O sábado como sinal do povo de Deus
Esta escola visa dar ênfase ao estudo do sábado, como guardá-lo e o que ele representa para todo aquele que quer servir a Deus verdadeiramente.
1. Quando o sábado foi instituído por Deus e quando foi instituído como mandamento ao homem? Como podemos nominar este dia?
Deus planejou este mundo e seu filho o executou, e fê-lo em seis dias não literais. No sétimo dia, Deus descansou de toda a sua obra, abençoou este dia e o santificou. Assim os céus, a terra e todo o seu exército foram acabados (Gênesis 2:1-3).
E, havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou de toda a sua obra que havia feito. E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra. Vejamos como isto aconteceu:
Gênesis 2:1-3; Êxodo 16:4-5,22-30
Antes que a criação fosse acabada, Adão pecou! O que foi criado de bom antes do pecado permaneceu; depois do pecado, Deus disse: “agora a terra produzirá espinhos e abrolhos” (árvores infrutíferas) (Gênesis 3:17-19).
Por causa do pecado, o paraíso foi maculado antes de completar os 6 anos, e, portanto, em razão disto, não foi concluída a obra de Deus na perfeição como ele planejara.
Terminada a sua obra, Deus descansou no sétimo dia de toda a obra que Ele criou em seu plano (Êxodo 20:8-11), mas Adão foi expulso do paraíso e perdeu o descanso com Deus por causa do pecado (Gênesis 3:23-24 ).
Deus fez outra promessa para o homem, a de lhe dar o paraíso e, para isso, continua trabalhando com seu Filho para este descanso eterno (Isaías 32:16-19, 51:3-11, 53:4-12; Hebreus 4:7-13). Muito tempo depois do pecado de Adão, Deus jurou que os que não obedecessem como Adão não entrariam no seu descanso (Jó 31:33; Salmos 90:9-11; Oseías 6:7; Hebreus 3:10-12; 4:1-6).
Vemos, pois, que o descanso do sétimo dia é uma alegoria para o futuro descanso permanente com Deus. Em todas estas passagens, vemos Deus falando de um descanso eterno, de um repouso para aqueles que o obedecerem.
Deus criou o sétimo ano, chamado sábado de descanso da terra, pelo qual a terra descansava no sétimo ano (Levitico 25:1-46). O dia de descanso eterno no paraíso surgirá quando terminarem os 6000 anos de trabalho no velho mundo (Atos 1:6-7; Hebreus 4:7-11). Neste tempo, a terra entrará em descanso, e aqueles que obedecem a Cristo em seu reino entrarão também no descanso de Deus.
Portanto, o sábado foi instituído como monumento comemorativo do poder de criar de Deus. Foi estabelecido por Ele na criação.
O sábado deve também ser como um oásis para a alma do homem, no qual possa encontrar repouso e refrigério mediante a comunhão com o seu Criador. A relação da criatura para com o Criador é a verdadeira base de todo culto divino e, neste dia, esta relação é maior. Vamos prestar atenção no que os textos nos apontam: Deus abençoou, santificou, e descansou neste dia.
Deus trouxe o sábado para os dez mandamentos, sendo explícita a sua ordem (Êxodo 20:8-11). Aqui é repetido o mandamento com o acréscimo: que o sétimo dia é o “sábado do Senhor” (Levítico 23:3-10,37-38, 19:3; Deuteronômio 5:12-14).
Portanto, concluímos nesta pergunta que o sábado é um memorial da criação, sendo estabelecido no momento em que Deus terminou toda a obra planejada por Ele, e que o sábado é o dia do “Senhor e não nosso”. É um dia de descanso do nosso corpo e mente das coisas materiais, mas é um dia de atividade espiritual, ou seja, devemos nos voltar neste dia para Deus e a sua obra. Em todos os textos do mandamento, Deus reafirma que o sábado é do Senhor e não nosso.
2. Porque a Bíblia diz que no sétimo dia Deus descansou de toda a sua obra? Qual a profundidade desta colocação?
Esta afirmação é muito mais profunda do que podemos imaginar. Em Isaías 40:26-31, o texto diz expressamente que Deus não se cansa fisicamente.
Deus fez outra promessa para o homem, a de lhe dar o paraíso e, para isso, continua trabalhando com seu Filho para este descanso eterno (Isaías 32:16-19, 51:3-11, 53:4-12; Hebreus 4:7-13). Muito tempo depois do pecado de Adão, Deus jurou que os que não obedecessem como Adão não entrariam no seu descanso (Jó 31:33; Salmos 90:9-11; Oseías 6:7; Hebreus 3:10-12; 4:1-6).
O autor de Hebreus usa este mesmo raciocínio para falar da salvação em Cristo por meio da fé e eis aí a profundidade do texto, ao percebermos que Hebreus faz uma analogia ao descanso, mas com outra conotação. Vejamos: “Visto que nos foi deixado a promessa de entrarmos nos descanso de Deus, que nenhum de vocês pense que falhou… Pois nós os que cremos, é que entramos naquele descanso, conforme Deus disse: “Assim jurei na minha ira: Jamais entrarão no meu descanso“, (Hebreus 4 :1 em diante), embora as obras de Deus estivessem concluídas desde a criação do mundo.
Pois, em certo lugar, ele falou sobre o sétimo dia, nestas palavras: “No sétimo dia descansou de toda a obra que realizara” e de novo, na passagem citada há pouco, diz: “Jamais entrarão no meu descanso”…
Portanto, resta entrarem alguns naquele descanso, e aqueles a quem anteriormente as boas novas foram pregadas não entrarão por causa da desobediência… Assim, ainda resta um descanso sabático para o povo de Deus, pois todo aquele que entrar no descanso de Deus, também descansará das suas obras, como Deus descansou das suas.
O autor de Hebreus usa o exemplo sabático justamente para destacar que o descanso aqui não tem nada a ver com cansaço físico. Ele usa este exemplo para exemplificar a salvação, ou seja, aqueles que crêem descansam de suas obras como meio de salvação. É disto que o texto está falando e usando como referência (Gênesis 2; Êxodo 31:12-17) não está falando de cansaço “físico” e sim apenas de algo terminado, que não resta mais nada a fazer a não ser descansar.
Em conclusão, a analogia de que Deus descansou das suas obras tem a conotação de que nós, imitadores dele, devemos descansar de todas as nossas obras físicas neste dia e nos voltarmos para o descanso de Deus aqui, ou seja, a sua obra espiritual, para que possamos entrar no descanso eterno.
Note bem: Deus abençoou este dia, santificou e descansou de todas as suas obras. Devemos abençoar este dia em que Deus nos tira a carga física do nosso labor, nos coloca em um dia abençoado, santificado, no qual devemos ter a certeza de que Deus também descansou de todas as suas obras.
Deus terminou a criação, assim como nós findamos o nosso labor no sexto dia, cansados, porque somos humanos e pecadores com corpo mortal. Devemos descansar este corpo do labor físico, mas voltarmos para o labor espiritual, que é a nossa dedicação a Deus neste dia, pois este dia é do Senhor e não nosso.
3. Onde podemos confirmar que o sábado é um sinal do povo de Deus e é um selo de salvação? Quais as promessas de Deus para aqueles que guardam o sábado?
Sábado como selo de salvação (Êxodo 31:12-18; Ezequiel 20:12-20).
Promessas para aqueles que guardam o sábado (Isaías 56:3-7; 58:13-14; Deuteronômio 5:13-15 ).
A guarda do sábado é um sinal eterno, como dia santificado para descanso do homem e adoração de Deus, em reconhecimento a Deus e seu Filho como os criadores do mundo.
É um selo tão importante que foi estabelecido por Deus antes da Lei dada a Moises, ou seja, na criação do mundo. Foi dado como um sinal entre Deus e seu povo (Êxodo 31:12-18;Levítico 23:3;). Como uma promessa para aqueles que o guardarem.
Este é um dos sinais em que o homem será reconhecido no juízo, pois é um sinal eterno entre Deus e o homem.
4. O que diz a ciência sobre um dia de descanso do homem semanalmente? Qual é o fato relevante que determina que o homem guarde um dia na semana que deveria ser o sábado?
Está provado cientificamente que o homem não tem forças para trabalhar todos os dias sem nenhum descanso.
Historicamente, a origem do repouso semanal é essencialmente religiosa. Mesmo antes de haver leis obrigando a concessão do repouso, a força da religião já impunha a observância da suspensão das atividades obreiras em um dia da semana, a fim de que as pessoas pudessem participar das cerimônias religiosas.
Arnaldo Sussekind, jurista trabalhista, afirma que com o advento da Revolução Industrial, o instituto do repouso semanal passou a se sustentar em outros fundamentos:
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Biológicos, que visam eliminar a fadiga gerada pelo trabalho;
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Sociais, que possibilitam a prática de atividades recreativas, culturais e físicas, bem como o convívio familiar e social;
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Econômicos, que tem por escopo aumentar o rendimento no trabalho, aprimorar a produção e restringir o desemprego.
A Lei humana dá as suas razões para o descanso em um dia, afirmando inicialmente a importância religiosa baseada na própria Bíblia; os juristas e os biólogos apontam a fadiga pelo trabalho todos os dias, além das relações sociais recreativas culturais. Mesmo a economia afirma que o homem descansado um dia terá a sua força recomposta e haverá maior produtividade.
Do aspecto bíblico, não podemos descartar a reposição das forças físicas do homem, mas a questão é um pouco mais complexa: a partir do seu desligamento do trabalho físico, você passa a ter uma ligação espiritual com Deus.
Todavia, este descanso para a sua alma cansada dos problemas da rotina não significa que você tem que parar e nada fazer. O seu desligamento material deve ser substituído pelo ligamento espiritual; você deixa de viver um dia seu para viver um dia para Deus.
Concluindo: muitos aspectos válidos são citados para a guarda do sábado ou de um dia semanal, como os biológicos, culturais e econômicos, mas a verdadeira razão pauta-se na ordem divina na criação.
Deus descansou da sua obra no sétimo dia, ordenou ao homem nos dez mandamentos que observasse este mandamento, colocando-o como um sinal entre ele e o homem (Êxodo 31:12-18; Ezequiel 20:12-20).
Este sinal é perpétuo e esta ligação com Deus deve ser espiritual, e ela só acontecerá quando o sábado for observado como ensina o mandamento. Não podemos negar que o trabalhar todos os dias sem nenhum descanso é prejudicial ao homem, encurtando-lhe o tempo de vida pela exaustão, mas o desligamento material para um ligamento espiritual é o maior bálsamo que se sobrepõe a todas as outras razões já expostas.
5. Qual a ordem de Deus e o que diz a Bíblia sobre a forma da guarda do sábado? Como deve ser guardado?
O sétimo dia, o sábado, é o dia do repouso cristão, abençoado por Deus desde a fundação do mundo. Foi guardado pelo povo de Deus antes de ser ordenado a Moisés no Monte Sinai, Deus estabeleceu como o quarto mandamento de Sua lei (Êxodo 16:23-30, 20:8-11, 35:2-3).
É um dia abençoado, santificado e celebrado como concerto perpétuo entre Deus e aqueles que o temem. Foi confirmado por Cristo e pelos apóstolos na nova aliança, como o dia do Senhor para o descanso do homem. Vejamos:
a) É um dia de reverência e adoração a Deus, e deve ser guardado como santo e solene: a guarda do sábado é um sinal eterno, como dia santificado para descanso do homem e adoração de Deus, em reconhecimento a Deus e seu Filho como criadores do mundo (Gênesis 2:1-3, Êxodo 20:8-11, 31:12-18).
b) Nele deve haver a total abstenção de quaisquer obras materiais: Não podemos trabalhar, não podemos fazer obras materiais e nem a nossa própria vontade (Êxodo 20:8-11).
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Devemos fazer todos os preparativos de alimentos para o sábado antes do pôr do sol da sexta-feira;
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Estar não somente com a alimentação preparada, mas cuidar para que a roupa que se irá usar no dia seguinte esteja em ordem (passada);
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Estar preparado no pôr do sol da sexta-feira para receber este dia com reverência: evite estar no trânsito do trabalho para a casa;
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Fazer todo o trabalho durante a semana para se dedicar a Deus, no sábado. “Seis dias o trabalho, mas o sétimo dia é o sábado do descanso, santo, santo dia de reunião. Deve fazer nenhum trabalho.”. Faça a compensação de horário para que você possa guardar o sábado como Deus requer (Levítico 23: 3).
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Devemos ter em mente que durante a semana não podemos chegar à exaustão no trabalho de maneira que não possamos honrar o dia que é de Deus.
c) Devemos reservá-lo para Deus: Este dia não é nosso, mas do Senhor, portanto, é dia de santificação e reverência, participando dos trabalhos na igreja, conforme dizem as Escrituras “Fiquei feliz quando disse: ‘Vamos à casa do Senhor” (Salmos 122:1).
Neste dia, devemos cuidar apenas de assuntos espirituais e de tudo que nos eleva diante de Deus, porque, se assim o fizermos, bênçãos virão sobre nós e haverá a esperança de uma vida eterna. Há promessas boas e ruins de Deus reservadas àqueles que guardam o Sábado (Isaías 56:1-7, 58:13-14; Jeremias 17:24-27). Profanar o sábado é um pecado sério contra Deus, pois o sábado é Dele, criado para refazer nossas forças do descanso do físico e não das coisas espirituais.
Deve haver abstenção de todo labor nas nossas casas e transações normais do dia-a-dia Em resumo:
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Não cozinhar, somente em situações excepcionais; devemos neste dia ter um pouco mais de alimentação em nossa mesa para eventuais visitas (Êxodo 16 :15-30; 35:2-3; Números 15:32-36);
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Não comprar nem vender (Êxodo 20:8-11, Neemias 10:31,13:5;15-22, Jeremias 12:27,17:21-24, Êxodo 31:14);
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Não tratar de assuntos materiais, evitar viagens de lazer, programando suas viagens fora do sábado (Isaías 58:13, Amos 8:5);
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Lazer deve ser voltado para Deus (em caso de viagem que tenha que ficar em hotel, tente guardar este dia no seu quarto, não perdendo o contato com a santificação do dia e da ligação com Deus);
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Não manter relações sexuais neste dia;
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Proibir o trabalho em nossos lares, cuidando para que os filhos e pessoas ligadas a nos reverencie o dia do sábado: O dia de descanso estende-se não apenas a nós e a nossos filhos, mas também a todos aqueles que estão debaixo de nosso teto, ou sob nossa autoridade, incluindo, portanto, empregados, quem nos visita e até nossos animais para quem trabalha no setor agrícola (Êxodo 16:23-30, 20:8-11; Deuteronômio 5:12-15);
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A lição do povo que tentava colher o mana no sábado nos traz uma lição também: o sábado não é um dia de ganhar o sustento, pois ele vem automaticamente quando você guarda o sábado.
6. O que fazer com relação à guarda do sábado com filhos marido ou mulher descrentes?
Aqui surge uma questão séria, com relação aos que têm filhos ou cônjuges descrentes, já que a ordem relacionada a este mandamento é: “,nem tu nem teu filho, nem tua filha, nem teu estrangeiro que está dentro de suas portas”.
Você tem a obrigação de ensinar aquele que está dentro da tua casa a importância da guarda do sábado dos dias de festa, mas não pode obrigá-los.
Marido, mulher e filhos devem pactuar regras que dizem respeito a ambos para serem aplicadas:
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Marido crente com a mulher descrente: Não deve permitir que se faça trabalho na casa, como limpeza de casa, compras, alimentação, etc. Como sacerdote do lar, há mais condições de fazer entender a sua esposa da sua responsabilidade;
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Se a esposa trabalha, o que fazer? A conversa sobre mostrar a santidade deste dia e a sua perseverança em guardá-lo vai convencer a mulher da necessidade da guarda deste dia.
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Mulheres crentes maridos descrentes: Não cozinhar e não permitir que se faça compras. Abasteça o carro, compre remédio e tudo o que falta na sexta-feira. Casos excepcionais devem ser administrados.
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Se o marido descrente trabalha meste dia, o que fazer? Não se pode obrigá-lo, assim como não se pode obrigar a mulher, mas as regras de convivência no lar quanto à santificação do dia devem ser mantidas com diálogo e oração.
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Empregados – Suspender o trabalho neste dia: se este mora com você, tendo um aposento ou uma casa ou na sua propriedade, deve ser proibido de trabalhar neste dia? Pode ser proibido de fazer as coisas dentro da sua casa, pois o lar deve ser santificado neste dia; porém, dentro do seu aposento ou casa particular, você não pode intervir. É recomendável o diálogo e a instrução.
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Se você é empresário, seu negócio deve ser fechado. Se há sociedade com pessoas não crentes e observadoras do sábado, as regras devem ficar claras e estabelecidas com antecedência para se evitar problemas depois.
7. Posso trabalhar no sábado? Qual a postura de Jesus quanto à guarda do sábado? O que podemos fazer no sábado?
“Então Jesus lhes disse: Uma coisa vos hei de perguntar: É lícito nos sábados fazer bem, ou fazer mal? Salvar a vida, ou matar?” (Lucas 6:6-9).
Jesus foi severamente criticado pelos fariseus, pois, por serem formais no cumprimento das leis, deixavam de fazer o bem. Jesus veio mostrar que o sábado deve ser guardado, mas há coisas importantes que podem ser feitas.
Vejamos o alcance das palavras de Jesus ( Mateus 12:1-14; João 7:222-23):
Jesus foi claro, ao dizer que o bem deve ser feito aos sábados: em estado de necessidade, podemos praticar atos no sábado que não seriam recomendáveis em situação normal, como foi no caso de Jesus e os apóstolos, que apanharam espigas no sábado para matarem a fome. Neste caso, pode fazê-lo sem que isso seja imputado como transgressão.
Vamos deixar claro: trata-se de necessidade que não pode ser suprida com antecedência, voluntariamente. Exemplo: se você necessita de um remédio que lhe foi prescrito no sábado por ter ficado doente, você pode comprar no sábado se lhe causa riscos à saúde e à vida ficar sem tomá-lo.
Você pode preparar alimento se chegar alguém inesperadamente na sua casa e não há refeição suficiente ?
Você pode, em uma calamidade pública, ajudar as pessoas mesmo que seja trabalho manual?
O que Jesus veio ensinar é que é desculpável perante Deus, em caso de necessidade, você fazer o bem ou fazer algum ato material por necessidade no sábado.
Isto porque o sábado foi feito por causa do homem e não o homem por causa do sábado. O sábado, além de ser um memorial da criação, foi criado para que neste dia o homem descanse das suas obras, santifique este dia e reverencie a Deus.
O homem precisa do Sábado! Não só para descanso físico, mas para ter tempo de reverenciar a Deus ajudar o próximo, e estar em comunhão com o seu criador.
Os fariseus haviam taxado o sábado em um dia de regulamentações onerosas. Jesus veio para nos libertar-nos da rigidez da lei, da lei acima do bem do ser humano (João 1:17; 6:14 Romanos). Ele é o Senhor do sábado, o qual nos alivia de tentar alcançar a nossa própria salvação. Nele podemos descansar de nossos trabalhos e confiar em sua obra a nosso favor. Assim, Jesus reafirmou o princípio de que o descanso sabático foi instituído para aliviar o homem de seus trabalhos. O que não se encaixa nesta exceção?
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Transgredir o sábado porque a empresa lhe obrigou a trabalhar;
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Arrumar um emprego para trabalhar no sábado porque a proposta é boa ou estou desempregado; e
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Prolongar sua jornada de trabalho na sexta-feira: na empresa em que se trabalha até o por do sol, você deve propor fazer compensação de horário e sair nos dias curtos mais cedo. Se o seu horário é até às 18 horas e, em alguns dias do ano, o pôr do sol se inicia às 17h20, você deve negociar, pois a lei confere esta possibilidade a você.
Temos que ter balanço em nossas ações. O sábado é de Deus. Devemos adorá-lo neste dia. É o dia no qual as pessoas que dedicam suas vidas a seguir as leis e mandamentos e toda a palavra de Deus, se reúnem para adorar o nosso Deus. O dia é santo, e não é seu.
8. Como podemos argumentar que o sábado deve ser guardado por todos e que não foi somente dado ao povo judeu?
Se não fosse necessário, Deus não o teria estabelecido na criação, não seria estatuto perpétuo para todas as gerações, e não estaria entre os dez mandamentos. Na criação, não havia judeus, raças, nações e línguas estrangeiras e sim somente o homem como ser humano. Portanto, Deus não falou para judeus mas para todo o humano vivente nesta terra.
Todavia, se isto não é suficiente, devemos ter em mente que Deus disse que, em Abrão, todos seriam benditos, pois ele seria o pai de muitas nações (Gênesis 17:2-7; Efésios 2:11-13,18-19, Romanos 2:28-29,11:13-19;Gálatas 3:27-29, Colossenses 3:11).
Se servimos a Deus verdadeiramente, somos judeus pela fé (Romanos 11:1-27). Neste sentido, aquele que quer servir a Deus, deve juntar-se ao judeu não só fisicamente, mas na guarda da lei dada a eles (Isaías 56:1-3; 58:13).
Os apóstolos guardaram o sábado e Jesus também guardou o sábado, os gentios que se converteram também guardaram, em em várias situações, vemos Paulo guardando tanto as festas como o sábado.
9. Qual foi a postura de Jesus frente a guarda do sábado? Como foi guardado por Jesus e pelos Apóstolos?
Durante a vida humana de Jesus aqui na terra, Ele também guardou o sábado e reafirmou-o como um dia que beneficia aos cristãos.
Jesus se reportou ao sábado em muitas situações:
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Jesus revelou ser o sábado o dia do Senhor (Mateus 12:8; Marcos. 2:27-28; Lucas. 6:5);
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Jesus repreendeu os fariseus sobre a forma de guardar o sábado (Mateus 12:1-6);
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Jesus e os apóstolos faziam trabalho de evangelização no sábado e obras assistenciais aos necessitados (Lucas 6:1-2,7-9; 13:14-16; 14:1-5; João 5:9-16,9:14; Atos 16:13-16); e
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Jesus fez do sábado um dia especial de culto, dando exemplo, indo à igreja (Marcos. 1:21; 6:2; Lucas. 4:16,31; 6:6; 13:10).
Os Discípulos e os Apóstolos também observaram o sábado. Vários textos, no livro de Atos, mostram que os discípulos de Cristo adoravam no sábado. Depois de sua ressurreição, Jesus tinha grande preocupação; temia que seus discípulos transgredissem o sábado (Marcos. 15:42; 16:1; Lucas 23:54-56; Atos 13:14,27-42,44; 15:21; 18:1-4, 17:2; Mateus. 24:20-21).
Jesus reafirmou o zelo sobre a guarda do sábado, mas deixou claro que o entendimento dos fariseus não adiantava, já que só o que importava para eles era o formalismo (João 5:10, 16, 18; 7:22 -23; 9:16; 19:31).
Veja o que Jesus disse a respeito da guarda da Lei:
“Não penseis que vim revogar a Lei ou os profetas; não vim para revogar, vim para cumprir. Porque em verdade vos digo: até que o céu e a terra passem, nem um j ou um til jamais passará da Lei, até que tudo se cumpra.” ( Mateus 5:17-18).
“Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; assim como também eu tenho guardado os mandamentos do meu Pai e no seu amor permaneço.” ( João 15:10).
Hoje, o Sábado não é diferente: é o mesmo Sábado guardado por Jesus. Seu mandamento é tão eterno como os outros mandamentos de Deus e Seu caráter. Repare que, até nas profecias sobre a Nova Terra, o Sábado está presente como dia especial, como dia de honra dentre os outros da semana (Isaías 66:22 ).
No quarto mandamento, Deus nos instrui: “Lembra-te do dia de sábado, para santificá-lo. Trabalharás seis dias e neles farás todos os teus trabalhos, MAS O SÉTIMO DIA É O SÁBADO DEDICADO AO SENHOR, O TEU DEUS. Nesse dia não farás trabalho algum… Pois em seis dias o Senhor fez os céus e a terra, o mar e tudo o que neles existe, mas no sétimo dia DESCANSOU. Portanto, o Senhor ABENÇOOU o sétimo dia e o SANTIFICOU” (Êxodo 20:8-11).
Quando Deus deu os Dez Mandamentos a Seu povo, Ele também deixou claro que nenhum ser humano deveria revisar ou editar qualquer instrução dada por Seus lábios: “NADA ACRESCENTEM às palavras que eu lhes ordeno e delas NADA RETIREM, mas obedeçam aos mandamentos do Senhor, o Seu Deus, que eu lhes ordeno” (Deuteronômio 4:1-2).
O próprio Deus promete não alterar Seus mandamentos: “NÃO VIOLAREI A MINHA ALIANÇA NEM MODIFICAREI AS PROMESSAS DOS MEUS LÁBIOS” (Salmos 89:34).
FINALIZANDO ESTE TRABALHO, ACONSELHAMOS E ARGUMENTAMOS:
1) Que é dever de todo o homem observar aquilo que Deus determinou;
2) Deus instituiu o sábado na criação, repetiu o ordenamento nos 10 mandamentos escritos pelo seu próprio dedo;
3) Portanto, temos que reverenciar e guardar o sábado como Deus determina, não fazendo a nossa vontade mas a de Deus;
4) Ficar alerta às passagens na Bíblia sobre qual era a sentença de Deus para os transgressores do sábado; e
5) Hoje Deus não pune quando pecamos, mas a sentença será no juízo.