Há uma só igreja edificada por Cristo na terra?
Esta escola visa analisar se há muitas Igrejas de Deus na terra, e como podemos reconhecer a Igreja de Deus e aqueles que são enviados Dele.
Para obtermos todas estas respostas, temos que retroceder ao passado, na criação e ainda tudo aquilo que a Bíblia nos ensina, e desde quando Deus foi mostrando o seu prazer naqueles que lhe agradavam ou o desprazer de Deus naqueles que também não lhe eram favoráveis.
1 – Deus tem uma Igreja na terra e quem pertence a esta Igreja? Ela é única ou pode ter muitas Igrejas assim distribuídas? Como sabemos se pertencemos a Igreja de Deus na terra?
Desde o pecado de Adão, quando o homem passou a ser conhecedor do bem e do mal, Deus analisa o homem e aceita aqueles que são justos e agradáveis aos seus olhos. Cremos que a lei de Deus vinha sendo passada oralmente aos homens antes de Deus dar a Lei a Moisés.
Vamos examinar:
1.1. Quando Adão pecou o que disse Deus para ele? É o que Deus determinou?
Gênesis 3:17-19: “Porque deste ouvidos à voz de tua mulher e comeste da árvore da vida de que te ordenei, dizendo: não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida. Espinhos e cardos também te produzirá: e comerás a erva do campo. No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes a terra; porque dela fostes tomado, portanto és pó e em pó te tornarás”.
Neste momento, a sentença de morte saiu para o homem, assim como seria sua vida na terra, fruto da desobediência da ordem dada por Deus.
1.2. Vamos verificar o primeiro homem bendito por Deus que teve sua oferta aceita por Ele (Gênesis 4:3-7):
Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor e Abel trouxe dos primogênitos de suas ovelhas. Atentou Deus para a oferta de Abel e não atentou para a de Caim. Irado, Caim descaiu o semblante e o que Deus disse a Caim ?
Gênesis 4:7: “Se bem fizeres, não haverá aceitação para ti? E se não fizeres o bem pecado jaz a porta, e para ti será o seu desejo e sobre ele dominarás”.
Aqui Deus tornou a dizer seu arbítrio é livre: se fizeres bem serás aceito e se mal fizeres o mal te dominará. Deus aborreceu Caim. Mas por quê? Porque suas obras eram más, enquanto as de Abel eram justas (I João 3:12).
Neste momento, na figura de Abel e Caim, vemos o bem e o mal. Deus já fazia uma dicotomia entre o bem e o mal, deixando livre o arbítrio, tanto que Caim, irado, matou Abel (Gênesis 4:8).
Aqui na subsequente genealogia, vemos os descendentes de Sete, outro filho de Adão, sendo abençoado na pessoa de ENOS. Desta geração saiu Enoque, que foi translado.
1.3. Pois bem, o que viu Deus em Enos? E também o que houve com Enoque? (Gênesis 4: 25-26, 5:22-23)
Enos começou a invocar o nome do Senhor, e Enoque andou com Deus e Deus o tomou para si (Hebreus 11:5)
Aqui nestas gerações, embora a Bíblia não nos relate, há uma Igreja constituída, ou seja pessoas, mas relata o que? Pessoas que agradaram a Deus invocando-o ou andando com ele.
1.4. Assim também sucedeu com Noé: Deus o achou justo na sua presença em face da terra que se corrompia, escolhe-o para que construísse uma arca para preservar a espécie humana e os animais (Gênesis 6:13, 7:1 ).
Quando terminou o dilúvio Deus fez então um novo pacto com Noé? Qual foi? (Gênesis 8: 20-22, 9:1-16)
O dilúvio foi o primeiro juízo de caráter universal executado por Deus na terra. A Arca representa a Igreja e naquele dilúvio poucas pessoas se salvaram.
2. A escolha direta de Deus:
Deus fez um concerto com Abraão e disse que todas as nações da terra seriam nele benditas (Gênesis 17:1-9). Em Abraão, há uma escolha de Deus para aquele propósito maravilhoso, ou seja, representar o Pai de todas as nações, prometendo-lhe a terra como herança. Qual o simbolismo dessa escolha?
Interessante notar porque Deus escolheu Abrão e não outra pessoa? Deus deu uma ordem para Abraão: “sai da tua terra e da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei, e far-te-ei uma grande nação”.Ele poderia falar ao Senhor: “não vou largar meus pais, não vou peregrinar”.
Deus fez um concerto com Abraão e colocou para ele um sinal. Mas o que significou este sinal?
Gênesis 17:10
“Este é o meu concerto que guardareis entre mim e a tua semente depois de ti, que todo macho será circuncidado. Requisito fundamental que gostaria de estar mostrando desde já, a obediência”.
No momento que Abraão faz o seu concerto com Deus, há nitidamente a escolha de uma Igreja de um povo e e este povo Deus concedeu os mandamentos e também deste povo sairá o salvador da humanidade. O concerto com Abraão é um concerto perpétuoGênesis 17:7. Aqui com Abraão há o simbolismo de uma Igreja já escolhida, uma descendência que representaria tanto judeus, como os gentios (Gênesis 12:1-3; 17:1-5; Romanos 4:16-18).
A figura de Melquisedeque a quem Abraão deu o dízimo prefigurava Cristo naquele momento ( Gênesis 14:18; Hebreus 6:20, 7:1-3) Diante do conceito de Igreja que é povo, com Abrão, Deus ali tem um povo, a casa de Abraão e a sua descendência, Isaque, Jacó, José, Moisés..
3. Com Moisés, Deus revelou o seu nome, Jeová, e o enviou a tirar os Israelitas da terra do Egito, por meio de um anjo que lhe apareceu. Este povo já tinha um cabeça, e era o príncipe daquele exército que Deus havia enviado para salvá-lo. Quem era este príncipe? Era Cristo guiando aquele povo (Êxodo 3:1-21, 14:19; 23:20-23; Josué 5:13-14; Juízes 2:1-4, Isaías 63:9-14; Atos 5:31-32, 7:33-39, 9:3-11; I Coríntios 10:1-10; Apocalipse 1:5), sendo o Anjo da Primeira e da Nova Aliança (Gênesis 48:15-16; Êxodo 23:20; Isaías 63:7-13; I Timóteo 2:4-5).
Deus aqui já havia escolhido um povo, por intermédio da promessa a Abraão. Com Moisés, houve a trajetória e a saída do Egito, tudo sendo conduzido por Deus e o povo recebeu a Lei que foi escrita com o próprio dedo de Deus em tábuas de pedra (Êxodo 32:15-16).
3.1. Aqui podemos nos perguntar: se aquele povo era a Igreja de Deus, o povo escolhido, por que peregrinaram, foram escravos e passaram todas as coisas no deserto? Como o povo reconheceria Deus se tudo fosse perfeito?
Deus usou de todos os seus poderes fazendo maravilhas e milagres por duas razões:
• Para que o povo soubesse que era o Deus verdadeiro; e
• Para que o mundo soubesse quem é Deus e, através daquele povo, quem é Jesus.
Com raras exceções na face da terra, todos conhecem o Deus dos judeus, Jeová. Os milagres realizados por Deus no passado e por Jesus na sua vinda é conhecido pelo mundo. a bíblia é o livro mais popular e lido do mundo, embora alguns países proíbam sua entrada.
Vamos confirmar: Êxodo 19:3
“Deus disse: E subiu Moisés a Deus e o Senhor chamou Moisés no monte dizendo: Assim falarás à casa de Jacó e anunciarás aos filhos de Israel : Vós tendes visto o que fiz aos egípcios, como vos levei sobre asas de águia e trouxe a mim. Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes o meu concerto, então sereis a minha propriedade peculiar entre todos os povos, porque toda a terra é minha. E vos sereis reino sacerdotal, povo santo. Estas são as palavras que falarás aos filhos de Israel.”
Deuteronômio 7:1-6-13: Deus ordenou a destruição dos cananeus e seus ídolos, e assim Deus vai mostrando ao povo, que eles eram sua Igreja, seu povo.
4. Na constituição daquela Igreja, através daquele imenso povo que saiu do Egito, Deus e Cristo conduziu-os pelo deserto, depois de Moisés e Arão, quem Deus enviou para conduzir o povo? (Números 27:18-23)
Enviou Josué para conduzir o povo, este foi escolhido por Deus.
4.1. Deus enviou Josué após Moisés. E o que disse a Josué? (Números 27:18-23;Josué 1:1-9).
4.2. Na sucessão com Josué, o que Deus disse ao povo e o que o povo falou a Josué? (Josué 1:8,16,17)
4.3. No que era pautada a Igreja de Deus? (Josué 1:6-8). Esta Igreja era pautada pela palavra fiel de Deus que havia ordenado aos enviados, a Abrão e seus descendentes, a Moisés que recebera a Lei e agora com Josué que deu continuidade ao trabalho dessa Igreja.
4.4. O que Josué falou ao povo após as conquistas da terra? (Josué 23:1-16)
4.5. Qual foi o alerta para o povo? Josué 1 em diante. Josué alertou ao povo mostrou tudo o que Deus havia feito e colocou a eles o que aconteceria ( Josué 24:14).
4.6. Josué fez um concerto com o povo e o que colocou neste concerto? (Josué 24:26)
A Igreja (povo) sempre caia quando estes se desviavam dos seus caminhos, e fazia o que era mal aos olhos de Deus, principalmente quando havia adoração aos outros deuses. Por conta disso, Deus muitas vezes os mandou para a servidão de outros povos, mas também usou de misericórdia.
(Juízes 2:7-23 ; 6:1)
5. Qual é o distintivo da Igreja de Deus na velha Aliança, com os outros povos?
Vemos que, de Adão até Abraão, alguns faziam a vontade de Deus. Com Abrãao, Deus fez a promessa; com Moisés, a Lei dada ao povo e Deus já determinou a escolha de dois caminhos: o bem o mal (Deuteronômio 30:11-20 ).
5.1. Qual a condição dada ao povo para o caminho do bem? (Deuteronômio: 28:1-14)
5.2. E qual é a condição para o caminho do mal? (Deuteronômio 28: 15-68)
5.3. Deus ainda pediu que a Lei fosse gravada para ser lembrada sempre. Em que momento falou isto? (Deuteronômio 27: 1-9; 26, 32: 45-47, 29:29). A cada sete anos, a lei era lida para que o povo não se esquecesse dela (Deuteronômio 31:9-13; Neemias 8:1-8)
5.4. Havia uma característica no passado em comum a todos aqueles que falavam contra os enviados de Deus, qual é? Vamos analisar ?
Moisés: bezerro de ouro (Êxodo 16:11, Êxodo 32:30-35; 32:1-6,9,19-21, 25-35; Levítico 10:1-7; Números 11:1-15,31-34, 32:1-11)
Corã, Dã e Abirãm: (Números 16:1-25-33)
5.5. Nesta diferenciação do Povo como Igreja advertia os Israelitas sobre as outras nações? (Deuteronômio 18:9-14)
6. E Assim Deus continuou a escolher os seus enviados, a sua Igreja. Com os pecados dos filhos de Eli, Deus disse que não daria continuidade ao ministério de Eli com seus filhos e escolheu Samuel como profeta (I Samuel 3:1-21)
6.1. Samuel julgou os filhos de Israel até quando? Quando o povo pediu um Rei, Samuel ficou triste e consultou ao Senhor, já que era velho e assim, foi escolhido como rei Saul (I Samuel 8:1-7).
6.2. Na sequência, Deus escolheu a Davi que foi ungido por Samuel (I Samuel 16:1,10-13).
6.3. De Davi, foi escolhido Salomão e, assim, mediante a direção de seus escolhidos, Deus tinha o seu povo representando a sua Igreja. Assim, sucessivamente, Deus foi escolhendo os seus enviados, pessoas que eram aprazíveis aos seus olhos.
6.4. De Moisés a Malaquias, Deus falou pela boca de todos os seus enviados. Quais as situações?
Vamos ver algumas: Deuteronômio 4:1-40; II Crônicas 36:14-16; Isaías 48:17-19; Zacarias 1:3-6; Malaquias 4:4-6.
6.5. Portanto, a Igreja na Antiga Aliança foi conhecida, foi guiada, foi punida, foi dispersa, reflorescendo conforme suas atitudes e ações na presença de Deus, quase sempre havia um enviado de Deus.
6.6. Deus escolheu todos os profetas que exortavam o povo do presente do futuro, até que cumpriu a promessa, enviando Cristo para libertar o homem do pecado de Adão que condenou o homem a ser mortal..
7. A IGREJA NA NOVA ALIANÇA
7.1. Quantas igrejas Deus têm na terra?
Efésios 4:4-6: “Há um só corpo, e um só espírito, como também chamados em uma só esperança da vossa vocação. Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo, um só Deus e Pai de todos, o qual sobre todos, e por todos e em todos.” Portanto, há uma só Igreja constituída por Cristo.
7.2. Ele cumpriu tudo aquilo que fora dito e revelou todas as coisas que do Pai recebeu. Onde podemos comprovar isto? (João 12:48-50;14;21-24,30-31,15:16, 17:23-24).
7.3. A Igreja de Deus é unida a Cristo e unida ao Pai; não há Igreja de Deus somente unida a um ou a três. Vemos desde o início que Deus e Jesus sempre caminhavam juntos na sua missão de dar a salvação ao homem. Jeová revela todas as coisas ao Filho, Jesus Cristo, e Ele revela aos enviados tudo o que do Pai ouviu (Mateus 11:2-17, 13:11-12; João 5:30, 6:38, 7:16-19, 8:38, 12:47-50).
7.4. Quem falava na boca dos profetas ? E o que revelava ? Era Cristo, revelando os mistérios da salvação, que é a guarda dos mandamentos (II Coríntios 5:17-19; I Pedro 1:10-12; Apocalipse 14:12).
Quando Jesus enviou os discípulos, ele disse: “ Quem ouve a voz ouve a mim, quem ouve a mim ouve aquele que me enviou, e quem rejeita a vos rejeita a mim, e quem rejeita a mim rejeita ao Pai que me enviou”. (Mateus 10:1-15,20;Lucas 10:16; João 13:20).
Aqui Cristo está mostrando claramente que existem homens enviados por Deus e que aquele que rejeita estes homens enviados está rejeitando não só a Jesus, mas ao próprio Deus. Mostra a sua Igreja através de pessoas escolhidas e mostra o seu povo.
7.5. O Mistérios da salvação é revelado a todos ? E por quê?
Deus só revela aos mistérios da salvação aqueles que são enviados por ele para que todos compreendam o mistério da fé em um só Espírito (Mateus 13:11-14; Efésios 1:9; I Coríntios 1:10; Efésios 4:10-14; Colossenses 1:26-29).
7.6. O Pai e o filho sempre caminharam juntos, unidos em um só Espírito, tanto na Antiga como na Nova Aliança, sempre com o propósito de dar a salvação ao homem (Zacarias 6:12- ; João 10:30, 14;10, 17:20-26; atos 4:32-33; I Coríntios 1:10, 10:17, 12:12-14 ; Efésios 4:1-4; I João 1:3-4).
7.7. Cristo constituiu a sua Igreja, através de seu ministério, e escolheu 12 apóstolos, e sobre eles edificou a sua Igreja, não fazendo agora distinção entre judeus e gentios.
Nada mudou do que Deus já havia anunciado a Moisés. Jesus apenas ratificou e aperfeiçoou, pois, com a sua morte, abriu a possibilidade de salvação para toda humanidade (Mateus 16:18-19; João 1:17).
7.8. Como podemos saber que a Igreja de Deus continua através de Jesus Cristo? (João 14:6-17, 15:15-19; João 17:6-8).
7.9. Então, podemos destacar as características da Igreja de Deus:
a- Cristo manifestou-se aos homens e aqueles que aceitarem Cristo e guardarem a sua palavra, que é a palavra de Deus, fazem parte desta Igreja (João 17:6);
b- Tudo aquilo que proveio de Cristo veio de Deus, porque ambos são um em pensamento e em espírito. (João 17:7-8);
c- Crer em Cristo e no seu envio ao mundo (João 17:8);
d- A Igreja de Deus é conhecida pela guarda dos mandamentos. Cristo disse: “Eu rogo por eles, não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus.” (João 17:9);
e – Ter unidade de fé, a Igreja de Deus é unidade em pensamento palavras e obras (João 17:11-14);
f- Tem santificação, tem perfeição (João 17:17 ; Efésios 4:24); e
g- A igreja de Deus tem um único corpo com muitos membros: (I Coríntios 12:27; I Pedro 2:9-10).
Então, o povo de Deus é escolhido porque escolheu a Deus e Jesus, e submeteu-se a vontade de ambos, através da guarda dos mandamentos, sendo assim geração eleita, nação santa, povo de Deus que alcançou a misericórdia.
7.10. Quem é o guia dessa Igreja na terra? (Mateus 10:20-22; Lucas 10:16; João 16:7-13).
7.11. Quem é a cabeça dessa Igreja? (Efésios 2:16-21, 5:22-23, Colossenses 2:6-10).
7.12. Como podemos reconhecer qual é a Igreja de Deus? (Romanos 9:22-23-29).
7.13. Como podemos conhecer se estamos dentro dessa Igreja? (I João 2:3-7; 3:18-24).
Deus tem uma Igreja na terra, aquela que é a continuidade dos Apóstolos. Todos os que quiserem pertencer a esta Igreja tem uma única condição: a guarda dos mandamentos pela fé em Cristo Jesus, sabendo que Ele é o cabeça desta Igreja e seus membros estão ligados a Cristo pela guarda dos mandamentos, e que Cristo nunca falou nada diferente de Deus. Portanto, o que Deus falou a Moisés, os profetas repetiram e Cristo cumpriu. Qualquer coisa fora disto, não vem de Deus (I João 5:1-3; 3:1;Provérbios 8:32-26).
Portanto, se você quer pertencer à igreja de Deus, deve aceitar a Jesus, e guardar os seus mandamentos. Deus tem um povo espalhado sobre a terra, e este povo ouve a voz de Deus. Deus abre o entendimento daqueles que buscam a verdade, para conhecer os mistérios da salvação.
7.14. A salvação não é de quem quer, nem de quem corre, mas de quem Deus usa de misericórdia. Mas de quem Deus usa de misericórdia? Ele predestina ? Não, usa daqueles que o buscam e guardam os seus mandamentos (Romanos 9:16).
Em outras situações, na antiga, como na nova aliança, Deus expressa claramente quem é digno da sua misericórdia: “E faço misericórdia a milhares dos que me amam e guardam os meus mandamentos” (Êxodo 20:6; Deuteronômio 5:10 ; 7:9).
Após três meses que saíram do Egito, Deus apresentou ao povo um princípio relacionado à Sua misericórdia: ‘… Faço misericórdia a milhares dos que me amam…’ (Êxodo 20:6 ).
Na declaração divina expressa no Êxodo, há uma promessa, e qualquer homem pode alcançar o ‘prêmio’ proposto: a misericórdia de Deus. Basta obedecer ao que Deus estabeleceu na sua palavra: “E faço misericórdia a milhares dos que me amam e guardam os meus mandamentos. Deus estabeleceu que a sua misericórdia é demonstrada somente aos que O amam, guardando os Seus mandamentos” ( João 14:23 -24).
7.15. Ficam cristalinas as condições da misericórdia de Deus, pois Davi expressa isto bem no livro de Salmos: “Com o benigno te mostrarás benigno; e com o homem sincero te mostrarás sincero; Com o puro te mostrarás puro; e com o perverso te mostrarás indomável” ( Salmos 18:25 -26).
“Mas a misericórdia do SENHOR é desde a eternidade e até a eternidade sobre aqueles que o temem, e a sua justiça sobre os filhos dos filhos sobre aqueles que guardam a sua aliança, e sobre os que se lembram dos seus mandamentos para os cumprir” ( Salmos 103:17 -18).
Portanto, seja merecedor da misericórdia de Deus, aceite Jesus como seu salvador e guarde os seus mandamentos.