Profetas, Profecias e sinais
Como saber se o profeta fala da parte de Deus ou não?
Como distinguir tantos sinais e profecias existentes na atualidade?
Como diferenciar os verdadeiros profetas e sinais dos falsos?
“Conhecereis a Verdade e ela vos libertará”.
Para respondermos a esses questionamentos é necessário um estudo profundo da Palavra de Deus. A falta de um cuidadoso exame das Escrituras tem levado muitos a uma interpretação errônea da Palavra, muitas vezes estando em oposição à verdade bíblica! Igrejas estão se transformando em algo místico, distanciando-se a cada dia do que o Eterno determinou e do propósito para o qual fora criada: Conhecimento de Deus e de sua vontade para o homem, sua adoração como nosso criador e uma vida de alegria e paz mediante a obediência à Palavra que nos conduz a vida.
O que acontece nas reuniões pentecostalistas contemporâneas?
Dezenas de pessoas falando “línguas estranhas”, todas ao mesmo tempo. Ninguém consegue manter o controle. Em muitas congregações a ordem é gritar mais, gemer mais, se emocionar mais, pois, assim entendem estar cheios do Espírito Santo. Segundo a Bíblia, tal “barulho” é sinal do Espírito Santo presente? Pular, gritar, girar, cair no espírito, são formas do Espírito de Deus se manifestar? Ele agiria de uma forma em Corinto e de outra no Canadá, onde o movimento fora criado, ou no Brasil? Hoje há muitas profecias: promessas de vitória, elogios, avisos, adivinhação, promessa de bênçãos materiais. Mas, onde está o Espírito que nos guia na Verdade?
O porquê de Deus nos conceder o Espírito Santo
O primeiro ponto imprescindível é entender para que fim Deus nos concede o Espírito Santo. Se não entendermos esse propósito, não podemos entender o que vem ou não de Deus. Não sabemos julgar os espíritos. João 16:13 diz: “No entanto, quando o Espírito da verdade vier. Ele vos guiará em toda verdade”. João está nos dizendo Deus nos concede seu Espírito para que sejamos guiados na Verdade. Essa é a primeira e única finalidade de sermos agraciados com o Santo Espírito do Deus Eterno.
Muitos pensam que Deus dá o Espírito Santo somente para os que O obedecem, ou para os que são mais espirituais que os demais; que os dons que possuem significam que têm mais unção que os outros. Por acreditarem nisso, ficam buscando profecias ou viajam longas distâncias para ouvir um profeta que estará em determinada igreja. Erram por não conhecer as Escrituras. Lucas 11:13 diz: “Se vós, embora sendo maus, sabeis dar boas dádivas a vossos filhos, quanto mais o Pai, no céu, dará o Espírito Santo aos que lhe pedirem”.
Percebam que não diz que dará para “o salvo” ou para o obediente. O Espírito Santo é dado aos que pedem. DEUS dá do seu Espírito até aos rebeldes e o Dom de Línguas que a pessoa aprendeu do Espírito Santo, continua às vezes se manifestando na pessoa (Leia com atenção Salmos 68:18*- Obstinado – que não se deixa convencer; inflexível, irredutível).
É uma promessa para “os chamados”, é recebido pela fé aos que pedem, sem as obras da Lei ou sem ainda estarem na Verdade. É dado quando ainda somos fracos, para nos ajudar e, pela fé, alcançamos a justiça de Deus baseada na Lei. É o Espírito de Deus que nos guia para a Verdade.
Quando recebemos o Espírito Santo, o que acontece conosco? (I Samuel 10:6-7,9-10)
Somos mudados para ser guiados, fazendo a vontade de Deus. Se o Espírito é dado somente quando obedecemos, fica anulado o seu trabalho no coração do homem, para guiá-lo na Verdade, obedecendo a Deus até a perfeição, para morar sempre com o homem (João 14:23,26, 16:7-13; Efésios 2:18-22; Filipenses 1:6).
Quem são os filhos de Deus?
Segundo Romanos 8:14, filhos de Deus são os “guiados/conduzidos” pelo Espírito Santo. Observemos a diferença do pedido de Davi em Salmos 51:11, para que Deus nunca retirasse dele o Seu Espírito, com o pedido das igrejas descritas pelo profeta Isaías (4:1- “Sete mulheres naquele dia lançarão mão dum só Homem, dizendo: Nós comeremos do nosso pão, e nos vestiremos de nossos vestidos; tão somente queremos ser chamadas pelo teu nome; tira o nosso opróbrio”).
Sete mulheres (igrejas) naquele dia [no futuro, ou seja, hoje; já é no presente, isto é, nos nossos dias] lançarão mão dum só homem [o Senhor Jesus Cristo], dizendo: Nós comeremos do nosso pão [Pão: símbolo de doutrinas; no caso, nós vamos seguir nossas próprias doutrinas], e nos vestiremos de nossos vestidos [vestidos: justiça própria, mandamentos de homens, caráter diferente do de Cristo]; tão somente queremos ser chamadas pelo teu nome [apenas queremos ser chamadas de “igrejas de Cristo”]; tira o nosso opróbrio [ainda que estejamos agindo totalmente contra a Bíblia, confirme a nossa aparência de Verdade e tire nossa vergonha].
As virgens prudentes e as loucas
Muitos citam a parábola das virgens prudentes e das loucas, mas não entendem o significado dela, nem param para refletir sobre o que as diferencia: Percebam que ambas têm a candeia nas mãos (a Palavra), mas apenas algumas delas têm o azeite (o Espírito Santo) que as acende. A parábola deixa claro que as prudentes se deixam conduzir pelo Espírito na Verdade. As loucas conduzem a Verdade. Percebam que Isaías profetiza as mesmas palavras citadas por Mateus (25:13).
Essa é a razão de Satanás lutar para que a Verdade não seja conhecida. Ele sabe que quando resistirmos à Verdade, o Espírito de Deus se apaga em nós (Atos 7:50-52; Efésios 4:30; I Tessanolicenses 5:19*). Por isso luta para que a Palavra de Deus fique em segundo plano, e para que pessoas vão à igrejas apenas buscar palavras para si, ouvidas da boca de pessoas tidas como “profetas”, ou para que vejam sinais, quando o maior sinal é a pregação do Evangelho que livra a alma da morte e do fogo do juízo.
Como Deus guia o povo?
DEUS GUIA seu povo pela SUA LEI, ensinada pelos que são enviados. O Espírito Santo só permanece na pessoa quando ela obedece A LEI DE DEUS ensinada por seus enviados, caso contrário, Deus se desvia da pessoa.
I João 4:6 diz: “Quem é de Deus, ouve-nos, e, quem não é de Deus, não nos ouve” . O fruto do Espírito Santo é a obediência, escrevendo a Lei de Deus em nosso coração. O Batismo com o Espírito Santo é a visita de Deus, entrando em nossa casa, o coração. Se ouvirmos a sua voz, Ele ficará para sempre conosco (Ezequiel 36:26-27*; João 14:23; Hebreus 3:7; Apocalipse 3:20).
Afinal, PROFETAS VERDADEIROS EXISTEM OU NÃO?
Sim! A Bíblia nos fala da existência de profetas, profecias e grandes sinais feitos por homens do verdadeiro Deus. Mas também nos diz que houve e haveria falsos profetas, falsas profecias e falsos sinais para confundir o povo e enganar, se possível, os escolhidos. Para que saibamos discerni-los, temos que estar convictos que os aspectos característicos de uma profecia deve ser o mesmo que os da Palavra de Deus, descritos em II Timóteo 3:16: Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para:
1. ensinar;
2. redarguir- contra argumentar, argumentar contrariamente;
3. corrigir- reparar, consertar, endireitar; e
4. instruir em justiça.
De que é composta a igreja de Deus? (I Coríntios 12:27-31; Efésios 4:11-13)
1. Apóstolos;
2. Profetas;
3. Instrutores Evangelizadores;
4. Obras poderosas Pastores;
5. Dons de curar;
6. Serviços prestimosos;
7. Capacidade de Dirigir; e
8. Línguas diferentes.
O que diz a Bíblia sobre os dons? I Coríntios 12:4-10, 27-31 e 14:1-6,13-24 nos reponde:
Há uma variedade de dons e ministérios, porém, é o mesmo Deus que realiza todas as coisas por seu Espírito: sabedoria, conhecimento, fé, dons de curar, operação de obras poderosas, profetizar, discernimento de pronunciações inspiradas, línguas estranhas e interpretação delas, etc. As passagens acima mostram também que há hierarquia entre os dons. Percebam que sabedoria e fé são dons, descritos por Paulo aos Coríntios, como qualquer outro dom, mas poucos estão indo às igrejas ouvir uma Palavra de Sabedoria ou têm a fé que na Palavra de Deus encontra-se todas as respostas que necessitamos.
Não há necessidade de ir à igrejas diferentes, para se ter certeza de que o que o profeta falará virá do Senhor, pois ali ninguém te conhece ou viajar longas distâncias para ouvir um profeta, os maiores profetas estão dentro de nossos lares, na PALAVRA DE DEUS, mas estão emudecidos porque as Bíblias são deixadas nos armários até o próximo culto ou abertas no Salmo 91, como proteção, mas sem uma efetiva leitura e prática da mesma.
Desconhecimento no uso dos dons conduzem ao erro
Algo terrível, que pode observado em diversas igrejas contemporâneas, é a falta de ordem, de reverência, o barulho exacerbado, escandalizando vizinhos e transeuntes durante os cultos. Acaso Deus seria surdo? O Espírito Santo levaria alguém a não conseguir nem orar nessas igrejas devido a gritaria dos demais? Atuaria o Eterno de um jeito na Bíblia e de outro hoje? Ouve-se línguas, profecias, saltos, rodopios, tudo ao mesmo tempo, sem controle nenhum, quando a Bíblia nos ensina que a adoração ao Senhor deve ocorrer com ordem e decência e que os dons estão sujeitos aos profetas e não os profetas a eles (I Coríntios 14:26-28,30-33).
Muitos podem estar se perguntando, afinal, Deus fala ou não com o homem? E qual a finalidade desse contato, se já há a Palavra que nos orienta? Jó 33:14-16 e Números 12:6-8, respondem esses questionamentos:
Sim, Ele fala em sonho e visão à noite, muitas vezes por enigmas, e também em profecias, com a finalidade de:
1. Desviar o homem do seu ato (outras traduções dizem: do seu designo);
2. livrá-lo do orgulho (soberba); e
3. Desviar a sua alma da cova e a sua vida de passar pela espada (seta mortífera).
Necessidade de julgar espíritos é de extrema importância
Entender essas três finalidades de Deus falar com o homem, para que Satanás, através de seus ardis, não faça que o homem fique andando em círculos e perca sua salvação. Ao ouvir uma profecia ou no caso de um sonho espiritual é necessário avaliar se eles se encaixam em um desses três critérios, a fim de sabermos se vêm ou não de Deus.
O apóstolo Paulo escreveu: “E falem dois ou três profetas, e os outros julguem.” [I Coríntios 14.27-31]. O apóstolo João fala que devemos “provar os espíritos”: “Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo” [I João 4:1]. Em dois textos vemos claramente uma ordem dada por homens revestidos da autoridade de Deus.
Muitas vezes, equivocadamente, se pensa ser incorreto analisar (provar, julgar) uma profecia. O erro é justamente deixar de fazer tal análise. E qual o critério para se verificar uma profecia? A Palavra de Deus!
Diante de uma profecia, ou qualquer outra palavra dita em nome de Deus, sempre devemos perguntar: Isso condiz com as Sagradas Escrituras? O critério é a Palavra de Deus. Veja que não é um “sentir” ou um “arrepio” e nem qualquer outra manifestação do sistema sensorial, mas a BÍBLIA.
Falsos profetas conseguem fazer sinais e portentos aos olhos humanos?
Sim! Quando Moisés fez sinais aos olhos do Faraó e dos egípcios, os magos do reino também conseguiram reproduzi-los (Êxodo 7:10-12, 20-22; 8:5-7). Mas o fizeram apenas até onde o Eterno permitiu (Êxodo 8:16-19, 9:9,11).
É possível haver um profeta verdadeiro em meio a um povo que não conhece Deus?
Sim. Vemos que Balaão era um profeta do verdadeiro Deus, que pertencia a um povo que não conhecia o Deus dos hebreus (Números 22:5,6). Logo, Deus pode ter um profeta e se manifestar a ele mesmo dentre os que não o conhecem (Números 22:8-13, 15-21, 30-32, 23:4-11, 24:2-9).
O acontece ao profeta que profetiza o que Deus não o mandou dizer? Ele morre (Deuteronômio 18:20).
E como distinguirmos a Palavra que Jeová falou da que Ele não falou? Quando um profeta falar algo em nome de Jeová e a palavra não se cumprir, essa é a palavra que Jeová NÃO falou (Deuteronômio 18:21-22).
Mas e quanto a presságios? Presságio é fato ou sinal pelo qual se julga adivinhar o futuro; prenúncio, agouro. Não podemos ouvi-los e nem ter curiosidade de saber o que nos seria dito (Levítico 19:26).
O que acontece àquele que pela curiosidade é levado a ter qualquer tipo de relação com o espiritismo, adivinhação, feitiçaria, necromancia?
A sentença para eles é serem decepado do meio do povo de Deus, essas são práticas detestáveis aos Seus olhos. Obviamente, Deus não leva em conta o tempo da ignorância, o tempo do desconhecimento da Sua vontade, de Suas Leis, mas após conhecê-las, imiscuir-se a essas práticas, a sentença é a morte espiritual (Levítico 20:6; Deuteronômio 18:10-14; Apocalipse 22:15).
O povo de Deus PODE TEMER magia, adivinhação ou encantamentos? Não, porque contra Jacó (= povo de Deus) não há adivinhação, nem encantamento (Números 23:21-23). O que dá imunidade ao povo de Deus para que essas coisas não os atinjam é o conhecimento, a obediência e a prática da Palavra de Deus.
Qual o objetivo de Satanás ao usar profetas para proferir falsas profecias?
…surgirão falsos Cristos e falsos profetas e farão sinais e prodígios a fim de DESENCAMINHAR, SE POSSÍVEL, OS ESCOLHIDOS (Marcos 13:22-23). Marcos nos relata que esse é um dos ardis malignos para tentar tirar do caminho e enganar pessoas que têm desejo sincero de servir a Deus.
A Bíblia nos diz que nos final dos tempos muitos se desviariam da Verdade. Qual fator iria contribuir para que isso acontecesse?
A razão é porque prestariam atenção a “desencaminhantes expressões inspiradas” (I Timóteo 4:1-3), mas se fossem de Deus, por que as chamaria de “desencaminhantes”? A escolha cuidadosa de Timóteo da palavra “desencaminhante”, cujo significado é “tira do caminho”, nos leva ao questionamento “quem as inspira?”
Qual o significado da passagem de Lucas 16:16: “A lei e os profetas vigoraram até João”? Muitos também descreem dos dons por alegar que hoje não há mais profetas, pautados no versículo supracitado. Na tradução original, hebraica, diz: “A lei e o que os profetas profetizaram até João”. Ou seja, os profetas da Primeira Aliança (conhecida por muitos como Velho Testamento, termo pejorativo criado por um imperador) profetizaram acerca do Messias e de João Batista que seria seu precursor.
Os profetas acabaram após a vinda de Jesus? Não! Vemos que a Bíblia cita a existência de muitos profetas na Segunda Aliança (Novo Testamento) (Atos 11:27,28, 13:1-2, 15:32).
Qual o objetivo de Deus ao permitir que um profeta que previu um sinal verdadeiro, venha e de repente fale contra a Palavra de Deus? Provar o povo. Observe atentamente o versículo 3. Esse é o perigo de não conhecer as Escrituras. Como você saberá se está sendo provado em algo contrário à vontade de Deus, se não tiver conhecimento de Sua Palavra? (Deuteronômio 13:1-5)
O que aconteceu na descida do Espírito Santo descrita em Atos 2:4,6-11? O Espírito de Deus distribuiu entre a igreja, que era composta de 120 pessoas (Atos 1:15), dons de línguas, e capacitou os estrangeiros que estavam presentes interpretá-las.
Há profetas falsos? Sim muitos, em todos os tempos! (Atos 13:6-12; Jeremias 14:13,15; 27:10,14,15, 28:15,16, 23:16-22; Ezequiel 13:1-10, 33:7-9). Observe o que aconteceu em Ramote Gileade, quatrocentos profetas profetizando mentiras e apenas um profeta do Deus Eterno dando a verdadeira orientação a Acabe, mas o rei não ouviu a Micaías, optou por ouvir a maioria dos que profetizam mentiras em nome do Eterno (I Reis 22:6-23).
Qual o objetivo da existência das falsas profecias e falsos profetas? Jeremias 23:13,14,16-18,32; 27:10,14-15
– Fazem o povo andar vagueando;
– Fortalecem a mão dos malfeitores para que não recuem de suas maldades;
– Fazem o povo esquecer-se do nome de Jeová (da Palavra de Deus);
– Levar o povo para longe do seu solo; e
– Fazer com que pereçam.
Qual a diferença da profecia verdadeira e da falsa? O que profetizam os profetas verdadeiros do Senhor?
A profecia verdadeira repreende, corrige, instrui. Leiamos o que nos fala Paulo sobre a profecia proferida por um profeta que havia entre os cretenses (Tito 1:12,13; Jeremias 23:21,22; 25:4-6, 22:1-4). Profetas verdadeiros profetizam correções, orientações sérias, para que o povo retroceda de suas práticas, se arrependam, chorem por seus erros e obedeçam a Lei de Deus (Jeremias 28:7-9; 26:12,13, 17:19-27).
Podemos ficar atrás de sonhos? Jeremias 23:25; 29:8,9
O QUE ACONTECE QUANDO ALGUÉM QUER CONSULTAR AO SENHOR, MAS COM ÍDOLOS NO SEU CORAÇÃO? Deus não se deixa consultar por ele. A pessoa já tem o coração endurecido em seus propósitos, na verdade quer apenas uma confirmação para aquilo que pensa, para o erro já instaurado em seu coração (Ezequiel 14:1-10)
COMO DEVEMOS VER A QUESTÃO DO CAIR NO ESPÍRITO…
Há um movimento conhecido como “Cair no Espírito”. Esse movimento foi criado originalmente em Toronto, no Canadá, inicialmente conhecida como Igreja do Aeroporto, hoje rebatizada como Catch de Fire, e tem crescido muito no Brasil. Eles fundamentam sua existência em passagens bíblicas, como Apocalipse 1:17 (João vê Cristo); Ezequiel 1:28 (Ezequiel viu alguém semelhante a Jeová); Daniel 8:17-18 (Daniel viu o anjo Gabriel), 10:7-9 (visão de Cristo); Mateus 17:6 (os apóstolos vêm Moisés e Elias com Jesus e ouvem a voz de Deus).
Percebam que esses profetas caem sobre o próprio rosto pela grandeza da revelação ou visão que tiveram. Elas caem com o rosto em terra pelo que viam e não pelo movimento da mão de um pastor ou um toque de alguém. E apenas quem tinha a visão caía e não como hoje, igrejas inteiras caem, urram, giram, gargalham e rodopiam!
Não podemos nos esquecer que Satanás ao tentar o Mestre, usou uma distorção da própria palavra (Mateus 4:1-10). Jesus só pode refutar as argumentações do maligno porque conhecia a Palavra e hoje você precisa desse conhecimento para refutar as mentiras que Satanás está espalhando no meio evangélico. Para que não você não seja enganado, é necessário saber:
Qual é o primeiro objetivo que Paulo no orienta ao buscar os dons do Espírito de Deus?
A EDIFICAÇÃO DA CONGREGAÇÃO (I Coríntios 14:12)
– 14:26-28 – Aos vos reunirdes tem: Salmos, ensino, revelação, língua, interpretação. E finaliza: “que todas as coisas ocorram para a edificação”
– 14:40- Que todas as coisas ocorram com ordem e decência.
MOMENTO DE REFLEXÃO…
O PROPÓSITO DOS DONS É A EDIFICAÇÃO DO CORPO DE CRISTO, COM ORDEM E DECÊNCIA
Vejamos a diferença do que vemos hoje, da instrução dada por Paulo em I Coríntios 14. Segundo a leitura, o 1º propósito da busca e existência dos dons espirituais é a edificação do corpo de Cristo, logo, é inadmissível uma igreja em que as pessoas fiquem fora de si.
Analise e reflita sobre as seguintes situações:
– Os risos, o cair, o latir, o pular, o rodopiar edificam em quê o corpo de Cristo?
– Como já vimos, a Bíblia nos ordena que o Espírito deve estar sujeito ao profeta, como uma pessoa caída, dormindo, sem domínio de si, pode ter o espírito em sujeição?
– Se devemos julgar os acontecimentos, como é possível haver julgamento com discernimento, sem estar em pleno domínio de nossas faculdades mentais?
– Há um novo movimento: “o paletó de fogo”. O pastor passa seu paletó e faz com que os fiéis fiquem no chão desacordados, pelo toque de seu casaco. Quem está recebendo a honra quando o pregador com o seu “super paletó de fogo” derruba as pessoas? Cristo?! Em quê o corpo de Cristo está sendo edificado?
– I Coríntios 14:33,40 nos orienta que Deus não é Deus de confusão, outras traduções mencionam “desordem” (referindo-se ao uso dos dons por turnos, cada um por sua vez, quando um profeta fala o outro cala, a ordem é extensiva também a quem fala em línguas) e finaliza dizendo que todas as coisas devem ocorrer com ordem e decência. Que ordem há num espaço onde pessoas caem, umas sobre as outras, latem, pulam, rodopiam, gargalham. Onde está a ordem e decência?
Sugerimos aos adeptos do movimento do “Cair no Espírito” que assistam a reportagem, apresentada pelos jornalistas da Rede Record, em entrevista exclusiva com o canadense, fundador desse movimento, Paul Gold, que alega que Deus o tirou de um leito de um hospital e o salvou da morte para que ele tivesse a oportunidade de testemunhar, dando essa entrevista, e deixa claro que se arrepende muito de ter iniciado o movimento, mas que Deus lhe mostrou a tempo que tudo aquilo era errado e Luciférico.
O que muitos dirão naquele dia ao Senhor? Mateus 7:21-23
“Senhor, em teu nome nós não fizemos curas, não profetizamos? Não realizamos muitos milagres em teu nome?” E o que ouvirão em resposta? …NUNCA VOS CONHECI. APARTAI-VOS DE MIM, OBREIROS DO QUE É CONTRA A LEI” (outra tradução – violadores da Torah).
Fontes de pesquisa:
in url
Invalid URL in
url
Mode: lazyload not available (ARVE Pro not active?), switching to normal mode