Ben-Hur
A chegada de um novo líder militar romano na região da Ásia Menor provocou mudanças radicais na vida de um jovem e próspero filho da terra, pertencente a família tradicionais daquela região e que, em sua infância havia sido amigo próximo do novo representante do império em suas terras. Os tempos eram bem outros, cada um havia cuidado muito bem de seus próprios futuros e haviam conquistado o respeito e a tranquilidade a que se podem dignar os vencedores.
Esse personagem de nome Ben-Hur (Charlton Heston) era um mercador judeu, muito fiel ao seu povo e teve o prazer de recepcionar o novo general romano, chamado de Messala (Stephen Boyd), em seus aposentos logo que ele chegou e, foi tratado com a cordialidade reservada aos grandes amigos. Conversaram sobre os velhos tempos e sobre o que havia acontecido com cada um deles no período em que estiveram longe um do outro. Quando a conversa mudou de temas que os aproximavam para as questões políticas da região, as coisas esquentaram.
Num instante, perceberam que o que os unia havia desaparecido e que, aquilo que permanecia, os diferenciava e os afastava. Nesse momento, passaram a vivenciar com intensidade as relações políticas daquela época, que os tornavam representantes do Império (no caso do general) e das províncias dominadas por Roma (no caso do judeu Ben-Hur).
Messala, reclamando da indisposição das populações locais em aceitar a dominação romana e, Ben-Hur, pedindo por maiores facilidades para os comerciantes e o povo judeu.
Utilizando-se da amizade que os aproximava, Messala tentou convencer Ben-Hur a ajudá-lo na identificação e captura de pessoas que estavam causando agitações e mal-estar para os romanos na região. A simples menção a possibilidade de traição de seu povo despertou Ben-Hur para as intenções de Messala. Negando qualquer possibilidade de ajudá-lo, Ben Hur voltou para casa. Antes disso, convidou Messala para visitá-lo e rever seus familiares.
A visita de Messala a casa de Ben-Hur, marcada pelo reencontro do romano com seus antigos amigos (a mãe e a irmã de Ben-Hur) e com ambientes por ele frequentados quando ainda era uma criança, não terminou muito bem. A intenção de Messala, de obter informações a respeito dos supostos traidores judeus que ameaçavam a estabilidade daquela região, foi novamente refutada por Ben-Hur. A partir desse momento, rompia-se qualquer possibilidade de amizade entre os dois homens. A história pessoal de Ben-Hur estava prestes a ser mudada por completo. Faltavam apenas pequenos detalhes.
No dia seguinte, a visita de Messala ocorreu a chegada do novo governador romano designado para aquela província romana. Um acidente interpretado como atentado a vida do governador acabou condenando Ben-Hur às galés romanas (virou escravo e foi remar nas embarcações romanas que circulavam pelo Mar Mediterrâneo).
No entanto, Deus reservaria a Ben-Hur um papel muito importante, em razão da fidelidade demonstrada aos seus.
Ficha técnica :
País/Ano de produção: EUA, 1959
Duração/Gênero: 219 min., Drama/Épico
Disponível:- VHS e DVD
Direção de William Wyler
Roteiro de Karl Tunberg, baseado em livro de Lew Wallace
Elenco: Charlton Heston, Stephen Boyd, Jack Hawkins, Hugh Griffith,
Haya Harareet e Martha Scott
Fonte: http://www.planetaeducacao.com.br/novo/artigo.asp?artigo=22
Trailer em Português: