A Salvação provém dos Judeus
Este estudo elucida as raízes da fé cristã, em sua essência. A história mostra a “Lei” dada aos judeus e, mais tarde, com a vinda de Jesus Cristo, também dada aos gentios para que a obra de Deus seja plena em toda sua criação, por intermédio das seguintes perguntas:
1) A SALVAÇÃO PROVÉM DOS JUDEUS PORQUE DEUS OS ESCOLHEU PARA RECEBER A LEI?
2) POR QUE GUARDO A LEI ESTABELECIDA POR DEUS NA TORAH?
3) A SALVAÇÃO É PELA GRAÇA? AS LEIS E ESTATUTOS QUE DEUS DEU PARA MOISÉS NÃO ERAM SOMENTE PARA OS JUDEUS?
Para estas respostas, vamos começar a estudar porque a salvação vem dos judeus e porque eles receberam as Leis.
1. A SALVAÇÃO PROVÉM DOS JUDEUS PORQUE DEUS OS ESCOLHEU PARA RECEBER A LEI?
Cremos que a lei, antes de Moisés, foi passada oralmente ao povo. Não temos comprovação escrita, mas, pela palavra de Deus, vemos que, desde Adão, Deus se agradou de uns a aborreceu a outros. Mas por quê?
Por que a lei foi dada ao homem no Edém, mas o homem foi se desviando dela, até que veio o dilúvio, que foi o primeiro juízo de Deus sobre a terra, começando uma nova família a povoar o mundo.
Deus escolheu um povo sobre a face da terra para dar a sua lei depois do dilúvio.
Depois, Deus escolheu Abraão e fez um pacto com ele. Este pacto foi um pacto eterno que seguiria a todas as gerações futuras, quando fez o pacto decretou que ele seria o pai de muitas nações (Gênesis 12:1-4 ; 15:1-4, 17:1-8).
A promessa da terra e do Messias foi renovada por Deus a Isaque: “a ti e a tua descendência darei todas esteque agora estás deitado, eu te darei, a ti e à tua descendência. A tua descendência será como o pó da terra; estender-te-ás para o Ocidente e para o Oriente, para o Norte e para o Sul. Em ti e na tua descendência serão abençoadas todas as famílias da terra” (Gênesis 28.13-14). Assim, confirmou o seu juramente com Isaque (Gênesis 26:1-5 35:10-15) e ainda com Jacó (Gênesis 35:10-15.)
Depois, no Egito, Deus relembra o pacto a Moisés e o envia a tirar o povo do Egito (Êxodo 3:1-10, 6:2-8). Depois da saída do Egito através de muitos sinais e prodígios, Moisés era o guia do povo, juntamente com Arão e Miriam. Na saída, Deus, após o terceiro mês, deu a Lei ao povo ( Êxodo 19 :1-6, 10-11, ler o capitulo todo).
Deus deu a sua lei a povo escolhido, o povo da promessa.
1.1. Vejamos o judeu como povo escolhido:
a) Moisés exortando o povo à obediência (Deuteronômio 4:32-35, 7:6-8, 10:12-15);
b) Moisés fala de Cristo ( Deuteronômio 18:15-19);
c) A escolha dos judeus era propósito de Deus para a entrada dos gentios (Romanos 11:1-2,7-32). Este é um segredo sagrado;
d) É um concerto válido para sempre (Juízes 2:1; Jeremias 31:35-37).
2. PORQUE GUARDO A LEI ESTABELECIDA POR DEUS NA TORAH?
A lei de Deus dada aos judeus, para que as guardasse como estatuto perpétuo, é uma lei extensiva a todos aqueles que se fazem israelitas pela fé.
Portanto, a salvação veio dos judeus, com exceção das leis cerimoniais já cumpridas, que eram sombras. As demais leis e estatutos são perpétuos, devendo ser guardados por aqueles que querem buscar a sua salvação.
Aquele que quer se salvar torna-se judeu pela fé e, somente através da guarda da lei com a fé em Jesus Cristo, é que poderá se salvar. É a lei atrelada à graça que é Cristo.
Deus já advertiu Moisés acerca da guarda da lei por estrangeiros (gentios) (Números 15:14-16). Deus não muda a sua palavra; os estatutos são perpétuos a todas as gerações.
Aqueles que procuram a salvação são gentios (zambuzeiro) enxertados na oliveira que são os judeus (Romanos 11:22-24).
Deus diz que devemos falar em todos os momentos as sua Lei (Deuteronômio 6:1-9; 11:18-21; Josué 1:8). O homem tem a lei que lhe mostra o que é o pecado. Mas a lei simplesmente não salvaria ninguém se Cristo não tivesse morrido.
Com o pecado original de Adão, o homem se fez mortal e destinado à morte eterna, mas Deus providenciou o seu filho para o resgate do homem, para dar-lhe vida. Deus deu a sua lei e o homem obedecendo, por ela viverá. Mas, para isto, há que aceitar Cristo como salvador para que a obediência tenha efeito. Somente pela lei, o homem não é justificado; mas mediante a fé em Cristo Jesus.(Gálatas 2:16-19; Efésios 2:8-9; Tito 3:5-7; Tiago 2:20-26).
Ao obedecer à santa lei de Deus, o homem viverá por ela, graças aos méritos de Cristo. Ao transgredir a lei, o homem será condenado por ela (Romanos 2:3; 5:20; 7:7-11).
A lei sempre encaminha as pessoas a Cristo, e Cristo as justifica e depois lhes aponta de volta para a lei como padrão de vida e regra de fé.
A sua morte resgatou o homem que jazia morto no pecado. Com o batismo, há o novo nascimento e, a partir de então, o homem com a obediência caminha para o homem espiritual.
3. A SALVAÇÃO É PELA GRAÇA? AS LEIS E ESTATUTOS QUE DEUS DEU PARA MOISÉS NÃO ERAM SOMENTE PARA OS JUDEUS?
A salvação é pela graça sim, mas há o que saber o que é a graça. Graça é favor imerecido; a graça é Cristo ter morrido pela humanidade. Isto nada tem a ver com a dispensação do cumprimento da Lei.
A Lei não foi dada somente para o judeu. Na verdade, o judeu foi o povo escolhido para recebê-la, mas foi dada para a humanidade, como código de vida e expressão de amor a Deus e ao próximo.
Portanto, não matar não roubar, não adulterar, amar a Deus sobre todas as coisas e todas as normas contidas no Código de ética que é a Bíblia, em especial a Torah,, foram escritos pelo dedo de Deus, e não se circunscrevem somente aos judeus. Tanto que serviram de base à formação dos códigos normativos de países civilizados.
Aquele que quiser se salvar deve, além de aceitar Cristo, cumprir os seus mandamentos. Deus não é mutável; Jesus não desfez o que o Pai havia feito.
3.1. A igualdade na salvação entre judeus e gentios (Efésios 2:19, Romanos 9:4-5, 10:11-12 2:6-11)
Se Cristo cumpriu toda a lei, porque ela estaria abolida para os gentios? Porque não há mais separação entre judeus e gentios; o gentio se faz judeu pela fé.
Paulo pregou aos gentios e pregou a guarda da lei pela fé em Cristo Jesus (Deuteronômio 5:29;I João 14:15; Tiago 1:22; Hebreus 5:8-9; Josué 1:8; I João 5:3 Romanos 1:5;19 ; 3:20,27,28; 6:16,19;I Pedro 1:2.22; II João 1:16; Gálatas 3:29).
4. Concluindo: A salvação provém dos judeus, porque Deus os escolheu para receberem os oráculos. Foram endurecidos para entrada dos gentios. Aquele que almeja a salvação se faz judeu pela fé, e é considerado filho de Abrão.
Portanto, a lei não foi dada somente aos judeus, mas para todos aqueles por quem Cristo morreu; não foi abolida por Cristo, mas foi cumprida por ele.
O cumprimento da Lei se faz necessário, pois, através da lei, se tem conhecimento do pecado e através de Cristo há o recebimento da graça. Portanto, lei e Cristo são elos inseparáveis.
Cristo disse: “Aquele que me ama guarda os meus mandamentos”.
Que o Criador abençoe e te dê sabedoria, em nome de seu filho Jesus Cristo!
Versão para impressão: