
Côro
Porque Ele vive, eu posso crer no amanhã;
Porque Ele vive, temor não há
Mas eu bem sei, eu sei que minha vida
Está nas mãos do meu Jesus que vivo está….
II
E quando, enfim, chegar a hora
Em que a morte, encontrarei
Sem medo, então, terei vitória
Verei na glória o meu Jesus que vivo está.
Autoria de Glória S. Gaither (1942- ) e William J. Gaither (1936- ):